O professor Samuel Macedo, que dá aula para o 4º ano na EMEIEF Tarsila do Amaral, em Santo André, enviou um relato muito rico sobre a elaboração de hipóteses e a observação do recreio na turma dele. As crianças elaboraram um plano de ação para melhorar o recreio a partir da observação que fizeram, e inclusive criaram novas hipóteses com base no que viram!
“Elaborando hipóteses de observação
Antes das crianças elaborarem as hipóteses, busquei por meio de questionamentos levá-los ao entendimento do que era uma hipótese, e que elas precisavam ser verificadas, por meio da observação. Em alguns momentos me reportei à atividade que já haviam realizado para que as informações se tornassem mais concretas e reais para eles.
Professor – Vocês sabem o que o texto está falando, quando fala que temos que escrever as hipóteses antes da observação aos recreios?
Beatriz – A gente tem que tentar adivinhar o que é, sabe, as perguntas, ou… (não continuou)
Nessa hora lembrei que havia no caderno do professor algumas orientações do caderno “Observar”.
Professor – As perguntas?
Beatriz – Lembra quando a gente tentou adivinhar o que está dentro da caixinha? [durante o jogo 5 “O que é, o que é?”]
Professor – E vocês usaram o que para descobrir o objeto?
Isabelly – Passando a mão em volta dele.
Professor – E você descobriu que objeto era esse por quê?
Isabelly – Por que já havia pegado ele outra vez.
Professor – Alguns objetos não foram descobertos de imediato, vocês precisaram…?
Isabelly – Ver.
Professor – Falando agora da observação que vamos fazer no recreio. Vocês já sabem o que ocorre nos recreios? Vocês já conhecem?
Pedro – Sim, os meninos jogam bola com outros…
Professor – Você tem certeza que todos os meninos fazem a mesma coisa? Usam os mesmos lugares? Ou vocês estão apenas sugerindo por que normalmente os alunos fazem isso no recreio?
Pedro – O que a gente vê nas outras turmas, e quando vamos também brincamos.
Professor – Mas todos brincam da mesma coisa?
Isabelly – Não, tem outras brincadeiras.
Pedro – Não, brincam de outra coisa.
Professor – Então não precisamos adivinhar se podemos ir até o local. Temos possíveis respostas a partir do que a gente SENTE, VÊ, CHEIRA, e… e… OBSERVA para saber se acontece do jeito que a gente pensou.
Isabelly – A gente pode pensar que está certo, mas quando vai olhar está errado, não era.
Professor – Isso! Era uma hipótese.
Professor se reporta de uma atividade que fez anteriormente com a turma.
Professor – Quem se lembra de uma situação-problema que eu fiz com vocês antes do recesso? Eu fiz a situação com algumas hipóteses de respostas. Para vocês verificarem qual era a resposta certa. E o que precisamos fazer para verificar o que estava certo ou errado?
Carlos – Observar?
Professor – O quê, Carlos?
Carlos – Observar?
Professor – Observar, o quê?
Carlos – Observamos a pergunta.
Professor – A pergunta nos ajuda a resolver a situação?
Isabelly – A pergunta nos ajuda a calcular.
Carlos – Se precisa fazer cálculos.
Professor – Agora escrevam as hipóteses de vocês, da forma como vocês pensam que ocorre no recreio das outras turmas.
Após elaborarem as hipóteses a serem verificadas no recreio, consegui fazer com que todos os alunos falassem o que elaboraram. Depois, foram divididos em trios e escolhemos previamente o local que iriam ficar. Falei para eles a respeito da postura de observadores para que observassem e prestassem atenção nos mínimos detalhes.
Foram observados três recreios e tivemos o privilégio de contemplar turmas diferentes: O 3º ano da professora Jéssica e os 1°s anos das professoras Cássia e Rosangela. Chegamos de forma tão sutil, que quase éramos imperceptíveis. Mas não durou muito, pois não pudemos resistir a esses momentos tão significativos, logo nos sentimos em casa, e além de observadores passamos a ser admiradores.
E enquanto uns brincavam, outros observavam…
Na aula seguinte, os alunos revisitaram todas as fotografias registradas nas observações dos recreios e perceberam a necessidade de algumas mudanças para o bom andamento do recreio. Isso foi expresso em seus relatos orais e também na elaboração coletiva de um plano de ação para melhorias no recreio.
PLANO DE AÇÃO – O RECREIO
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O que observei?? |
Problemas encontrados |
O que proponho para tornar o recreio melhor?
