Questionar
TIM Faz Ciência explora 7 operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento.
Aqui vamos falar sobre a operação Questionar.
Em sua acepção mais simples, questionar significa perguntar algo, a si mesmo ou a outros. Mas, na verdade, nem toda pergunta representa um questionamento. Há ocasiões em que, embora utilizemos uma forma interrogativa, não buscamos uma informação nem questionamos algo em particular. Esse é o caso quando, ao encontrar alguém, o cumprimentamos dizendo “Como vai?”. Não queremos, com essa frase, obter informações sobre a vida de quem cumprimentamos. Aliás, consideramos inadequado – e mesmo chato! – se alguém respondê-la como uma verdadeira interrogação e passar a relatar sua vida. Há outras ocasiões em que fazemos uma pergunta simplesmente para obter uma informação que nos interessa: a localização de uma rua, o nome de uma pessoa. Em geral, apesar de serem verdadeiras interrogações, não consideramos essas perguntas como uma forma de “questionamento”, a não ser em contextos bastante específicos. Pensemos, então, numa situação em que mesmo esse tipo de pergunta se transforma em algo que classificaríamos como um “questionamento”.
Suponha, por exemplo, que você tenha achado uma carteira esquecida sobre a mesa e nela viu dinheiro e documentos. Algum tempo depois, uma pessoa lhe procura e diz que a carteira pertence a ela. Antes de entregar, você lhe pergunta seu nome para se certificar de que a carteira, de fato, pertence a ela. Neste caso, a pergunta “Qual é seu nome?” também busca uma informação, mas sua função se expande. Ela é utilizada como uma forma de se questionar a verdade da alegação (que a carteira realmente pertence à pessoa que lhe procurou!). Assim, uma mesma pergunta – qual é o seu nome – pode, a depender do contexto, ser a simples busca de uma informação ou uma forma de por em questão uma alegação ou de verificar um fato. Ela torna-se, assim, um questionamento.
Questionar é, pois, uma forma específica de interrogação. Uma forma que frequentemente recorre a uma pergunta, mas que busca mais do que uma informação, pois pretende examinar um enunciado que se proclama verdadeiro ou avaliar um ato que aspira ser correto ou justo. Assim, questionamos uma atitude de um colega ao lhe pedir que a justifique; que apresente as razões pelas quais ele crê ter agido de forma correta, por exemplo. Da mesma forma, questionamos um enunciado de alguém – que diz, por exemplo, que um carro é melhor do que outro – pedindo que ele nos apresente as razões pelas quais ele crê ser correta sua avaliação. Assim, embora o questionamento sempre tome uma forma interrogativa, nem toda forma interrogativa representa, de fato, um questionamento. Questionar significa perguntar pelas razões de uma crença, opinião ou mesmo um hábito; implica examinar em que se baseia a crença ou em que se fundamenta a atitude. Daí porque o questionamento aparece sempre associado a uma atitude crítica. Ele suspende a certeza em favor da interrogação acerca das causas ou razões que nos levam a crer em algo ou a agir de determinada forma.
No campo da filosofia, essa atitude questionadora tem sido historicamente identificada com a figura de Sócrates, sempre a interrogar seus concidadãos acerca do que é o justo, a coragem ou o belo. Sua atitude crítica e questionadora leva seus interlocutores a se perguntarem sobre as razões em que sustentam seus juízos cotidianos, como quando afirmam que determinada pessoa é justa ou corajosa. Ele os leva a pensar acerca de algo que até então lhes parecia ser seguro e acima de qualquer dúvida. Por isso, mais do que simples perguntas, as interrogações socráticas são “questionamentos”. Elas encarnam uma atitude que marca o próprio surgimento da filosofia e da racionalidade gregas. Séculos antes de Sócrates, Tales questionou as explicações cosmogônicas (que narravam a criação do mundo pelos deuses) e a elas contrapôs uma nova teoria na qual as explicações vinham fundadas em provas e argumentos. Uma explicação que, por sua vez, foi objeto de novos questionamentos.
