Instituto TIM

Neil deGrasse Tyson: ciência para todo mundo

24/02/2015

Talvez você ainda não tenha ouvido esse nome: Neil deGrasse Tyson. Mas é só procurar na internet que é fácil encontrar vídeos e matérias sobre ele. Esse astrofísico norte-americano é um dos cientistas mais populares da atualidade. Isso porque ele faz questão de divulgar a ciência – especialmente a astrofísica, sua especialidade – de uma maneira acessível, para que todas as pessoas consigam entender. “Um dos meus objetivos é trazer o universo até a Terra, de uma forma que estimule o público a querer mais”, disse em uma entrevista.

Neil é diretor do Planetário Hayden e pesquisador associado do Departamento de Astrofísica do Museu Americano de História Natural, que ficam em Nova York. Ele já fez trabalhos para a NASA, a agência espacial norte-americana, e para o governo dos Estados Unidos. Mas o cientista ficou famoso em todo o país quando começou a apresentar um programa de TV sobre ciência, em 2006. Com seu jeito bem humorado, Neil consegue explicar de forma simples conceitos complicados de se entender, como os buracos negros. Em uma de suas palestras, ele deu uma resposta bastante criativa a um garotinho de seis anos que perguntou: “Qual é o sentido da vida?”.

 

 

Os vídeos de suas palestras e programas de TV se tornaram um sucesso na internet, o que fez com que ele ficasse conhecido no mundo todo. Neil também divulga a ciência para o público em geral por meio de artigos em revistas, livros e um programa de rádio, que também pode ser ouvido pela internet. Há muitos vídeos do astrofísico legendados em português no YouTube, como o trecho de uma entrevista que ele deu à revista Time falando sobre como estimular a curiosidade das crianças pela ciência, o que ele acha mais impressionante no universo e um dos cientistas que mais admira.

 

 

Vale a pena conhecer mais sobre esse grande cientista, que se empenha para deixar a ciência mais próxima de todos. Também é possível encontrar diversos textos, vídeos e áudios de Neil em seu site oficial (em inglês).

 

Curiosidade: Neil foi um dos cientistas que mais defenderam a ideia de que Plutão não é um planeta, antes mesmo da União Internacional de Astronomia torná-lo oficialmente um planeta-anão, em 2006 (saiba mais nessa matéria). Quando o planetário em que trabalha decidiu tirar Plutão de seu modelo do Sistema Solar, em 2000, Neil recebeu um montão de cartas de pessoas indignadas, inclusive de crianças!

 

Créditos da foto em destaque: AMNH/Roderick Mickens

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code