Instituto TIM

Encerramento de TFC tem palestra e homenagens

14/12/2015

Para encerrar um ano repleto de atividades incríveis, TIM Faz Ciência organizou um encontro de formação especial em Fortaleza (CE) no dia 11 de dezembro! Participaram cerca de 150 pessoas, entre representantes de Secretarias Municipais de Educação (SMEs) de 15 cidades e educadores e alunos de Fortaleza, Aquiraz (CE) e São Gonçalo do Amarante (CE). Os convidados se reuniram no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), para assistir a uma palestra do professor José Sérgio de Carvalho, autor de textos e aulas do material didático de TFC, e a uma homenagem a cinco professoras que se destacaram durante a realização do programa neste ano.

O evento ainda contou com a presença da secretária adjunta municipal de Educação de Fortaleza, Márcia Campos, da secretária municipal de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda, da coordenadora pedagógica da SME de Aquiraz, Sandra Dantas, e do representante do Instituto TIM Sérgio Brasilis. Márcia, Sandra e Sérgio deram as boas-vindas ao público e falaram sobre o sucesso do programa e da parceria com as SMEs de Fortaleza e Aquiraz.

A palestra do professor José Sérgio de Carvalho, que é livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP), foi sobre um tema bem importante: “Cultura escolar, ensino de ciências e formação ética”. Ele começou explicando como a educação pública está transformando o país e deve ser valorizada. Depois, José Sérgio voltou na história para refletir se é possível que a escola ensine virtudes morais às crianças – ou seja, qualidades como ser justo, cooperar com os colegas, entre outras. No final foi a vez dos convidados fazerem comentários e perguntas sobre a palestra.

A professora Lilian Faversani, uma das responsáveis por elaborar o material didático de TFC, fez um agradecimento aos professores e apresentou a estudante Ana Laura, do 5º ano da EM Quintino Cunha, de Fortaleza. A aluna da professora Nilza Maria Morais Cunha subiu ao palco para ler uma carta que ela mesma escreveu sobre as atividades que fez em TFC e o que aprendeu durante os percursos.

E então foi a vez de homenagear as professoras que se destacaram em TFC em 2015. Elas foram escolhidas para representar o reconhecimento do programa aos educadores e educadoras de todo o país que tanto se empenharam neste ano! As cinco professoras subiram ao palco para receber um troféu e contar um pouco de suas experiências.

Os alunos de Nilza Maria Morais Cunha transformaram o recreio e deram uma cara nova aos muros da escola. A turma do 5º ano de Elisângela Oliveira Pereira, da EMEF José Ferreira da Costa, de Aquiraz, usou a operação “Verificar” para ajudar um colega a frequentar as aulas novamente. Com TFC, Suelen de Araújo Santos, da EMEB Maria Adelaide, de São Bernardo do Campo (SP), conseguiu fazer com que as crianças do 4º ano diminuíssem as faltas e se tornassem mais autônomas e participativas. Em Florianópolis (SC), Ednéia Patrícia Dias e o 5º ano da EB Maria Tomázia Coelho usaram as operações intelectuais para contribuir com uma campanha que pede a criação de um parque municipal. E as operações também ajudaram os alunos do 4º e 5º ano de Alires Jakobowski, da EMEF Professora Araci Duarte, de Massaranduba (SC), a investigar a diminuição do número de sapos na cidade.

Ainda teve mais um troféu-surpresa entregue durante o encontro! A diretora do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da SME de Niterói (RJ), Emily González, também foi homenageada por toda a sua colaboração com as professoras que trabalharam com TFC no município. O evento terminou com um coquetel e com muita empolgação para recomeçar TFC em 2016!

12 Comentários

  1. gostaria de participar do curso

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Cleudione, tudo bem?
      Você já se inscreveu em TIM Faz Ciência? Vai participar do programa esse ano?

      Responder
  2. Enquanto professora contemplada com o TIM Faz Ciência, reafirmo os meus sinceros agradecimentos pela parceria em 2015, minha felicidade e empolgação por saber que esta parceria irá continuar em 2016. Parabéns à toda equipe do TFC. O trabalho que vocês realizam faz um bem enorme à muitas crianças e também à nós professores, verdadeiras formações, empolgantes e dinâmicas nos transformam de simples professores em professores pesquisadores, observadores, que verificam e aplicam o que aprendem.

    Responder
  3. Quero parabenizar a todos pelo belíssimo evento. O Programa Tim Faz Ciência foi um divisor de águas no ano de 2015 para 62 crianças do quinto ano, que puderam de forma crítica e criativa tornarem-se protagonistas de ações na comunidade e no contexto escolar que marcarão positivamente suas vidas.
    Um forte abraço a todos que diretamente e indiretamente estavam envolvidos com o projeto: Qual o futuro que queremos?” E com o TFC.
    Um beijo todo carinhoso para Ana Carina, que não mediu esforços para que esse programa fosse um sucesso.