Desde então, esse passou a ser um procedimento que, para muitos teóricos da ciência, constitui sua marca distintiva: a busca por um questionamento sistemático, desafiando cada teoria a apresentar as bases em que repousa. Assim, cada nova geração de cientistas passa a questionar as explicações que herdou dos que a precederam, interrogando suas alegações, desafiando suas razões e testando seus limites. Essa forma de interrogação, que questiona o que se apresenta como certo e que faz da pergunta uma busca voltada para a compreensão, é tão importante no âmbito escolar como no científico. Como nos lembra Neil Postman, perguntar e responder são nossas ferramentas intelectuais mais importantes. As respostas que temos em nossas cabeças não significam nada a menos que saibamos as perguntas que as produziram. Uma pergunta é um tipo de oração. Mal formulada, não produz conhecimentos ou compreensão. Bem formulada, leva-nos a novos fatos, novas perspectivas, novas ideias.
Professor José Sérgio Carvalho
Livre-docente em Filosofia de Educação na Universidade de São Paulo
Comentamos na sala de aula a pergunta :
Qual foi a primeira questionação no mundo ?Quem a fez ? Porque á fez ?
E quais foram as hipóteses que você e seus colegas levantaram, Sunamita?
Infelismente não conseguimos nenhuma hipótese para a pergunta mas eu acho que se alguém tivesse feito essa pergunta pro rei logo de cara ia ganhar a mão de sua filha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
beleza mano comesei o hoje o questio nar e bem tropi
Ola, meu nome é Kayki Fernandes Henning…
Estou estudando o Tim Faz Ciência há 2 dias
A professora Andréia já contou a historia
de Ze Dorotéia e as Arvores……
Foi legal gostei muito …..
Mas antes de tudo queria dar os parabéns para a
Equipe Tim Faz Ciência ……obrigado.
pelo apoio
Que bom que você gostou, Kayki!
Somos nós que agradecemos a você por ter aceitado o convite para participar de TIM Faz Ciência.
Continue assim!
como voces dicobriram o Tim Ciencias
qual a questão
Oque tem 1 vez no dia 2 na semana 1 no ano mas não no ?
Adorei muito o Questionar e queria saber se vão lançar um novo livro com mais perguntas difíceis Já fiz quase tudo com minha turma estou na paginá 50 e pouco. Amo questionar mais queria mais perguntas . Obrigado pelo apoio 😉
Olá, Andrew!
Que bom que você está indo tão bem, quer dizer que você já sabe Questionar direitinho!
Que tal se você mesmo pensasse em algumas questões? Além disso, você pode continuar jogando os jogos de Questionar com seus colegas, não é mesmo? Assim você vai ficar cada vez mais craque nessa operação!
Olá Somos Jonas e Gustavo Gostamos Muito do Projeto Tim Faz Ciências e Aprendemos Muito Com o Seu livro Queremos Saber Se Vocês tem Outros livros Alem desse ?
Até Breve ! 🙂
Olá, meninos!
TIM Faz Ciência acabou de começar, está só no segundo ano, então ainda não temos outros livros. Mas vocês podem encontrar ciência em outros tipos de livro, sabiam? Aqui nessa matéria (http://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/tambem-tem-ciencia-nos-livros-infantis/) a gente fala sobre isso. Nos livros do Monteiro Lobato tá cheio de ciência, sabiam? Entrem lá e deem uma olhada!
ok Obrigado 🙂
Tinham 5 minhocas 4 morreram afogada quantas sobrou? qual questão?
Eu gostei muito desse livro e queria saber se vocês vão criar um livro novo, esse é muito legal, a coisa que eu mais gostei foi Classificar mas também gostei muito do Questionar. Obrigado!! 🙂
Olá, Pedro!
Muito bom saber que você está gostando do livro de TIM Faz Ciência.
Ainda não sabemos se teremos outros livros. Esse é somente o segundo ano de TIM Faz Ciência. Mas quem sabe, né? 😉
eu queria saber se vocês vão lançar um novo livro, por que esse é muito legal! 🙂
Vinicios voce estudo com Harry Poter
Olá! Tim Faz Ciencias…. Quem inventou o Questionar?
Olá, Giovanna e Peterson,
Por que vocês acham que foi uma pessoa que inventou o questionar? E quanto às outras operações, vocês acham que uma pessoa inventou cada uma delas? Na verdade as operações de TIM Faz Ciência não são invenções, elas são ações. As invenções são inventadas por uma pessoa, ou um grupo de pessoas. Mas como vocês acham que as ações surgem?
Olá TIM FAZ CIÊNCIA eu aprendi que questionar é perguntar quando esta em duvida e também questionar é exemplo :questionar é quando alguém pergunta o que não sabe ou oque não entendeu .
