Instituto TIM

Dos desafios de TFC à criação de um aplicativo

26/05/2015

Criar um aplicativo para celular parece tarefa de gente grande! Mas as estudantes Thalita Cabral, de 12 anos, e Milena Souza, de 11 anos, toparam esse desafio e montaram o projeto de um aplicativo incrível para ajudar pessoas tímidas e com dificuldade na fala a se comunicar melhor por meio do canto. No ano passado, elas estavam no 5º ano da EM Professor Francisco de Melo Jaborandi, de Fortaleza (CE), e participaram de TIM Faz Ciência.

Milena estava na turma da professora Maria Auxiliadora Barbosa, e Thalita, na sala do professor Cleudson Silva Santos. Foi Cleudson quem deu a ideia e ajudou as meninas a desenvolver esse projeto para participar de um concurso. O aplicativo criado pela dupla, chamado “Cantando e Aprendendo”, é um jogo que parece um karaokê: o jogador ouve e acompanha a letra de uma música no celular e tem que cantar os trechos que faltam, pronunciando todas as palavras direitinho. Quanto mais pontos fizer, mais músicas pode escolher para brincar. É uma maneira divertida de praticar a fala para conseguir se expressar melhor.

As duas estudantes apresentaram esse projeto em um evento que aconteceu em Fortaleza em março, o Startup Weekend Change Makers. O desafio dos participantes era criar uma ideia de empresa que ajudasse a resolver um problema social. Com o apoio de mentores do evento, elas tiveram 54 horas para desenvolver essa ideia com todos os aspectos de um negócio, como se fosse ser lançado de verdade. E no meio de tantos adultos, o trabalho das meninas surpreendeu a todos: ficou entre os dez melhores do evento e recebeu uma menção honrosa dos jurados!

 

Apresentação Milena e Thalita

Apresentação de Thalita e Milena no evento Startup Weekend Change Makers

 

O professor Cleudson conta que as atividades que elas fizeram em TIM Faz Ciência tiveram tudo a ver com o projeto. “Elas precisaram observar a comunidade e identificar um problema social, pensaram em soluções para melhorá-lo e verificaram todas as funcionalidades do aplicativo”, diz o professor. “Percebi que os alunos ficaram mais ágeis e participativos com TIM Faz Ciência, desenvolveram um senso crítico maior. E isso ajudou muito as alunas na busca por soluções para essa questão”, explica.

Com essa participação no evento, Milena e Thalita conseguiram o apoio de um instituto de Fortaleza para receber a orientação de especialistas e lançar o aplicativo. E elas também buscam mais parcerias para colocar a ideia em prática. “As meninas vão continuar estudando informática e programação. O trabalho delas foi um exemplo para os outros alunos, e esperamos que os incentive a participar de projetos como esse”, comenta Cleudson.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code