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As crianças no pátio da escola. Tinham adultos e professoras
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O espaço é pequeno para o número de crianças. Havia muito barulho! As crianças gritavam e falavam muito alto. |
Como o espaço é pequeno poderíamos pedir para as professoras utilizarem outros espaços da escola. Organizar brinquedos e brincadeiras em cantos. |
As crianças brincam de peteca, amarelinha, futebol de botão, boneca. |
Alguns pequenos quebraram um carrinho. (Amaram um carro na ponta do carrinho e batia no pé dos outros). Falta de brinquedos para todas as crianças. |
Professores e colegas Conversar com os alunos a respeito de preservar os brinquedos. Partilha de brinquedos entre os alunos (Brinquedos em boas condições e que não são mais utilizados). |
Meninos partilham com meninas jogo de futebol de botão e carrinho. Menino brinca de carrinho com menina.
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Um caso de menino que não utilizava corretamente o brinquedo (a professora chamou a atenção). Algumas brincadeiras não contemplavam outras crianças. Alguns não queriam que o colega participasse das brincadeiras (empurravam). |
Propor brincadeiras que possam ser vivenciadas por meninas e meninos. Resgate de brincadeiras de roda para os alunos do 1° ano. Os maiores também podem brincar. |
Uma menina brincava de boneca, mas a maioria partilhava brinquedos com meninos (miniaturas de animais, futebol de botão). Menino e menina brincavam junto de carrinho e meninas e meninas brincavam junto de futebol de botão, peteca, pula corda, relógio. |
Não houve conflito. Faltava brinquedos: peçaas de roupa e do corpo da boneca que desapareceram, faltava cubo mágico.
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As meninas e os meninos precisam cuidar e organizar os brinquedos, a professora pode acompanhar e estabelecer as regras. |
Desentendimentos para pegar os brinquedos Quem não brinca fica pintando, desenhando, conversando sentado, fazendo lição.
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Faltam opções de brincadeiras (coisas diferentes, talvez colchões). |
Achamos que os alunos podem pintar ou escrever coisas nesses momentos, só não pode ser lição. Podem tirar uma soneca, ou bater papo com um amigo. |
No recreio também observamos … Alunos fazendo refeições e alguns utilizam o banheiro.
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Desperdício de alimentos e água no banheiro. |
Conversar com as crianças a respeito do prejuízo que causam ao poder público e ao ambiente ao desperdiçar alimento e água. Fazer o trabalho da coleta seletiva com as sobras, que poderá ser transformado em adubo. Fazer um trabalho de conscientização na escola e comunidade. |
Observação que suscita novas hipóteses…
Menina pode brincar das mesmas brincadeiras que meninos e vice-versa???
O trabalho com a observação do recreio nos trouxe novas possibilidades de atividades que exploraram o senso crítico dos alunos. Alguns meninos resistem, talvez por questões culturais, à ideia de partilhar brinquedos e vivenciar brincadeiras com meninas, principalmente brincadeiras que envolvem bonecas. Por isso resolvi trazer essa questão para um debate em sala de aula. Para fundamentar as nossas opiniões, trouxe o texto do autor Marcos Ribeiro, que aborda essa questão de gênero, em relação às brincadeiras. Os alunos realizaram a leitura, o estudo do texto (questões que exploram as estratégias de leitura) e na última fase realizamos um debate com a presença das crianças e de funcionários da escola. Havia pessoas diferentes com diferentes formas de pensar. Abaixo o professor foi registrando as opiniões dos participantes da mesa redonda.
Mesa redonda com troca de opiniões sobre o tema: “Menino brinca de boneca?” |
08/09/2014 - 16:51
Lorrana: gostei muito do trabalho de voces, na nossa escola nós também trabalhamos no caderno Tim faz ciencia
Eduarda: gostei muito das fotos da turma de voces, e dos trabalhos imteressantes que voces estão fazendo.
E.m.e.f. Afonso Guerreiro Lima
02/09/2014 - 18:32
eu sou aluna do prof Samuel eu sou nova la na escola não participei deste projeto mas gostaria de ter participadd
05/09/2014 - 15:26
Olá Sophia,
Você não participou da primeira fase do projeto, a forma de pensar: “Observar”. Mas já é integrante do grupo, e pode caminhar conosco nos demais percursos. Além disso, poderá ter acesso aos nossos relatos e imagens para entender o nosso início de caminhada.
Seja bem vinda!
Professor Samuel
31/08/2014 - 22:46
Após a observação do recreio, os relatos dos alunos foram importantíssimo e precisos. Porque a parti do que nos falaram, fomos em busca de soluções para um recreio mais dinâmico com entretenimento ( livros didáticos ), músicas e brincadeiras.
01/09/2014 - 14:06
Vanderlucia, conte mais sobre a observação.
O que os alunos concluíram com seus relatos? Quais soluções vocês buscaram para melhorar o recreio? Vocês estão sugerindo novas brincadeiras e músicas aos alunos? O que vocês sugeriram de entretenimento?