A gente também pode SE questionar, Julia. Por exemplo, quando a gente pensa assim: o que aprendi hoje? em que isso vai ser útil na minha vida? como estou usando esse aprendizado? Fazer perguntas a si mesmo é uma forma de se questionar.
Oi eu sou a Alice eu moro em SP eu tenho nove anos e adorei fazer o TIM FAZ CIÊNCIAS foi muito legal eu descobri varias coisas sobre QUESTIONAR . Eu descobri que algumas pessoas não vão a escola e que a escola oferece a educação, aprendizado, a merenda e muito mais.
Obrigada por compartilhar seu aprendizado com a gente, Alice!
Você também escreveu uma cartinha para as crianças que estão fora da escola?
Olá eu sou a Stefany e eu aprendi que questionar é perguntar e fazer pergunta .E é muito importante observar com atenção, fazer pergunta se tiver dúvidas e eu queria que tivesse mais atividades com questionar.
Stefany, porque você não fala com a sua professora que quer mais atividades sobre Questionar? Vocês podem inventar seus próprios jogos e atividades sobre essa operação. Aliás, você e seus colegas escreveram as cartinhas para as crianças que estão fora da escola?
Olá meu nome é Julia eu tenho 10 anos e. eu gosto de tudo da Tim Faz Ciências e eu aprendi que questionar é muito legal mesmo ,e também eu aprendi muitas coisas muito interessantes com a Tim. E agora eu vou fazer uma pergunta , foi difìcil escrever esse livro da Tim Faz Ciências com 90 páginas ? Até logo depois eu volto com mais novidades um beijo tchau .
Oi, Julia!
Fazer os livros de TIM Faz Ciência foi parte de um grande trabalho que resultou na criação do programa inteiro. Deu trabalho, muita gente se esforçou para que desse certo. Mas foi feito com muito carinho e pensado especialmente para vocês, crianças. Esperamos que vocês tenham gostado!
Olá, eu sou a Sophia e eu estou gostando muito de participar desses desafios com os meus colegas e minha professora ,eu aprendi que QUESTIONAR é ouvir e falar também,e também que questionar é aprender e eu pensei em fazer um desenho com varias pessoas questionando seria muito legal. Mais agora eu tenho uma pergunta, Para que serve a palavra QUESTIONAR ?
Olá, Sophia!
Que bom que você aprendeu tão bem o significado de questionar. E sim, faça esse desenho! Vai ficar muito legal. Depois volte aqui e conte o que você desenhou.
Quanto à sua pergunta sobre para que serve a palavra questionar… Dê uma relida nas coisas que você escreveu no seu comentário. A resposta para essa pergunta está no meio do que você mesma escreveu! Ou seja, você já sabe para que serve questionar. 🙂
Oi, eu sou a Rayssa eu moro em SP e eu gostei muito de participar do Tim Faz Ciência . Agora eu vou fazer minhas respostas que eu fiz junto com a minha dupla. Descobri que a escola oferece a melhor merenda, e estudo e que algumas crianças vão a escola e outras não . As crianças que não vão à escola estão em casa brincando, trabalhando ou doentes. Também descobrimos que alguns lugares não existem escolas, apesar da escola ser o lugar onde as crianças aprendem ler e escrever .
Rayssa, conte mais sobre essa descoberta que vocês fizeram. Como vocês chegaram à conclusão do que as crianças fazem quando não estão na escola? Vocês usaram a verificação ou a observação para encontrar essas respostas?
EU GOSTEI DO TIM, E GOSTARIA QUE TIVESSE OUTROS LIVROS COM OUTRAS ATIVIDADES MAIS DIFICEÍS. E EU GOSTEI DAS QUESTÕES DO LIVRO.
Vinicius, se você achou as atividades fáceis, é porque já está sabendo tudo sobre Observar, Verificar, Classificar, Questionar… E isso é muito bom!
De quais atividades você mais gostou? Qual foi seu percurso predileto?
GOSTARIA DE VER OS MEUS COMENTARIOS.
O QUE A ESCOLA OFERECE , QUE É ” MELHOR ”PARA AS CRIANÇAS?
O estudo , educação , aprendizado e merenda.
TODAS AS CIANÇAS VÃO Á ESCOLA?
Algumas crianças vão , á escola e outras não vão a escola.
O QUE FAZEM E ONDE FICAM AS CRIANÇAS QUE NÃO VÃO Á ESCOLA?