    Responder
  4. Muito obrigado a todos vocês do Projeto Tim Faz Ciência, coordenadores e técnicos, foi muito prazeroso participar do encerramento desse projeto, principalmente a palestra com o professor José Sérgio de Carvalho, que contribuiu ainda mais para o meu aprendizado, e concordo plenamente com ele quando diz que os alunos não são conteúdo e sim pessoas que precisam aprender e vivenciar as virtudes. Do que adianta um mundo com pessoas inteligentes no conteúdo e na vida não terem virtudes.
    E ao desenvolver o Projeto Tim Faz Ciências os alunos aprenderam muito principalmente em trocar experiências, em ajudar o outro e em fazer trabalho em equipe, como foi desenvolvido no Projeto Sapos. Voltando ao dia do encerramento tudo foi muito gratificante desde a saída de Massaranduba até a volta.
    Um dos momentos mais emocionantes foi quando fui chamada para receber o troféu professor destaque de 2015. Momentos que jamais serão esquecidos, e ninguém tira da gente. Outro momento foi o de conhecer os coordenadores e técnicos do TFC, que até então conhecia por telefone e Email.
    Nesse encerramento, como a Ana falou o TFC conseguiu reunir pessoas de todas as regiões do Brasil, foi um momento onde houve muita troca de experiências de vida e uma lição que jamais esqueceremos.
    Agradeço a vocês por esta oportunidade, por acreditar no meu trabalho, pela atenção, carinho, atenção e organização. Tudo foi muito lindo.
    Tenho certeza que o TFC fez a diferença na minha vida e na nossa escola.
    Muito obrigado.

    Responder
  5. Parabéns a todos! E foi surpreendente a presença dos responsáveis pelo projeto, principalmente Sérgio Brasilis, José Sergio, Lília, Rita e toda equipe. Conheci a Thais Rygolon. pessoa que nos remetia mensagens, entre outras. Foi um show de estrelas. Parabéns mais uma vez.

    Responder
  6. Foi maravilhosos o encontro, todos estãod e parabens.Agradeço o carinho, a atenção, a organização , foi de uma delicadeza infinda a recepção e o cuidado que tiveram conosco.Reafirma somente que o “TIM FAZ CIENCIA”VEIO ENRIQUECER A EDUCAÇÃO PALMENSE E EM 2016 COM MAIS FORÇA! Registo aqui too o meu carinho a excelente equipe formada por vcs!

    Responder
  7. Uma tarde maravilhosa e inesquecível!! Agradecemos a toda equipe TIM FAZ CIÊNCIA pelo trabalho belíssimo desenvolvido, pelo carinho, compromisso e carinho!! Muito feliz com o desempenho dos nossos alunos e pela participação dos nossos professores!! PARABÉNS a todos que apoiaram a realização deste lindo trabalho!

    Responder
  8. Foi muito bom e ao mesmo tempo gratificante poder participar do Programa Tim Faz Ciência. Quero descrever aqui uma das atividades que fizemos que se trata sobre as folhas, nas quais teria que definir e classificar. Pois, através desta atividade, surgiu um questionamento sobre a plantação de árvores frutíferas nas ruas e avenidas de de São Bernardo do Campo, Não deu para concluirmos esta pesquisa, Contudo, levarei esta questão ao prefeito a pedido das crianças.
    Agradeço mais uma vez a oportunidade de participar deste programa. Lamento não ter ido no último encontro, mas foi por questão de saúde do meu esposo.
    Um forte abraço a toda equipe!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Aparecida!
      Conte mais sobre essa atividade com as árvores frutíferas. O que as crianças descobriram? Que proposta você levará ao prefeito?
      Muito obrigada pela dedicação!

      Responder
  9. Realmente o encerramento do Tim faz Ciência de 2015 foi show!
    Foi muito gratificante participar de todo processo e muito emocionante participar do evento final.
    Abraçar os colegas de outras cidades, coordenadores e técnicos do TFC, que só então conhecíamos virtualmente, foi fantástico!
    Registrar um momento com o Professor José Sérgio de Carvalho e a Professora Lilian Faversani foi super legal!
    Entretanto, todas as escolas participantes, assim como, os professores que se envolveram em cada percurso, também foram vencedores, pois deram o melhor de si. Com certeza!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Maria Liduina, obrigada pelo carinho! Nós também adoramos conhecer você!
      Você está certa quando diz que todos os professores que se envolveram com o programa são vencedores. Esse evento foi uma pequena amostra da nossa gratidão por todos que se esforçaram e deram o melhor de si nas atividades.
      Nosso muito obrigada a todos!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *