Instituto TIM

Interação na sala de aula e também na internet

06/01/2015

Na EMEB Isidoro Battistin, de São Bernardo do Campo (SP), o percurso “Observar” empolgou a criançada do 4º ano, que ficou bastante envolvida em todas as atividades propostas pela professora Cleide Rodrigues Pinheiro. Tanto que a autoavaliação dessa etapa rendeu duas aulas, com muita discussão e reflexão sobre o que já sabiam e o que ainda precisavam aprender. “Vários alunos ficaram lendo e comentando o que eles precisavam mudar ou melhorar”, contou Cleide. “Expliquei que tudo faz parte do processo de aprendizagem, e que eu também estou neste processo e tenho que realizar minha autoavaliação.”

Para começar a observação do recreio, a turma criou um roteiro de organização dos grupos e do que que cada um iria observar. Na hora de pensar nas hipóteses, os alunos se basearam no que eles mesmos faziam ou no que achavam que meninos e meninas gostavam de fazer, como jogar bola e brincar de boneca.

Os alunos observaram os recreios do 1º ao 5º ano e do Infantil 4 e 5, e perceberam que as atividades das crianças iam além do que tinham imaginado. Além de diferentes brincadeiras, eles também notaram algumas coisas ruins, como crianças falando palavrão e usando de maneira errada os brinquedos do parque. As professoras das outras turmas gostaram muito desta atividade e ficaram curiosas para saber o que o 4º ano tinha a dizer sobre o intervalo.

Em sala de aula, todo mundo escreveu relatos sobre o que foi observado e levantou os pontos positivos e negativos do recreio. Então, a professora teve uma ideia muito bacana: criar um ambiente colaborativo na internet para que todos pudessem colocar suas observações, perguntas e sugestões para o recreio! A turma adorou e logo escolheu um nome para o fórum: “Somos um só nas Ciências”. Com a ajuda da professora do laboratório de informática, todos criaram seus usuários e senhas e começaram a usar o ambiente para registrar essa e outras atividades e interagir com os colegas, acessando tanto na escola quanto em casa.

Para finalizar a etapa, Cleide propôs que os alunos observassem o bairro da escola. As próprias crianças já começaram a traçar um roteiro de observação, para depois escolher o trajeto que iriam fazer, levantar o que seria observado e pensar nas hipóteses. “Este momento foi muito rico, pois cada aluno procurava demonstrar que conhecia bem aquela parte do bairro. Por fim, a aula se tornou uma discussão muito boa sobre o que eles conheciam do bairro”, disse a professora.

Durante a observação, as crianças se dividiram em trios e anotaram tudo o que achavam importante ou interessante. E quantas descobertas elas fizeram nesse trajeto! Conheceram árvores muito antigas, pontos de coleta de materiais orgânicos e recicláveis e uma horta de alimentos orgânicos. Em todos os lugares a turma fez muitas perguntas aos funcionários ou a pessoas que estavam na rua, anotando todos os detalhes. Toda essa experiência foi colocada em cartazes para a Mostra Cultural da escola, que também contou com uma apresentação de teatro do 4º ano de uma continuação da história de Zé e Doroteia!

1 comentário

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    Parabéns, professora Cleide, o País precisa de professores como você, que façam a diferença num mundo indiferente.
    Prof. Sérgio Simka

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