As crianças que não vão á escola estão em casa ou estão doentees.
SERÁ QUE HÁ LUGARES QUE NÃO EXISTE ESCOLA?
alguns lugares provavelmente sim e outros não.
A ESCOLA É OMELHOR LUGRA PARAAS CRIANÇAS?POR QUÊ?
PORQUE ELAS APRENDEM Á LER EESCREVRE E PARA TER UM ESTUDO MELHOR.
GOSTARIA DE SABER DE NOVIDADES
Olá, Paulo!
A gente publica novidades a cada semana aqui no site! Se você for na página Notícias (http://timfazciencia.com.br/categoria/noticias/) ou na página Para Saber + (http://timfazciencia.com.br/categoria/para-saber-mais/) vai encontrar várias matérias novas lá, coisas interessantes para você ler. Sem contar as páginas de comentários de alunos (http://timfazciencia.com.br/estudante/) e professores (http://timfazciencia.com.br/professor/), que atualizamos todos os dias!
1 Oque a escola oferece, que é “melhor” para as crianças ?
R: A educação,aprendizagem e merenda.O melhor é a aprendizagem e alfabetização.
2 Todas as crianças vão mesmo á escola ?
R: Não. Porque ás vezes eles inventam que estão doente ou não tem documentos.
3 O que fazem e onde ficam as crianças que não vão á escola ?
R: As crianças que não vão a escola estão debaixo das pontes,muitas vezes pedindo o pão de cada dia .
4 Será que há lugares onde não existem escolas ?
R: Provavelmente não há lugares que não tenham escola.
5 A escola é o melhor lugar para as crianças ? Por quê ?
R: Sim. Porque além da gente não estar nas ruas agente está aprendendo na escola.
Obrigada por compartilhar com a gente suas respostas, Sophia!
Vocês já debateram essas questões na aula? O que seus colegas responderam? O que sua professora falou das suas respostas?
Ola tim faz ciencias hoje gostei muito do que voces fizeram um abraço
Do que você gostou, Esdras?
Eu gostei muito do GENERALIZAR do QUESTIONAR e do Verificar
E por que você gostou dessas operações em especial? O que elas tinham que fizeram você preferi-las?
Olá! Meu nome é Ana Caroline e eu e minha dupla Gabriella , estamos enviando está carta pois gostaríamos de perguntar se porque perguntar e tão importante
Olá, meninas,
Acho que a resposta para essa pergunta está na própria pergunta que vocês fizeram. Afinal, o que obtemos com as perguntas? Para que usamos essa operação intelectual? Pensem nisso que vocês chegarão à resposta.
e possivel questionar uma questionação que estta questionando uma questão
existe pergunta de questionar a questao
Gabriel e Kailane,
Vocês podem descobrir essa resposta fazendo um teste. Façam uma pergunta e depois tentem questioná-la. Dá certo?
Ola Tim Faz ciencias HoJe eu gosto muito do seu trabalho
quem invntou a palavra questionar
Gabriel e Kailane, vamos pensar um pouquinho: por que vocês acham que uma só pessoa inventou a palavra questionar? Vocês conhecem alguém que tenha inventado uma palavra? Aliás, como será que se inventa uma palavra? Vocês já pensaram em fazer uma pesquisa sobre a origem da palavra questionar? Fazendo essa pesquisa vocês encontrarão a resposta sobre quem inventou essa palavra.
Estou estudando sobre o tim faz ciencias é bem legal … gostei mais do observar porque é mais facil hehehe… e o mais dificil é o questionar –> to zuando todos sao legais e é bem facil … mas tem uns que tira a concentraçao… agente pensa que é facil mas quando vai corrigir ta tudo errado hehehe
mas vim aqui no comentario para dar os Parabéns para o ” Tim Faz Ciencias ” porque o Livro dele é muito legal :v
Oi, Giovanna!
Por que você acha o Generalizar o mais difícil? O que foi complicado nesse percurso? Quais outras operações você achou difíceis?
E é a gente que dá os parabéns pra você pela participação! Parece que aí na sua turma vocês já terminaram TIM Faz Ciência, certo?
acho que sim …. sai de tarde estou de manha ..
Mas você ainda está fazendo TIM Faz Ciência na sua turma da manhã?
sim
Olá! Tim Faz Ciencias queria te perguntar muitas perguntas .. hahaha..
1- quando inventou o Tim Faz Ciencias?
