Instituto TIM

Estratégias para verificar o sumiço do ninho

03/11/2014

As histórias “O estranho caso do rocambole de cinco voltas” e “O estranho caso das mulheres de Viena” inspiraram a professora Cristina da Silva Borba, da EMEIEF Armando Rosário Castelo, de Londrina (PR), a sugerir uma atividade diferente às crianças do 4º ano: elas teriam que verificar alguma coisa na escola ou na sala de aula.

A turma lembrou que estava observando um ninho de passarinho na janela da sala. Todos os dias aparecia um passarinho com pequenos galhos para completar esse ninho, e a criançada estava bem animada para saber se logo mais veria os ovinhos. Porém, o ninho sumiu! Um dos alunos até disse que no dia anterior havia visto o ninho no lixo e o colocou de volta na janela, mas agora não estava em nenhum desses lugares.

 

EMEIEF Armando Rosário Castelo - Lugar onde estava o ninho 1

 

Era uma boa chance de colocar a verificação em prática! As crianças levantaram algumas hipóteses sobre o que poderia ter acontecido e organizaram três estratégias para que os grupos pudessem verificá-las. Um deles perguntou à encarregada da limpeza, Tina, se ela tinha visto o ninho, mas ela notou apenas alguns pedaços dele no chão. Outro grupo checou com a professora Neide, que dá aula à tarde na mesma sala, se ela observou alguma coisa. A professora viu o ninho quando ele estava no lixo, e depois não o viu mais. E um terceiro grupo verificou se ele poderia ter caído da janela, mas só encontrou restos de galhos.

 

EMEIEF Armando Rosário Castelo - Estratégias de verificação 1

 

Depois de compartilhar os resultados da verificação, o caso ainda não tinha sido resolvido. Os alunos resolveram perguntar a mais um professor que havia entrado na sala. Ele não sabia onde poderia estar o ninho, mas se comprometeu em ajudar a turma. E um tempo depois, trouxe a solução: Preta, auxiliar de limpeza na escola, jogou o ninho no lixo. Ela explicou que o ninho estava juntando muita sujeira e trazendo piolhos, e isso poderia prejudicar as crianças. Elas entenderam o motivo e bateram palmas no final, felizes por desvendar esse caso!

Então, a classe escreveu uma história coletiva sobre o que aconteceu, com o nome de “O estranho caso do ninho desaparecido”. Além disso, fizeram desenhos sobre o caso e completaram todas as atividades da etapa “Verificar”. Confira a história completa e as atividades a seguir.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code