Instituto TIM

Conheça Marte pelas lentes do jipe-robô Curiosity

11/08/2015

Ainda não foi possível levar nenhum ser humano a Marte, um de nossos planetas vizinhos no Sistema Solar. Mas já conseguimos saber diversos aspectos do planeta vermelho por meio de fotos e estudos feitos por sondas, robôs e veículos espaciais enviados até lá. A primeira foto que mostra Marte de pertinho foi tirada em 1965 pelo veículo espacial Mariner 4 (veja abaixo). Depois de 50 anos, as imagens ficaram cada vez melhores! Olha só algumas das fotos tiradas pelas 17 câmeras do jipe-robô Curiosity, que explora o planeta desde 2012.

 

mars_m04_11e

Primeira foto aproximada de Marte, de 1965 – Créditos: Cortesia NASA/JPL-Caltech

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

São imagens tão boas, que a gente consegue até imaginar como seria caminhar pela superfície de Marte! Além das fotografias, os veículos espaciais enviados para lá coletam amostras do solo e das rochas e analisam como são formados e do que são feitos. Todas as informações são enviadas para a Terra e captadas por antenas enormes da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. No caso de Curiosity, sua missão era saber se o planeta já teve condições de abrigar micróbios. O jipe-robô descobriu regiões onde poderia haver água líquida e encontrou alguns elementos essenciais para a vida: oxigênio, carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre.

Isso significa que existe sim a chance de que micróbios tenham vivido em Marte há muito tempo. O próximo passo das missões com veículos espaciais no planeta vermelho é procurar por sinais de vida. Para nós, humanos, chegar até lá é um desafio ainda maior! Muitas pesquisas estão sendo realizadas para que um dia isso possa acontecer – e mesmo se for possível, seria só daqui a 10 ou até 15 anos.

É que Marte é um planeta difícil para se viver: não tem oxigênio na atmosfera, é repleto de rochas, vulcões e crateras e tem um clima muito, mas muito frio, com uma temperatura média de -63°C. Além disso, sua gravidade e níveis de radiação são bem diferentes da Terra. E para ir e voltar de lá? Essa é outra grande questão que precisa ser resolvida pelos cientistas e engenheiros. Afinal, encarar uma viagem de sete meses (só de ida!) para um lugar tão distante da Terra envolve muitos desafios.

Enquanto não conseguimos explorar Marte pessoalmente, a NASA lançou duas ferramentas online para que todos possam conhecer mais detalhes do planeta. Infelizmente as informações estão em inglês, mas dá para tentar pelo menos ver as imagens. No site Experience Curiosity, você pode movimentar o jipe-robô para se aventurar por diferentes paisagens de Marte, usando o mouse e as setas do teclado. Já o Mars Trek é um mapa do planeta que dá para visualizar em 2D ou 3D. É preciso usar o mouse para se aproximar e se movimentar pelas regiões do mapa.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code