2- O que é Questionar?
3- O que Tim faz Ciencias ensina?
4- Porque voce inventou o Questionar?
5- Quem inventou o Questionar?
São muitas perguntas mesmo, Giovanna!
Vamos fazer da seguinte forma. Vamos escolher uma delas pra responder, a mais difícil (difícil porque a resposta não é tão fácil de encontrar): quando TIM Faz Ciência foi inventado? Bom, o programa começou a ser elaborado em 2013 e chegou às escolas em 2014. Então podemos dizer que ele foi inventado em 2013.
Quanto às outras perguntas… Com certeza as respostas da 2 e da 3 você já sabe. Afinal, você aprendeu o que é Questionar na escola, não é mesmo? E também aprendeu o que TIM Faz Ciência ensina, certo?
As outras duas… com certeza não foi TIM Faz Ciência que “inventou” a operação Questionar. Ela já existia muito antes do programa ser criado. Porque você não investiga a origem da palavra Questionar? Você pode usar um dicionário para isso. Assim, estará mais perto de descobrir de onde surgiu a operação Questionar.
voce e bem experta e burra ao mesmo tempo
vc e experta e burra ao mesmo tempo
sou bem lindo ja voce nem tem graça olha o nome della perrilo
agora sou eu sim voce e experta e bonita agente gosta muito de voce
Olá sou vitor gabriel e meu é participar no tim faz ciencias mas ainda sou criança mas meu ooutro sonho e que vc diga olá pra mim 🙂
Olá, Vitor! Aqui vai um sonho realizado, certo? 😉
Quanto a seu outro sonho, parece que também já foi realizado. Afinal, você já participa de TIM Faz Ciência. Sem os alunos e professores que fazem os percursos na sala de aula o programa não aconteceria. A participação de vocês é muito importante – e talvez seja a mais importante de todas! Você participa SIM de TIM Faz Ciência!
estou estudando ti faz ciencias
eu acho esse programa dimais por que ensina a ciencia para as crianças
26/11/2014 - 08:43
Olá meu nome é Adriana, eu gostei dessa explicação mais eu quero uma resposta dentro da bíblia, por favor se vcs puderem me ajudar eu vou agradecer vcs muitíssimo??
28/11/2014 - 19:00
Olá, Adriana,
O que você está querendo dizer? Que tipo de resposta você está procurando?
24/10/2014 - 13:44
Oi somos da escola E.M.E.F. Larry José Ribeiro Alves e também fazemos o projeto da TIM.Nós adoramos o projeto por que ele é divertido,diferente e também aprendemos muitas coisas bem divertidas que sem o projeto nunca prenderíamos a fazer.Pois ele ensina todos os sete sentidos do nosso corpo e tem mais a professora Marta Prado nos ensina de um jeito divertido e diferente do jeito que outras professoras nunca ensinaria igual a ela.
Vitória: Eu adoro este projeto mesmo eu sendo um pouco atrapalhada.Mas minha melhor amiga Yasmin sempre me ajuda no que eu preciso nós trocamos ideias e nos ajudamos e nos divertimos muito este projeto nos aproximou mais ainda uma da outra.
Yasmin: Este projeto é muito legal por causa das estórias quando levamos o manual pra casa nós lemos todas as estórias e outra coisa eu também adoro o que estudamos sobre elas más também tem coisas que são difíceis mesmo assim eu gosto de tudo que fazemos no projeto da TIM.
Ainda temos três percursos pela frente e queremos ver o que mais de bom e engraçado tem pela frente !!!!
24/10/2014 - 17:25
Vitória e Yasmin, o que vocês estão aprendendo de novo com TIM Faz Ciência? O que vocês estão aprendendo sobre os sentidos do corpo?
E as histórias são realmente muito gostosas de ler. Elas servem para que a gente entenda direitinho o que as operações intelectuais significam, e em que momento da nossa vida a gente realiza cada uma delas.
Quais são as coisas que vocês acham difíceis?
08/09/2014 - 16:41
EMEF Afonso Guerreiro Lima.
Bruno Y:O que eu mais gostei no tim faz ciencia foi observar os sons.
Bruno Eduardo:O que eu mais gostei foi observar as crianças brincando no recreio.
27/08/2014 - 00:06
Estudo na escola EMEIEF professor Paulo Freire.Esse progeto é muito bom e divertido porque enquanto aprendemos se divertimos