Instituto TIM

Mensagens da Terra para os extraterrestres

08/10/2015

As sondas Voyager 1 e 2 exploram o espaço há muitos anos, desde 1977! Elas já viajaram pelo Sistema Solar e estão enviando informações e imagens de lugares que nunca foram alcançados por nenhum objeto feito aqui na Terra. A Voyager 1 chegou ao espaço interestelar – a região que fica entre as estrelas – em 2013. Sua “irmã” está quase lá, atravessando a heliosfera, que é a fronteira que separa o Sistema Solar da região interestelar. Além dos equipamentos para enviar informações para a Terra, essas sondas também carregam uma bagagem especial.

Quando elas estavam sendo construídas pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, um astrofísico incrível chamado Carl Sagan sugeriu colocar mensagens dentro das sondas, caso elas fossem encontradas por algum extraterrestre em sua jornada pelo espaço. Foi aí que Carl e um time de cientistas criaram o Golden Record (disco dourado, em português), um disco repleto de sons e imagens que representam a Terra. Cada Voyager recebeu uma cópia.

Temos que lembrar que isso foi feito em 1977, quando não havia pen-drives e outras tecnologias mais modernas. Por isso os cientistas gravaram as mensagens em um disco feito de cobre e banhado a ouro. Também foram incluídos uma agulha e um cartucho de vitrola, instruções desenhadas na capa para que os alienígenas possam ouvir os sons e ver as imagens gravadas e mensagens impressas de duas autoridades daquela época: o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kurt Waldheim.

E o que tem nesses discos? São saudações em 55 idiomas diferentes, músicas de diversos estilos e culturas e sons que podem ser ouvidos na Terra. Entre eles, tem os sons de um trem, da chuva, de risadas, de animais e de uma mãe com um bebê chorando. Além disso, há 115 imagens gravadas em forma de código, como de paisagens da Terra, partes do corpo humano e mapas do Sistema Solar. Carl Sagan disse que esse disco é como uma cápsula do tempo, um registro que mostra um pouquinho da nossa vida aqui no planeta para quem conseguir encontrá-lo. Já pensou se isso acontece? O que será que os extraterrestres pensariam de nós?

A seguir, você pode escutar duas listas de áudios do Golden Record que a NASA disponibilizou: uma com as saudações em diferentes línguas e outra com os sons da Terra (os títulos estão em inglês). Assista também a um vídeo que reúne todas as imagens gravadas nos discos. Quer saber mais sobre a história de Carl Sagan? Acompanhe o site de TIM Faz Ciência: em breve, publicaremos uma matéria falando mais sobre esse astrofísico que nos deixou em 1996, mas que encanta fãs da ciência até hoje.

 

 

Créditos da foto na página inicial: Cortesia NASA/JPL-Caltech

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code