Instituto TIM

Saiba como enviar seu material para nossos canais

10/11/2014

O site, a página no Facebook e as galerias de atividades e fotos do Flickr de TIM Faz Ciência são sempre atualizados com relatos e fotos das atividades em escolas de todo o país. Ficamos muito felizes em receber esses materiais e ver como o percurso está sendo desenvolvido em cada turma! Se você também quer compartilhar esses registros com os outros professores e alunos em nossos canais, confira como enviar seu material:

10_11 Destaque site_Envio de materiais 2• O material pode ser enviado para o e-mail contato@timfazciencia.com.br ou pelo correio, no endereço Avenida Angélica, 2632, 10º andar – CEP: 01228-200 – São Paulo, SP.
• O envio deve sempre ser feito pelo professor responsável, contendo o nome completo do professor, a turma, a escola e a cidade.
• Envie uma descrição de como as atividades foram realizadas e registros, que podem ser em foto, vídeo, áudio ou em cartinhas, como sugerem alguns desafios. Atividades que venham sem um registro, apenas com o relato, não poderão ser publicadas.

Recebemos materiais todos os dias, por isso a publicação não é imediata. Mas todos os professores têm espaço em nossos canais! Às vezes, pode acontecer de não recebermos algum e-mail por problemas com os anexos. Separamos também algumas dicas para que os e-mails cheguem direitinho à nossa caixa de mensagens:

• Se os arquivos estiverem muito pesados para envio, você pode separá-los em mais de uma mensagem ou usar a ajuda de sites para transferência de arquivos.
• No WeTransfer, por exemplo, você adiciona os arquivos que quer enviar, digita seu e-mail e o e-mail do destinatário (que, no nosso caso, é contato@timfazciencia.com.br), e escreve uma mensagem (não esqueça de identificar seu nome completo, turma, escola e cidade, além de explicar as atividades enviadas). Ao clicar em “Transferir”, o site carrega os arquivos e o destinatário recebe um link para baixá-los automaticamente. Ou seja, você não precisa fazer mais nada.
• Normalmente, os vídeos são os arquivos mais pesados. Se não conseguir anexá-los, você também pode usar um site para transferência de arquivos ou publicá-lo no YouTube e nos enviar o link.
• Quando for enviar arquivos em formato Word, PowerPoint ou PDF, procure enviar também as fotos em anexo ou por um site de transferência de arquivos. Dessa forma, a qualidade das imagens se mantém e facilita a inserção em nossos canais.

Se tiver qualquer dúvida ou problema com envio, nossa Central de Relacionamento está à disposição para ajudá-lo pelo telefone 0800 770 5400 ou pelo e-mail contato@timfazciencia.com.br. Aguardamos seu material!

52 Comentários

  1. Olá!
    Desenvolvi na escola uma pesquisa com os pequenos… Educandos de 6 a 9 anos adaptando o material no que foi possível, sobre a operação Questionar. Devido a uma curiosidade que as crianças tinham em relação ao local da escola. Antes de ser escola o que era o Brice? Cemitério. Mito ou verdade? As crianças levantaram hipóteses através de produção de texto, história em quadrinhos e áudios visuais , fizemos leitura sobre os documentos da escola e documentos do Sr. Brice Francisco Cordeiro falecido, o qual diziam as crianças que fora sepultado no fundo da escola. A neta do Sr. Brice é coordenadora da escola no noturno e deu seu depoimento tirando as dúvidas das crianças e estas participaram e se envolveram na pesquisa, procuramos somente mediar, para que elas construíssem a ideia. Foi muito bom desenvolver o projeto apesar do tempo não ter sido satisfatório para concluir e esgotar o projeto. Elaboramos um vídeo onde tentamos mostrar o processo da pesquisa, porque produzimos muito material. E iremos participar do Seminário Ciência na escola da SME – Secretaria Municipal de Educação dia 20 de outubro para apresentar nosso trabalho realizado na escola do programa Tim faz ciência.

    Responder
    • Enviamos o vídeo via email!

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Silvana, que ótima ideia: escolher um mistério e desmistificá-lo. No final das contas, qual foi a conclusão? Havia ou não havia cemitério no local em que a escola foi construída? Que outras pesquisas você e seus alunos fizeram relacionadas a esse tema?

        Responder
  2. Bom dia, sou Viviane Sofia, tenho 10 anos do quinto ano, agradeço aos inventores desta criação onde podemos aprender um pouco mais.
    Na Operação Observar, aprendi que devemos ser mais atentos e não só olhar as coisas, e sim observá-las, onde veremos sempre um algo mais que nos surpreende; agora na Operação Verificar: temos que ter hipóteses onde surgiram opiniões para resolver um problema, temos que verificar em nossa volta os meios de soluções da hipotesis certa para não cometermos erros ; na Operação classificar podemos organizar as coisas em grupos somando o pensamento de todos para chegar a conclusão de grupos diferentes. Operação Questionar, tem pronomes interrogativo que sempre sugiram no meio de texto, diálogos fazendo perguntas, querendo sempre uma resposta, uma solução, um inicio e chegando a um fim.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Viviane, você está sabendo muito sobre as operações! Parabéns!
      Qual é a que você mais gostou? O que você tem feito de forma diferente na sua vida depois que conheceu TIM Faz Ciência?

      Responder
  3. Sou professora do 4º ano em Vitória no ES. Minha turma é imensamente heterogênea, com todo tipo de alunado que imaginarem!
    Ao iniciarem o questionário da capa no início do ano, me surpreendi com as respostas de muitos alunos, inclusive dos alunos especiais. Descobri que as respostas sobre os medos e anseios eram mais profundos e isso me possibilitou conhece-los muito melhor. Foi interessante perceber que o retorno que a capa do caderno do estudante deu, foi maior que qualquer produção de texto, entrevista ou apresentação! Era como se as perguntas atingissem em cheio os alunos mais inalcançáveis.
    Mas hoje quero especificamente falar sobre um aluno em especial. Meu aluno K.
    Descobri que ele não tinha sonhos… Não tinha perspectivas… Era o Zé da Dorotéia!
    É um aluno repetente e está no início da alfabetização mesmo com idade avançada. Seu histórico familiar é de abandono. Juntos refletimos sobre isso, caminhamos em passos lentos, e, aprendendo a observar, questionar, verificar, foi se sentindo capaz. Hoje, ele já tem perspectivas! Seu caminhar tem flores, árvores, perfumes… TEM LUZ DO SOL E DO LUAR! O aluno K. é de fato minha maior conquista e preciso dizer que não é só minha, mas NOSSA conquista! Obrigada Tim por iniciar e guiar nosso caminhar! Em breve vocês irão conhece-lo por meio de fotos e de sua própria cartinha!
    Obrigada pelas capacitações que realmente oxigenam minha vida em sala…
    Obrigada pelo novo olhar sobre as coisas e pessoas!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que história maravilhosa deve ser essa história do K, Raquel!
      Queremos saber em detalhes como foi essa mudança. Por favor, envie para a Central de Relacionamento (contato@timfazciencia.com.br) um relato contando as alterações positivas que TIM Faz Ciência trouxe para a vida do seu aluno. Seu desempenho nas aulas melhorou? Ele está mais participativo, comunicativo? E as notas, mudaram também? Estamos muito curiosos!

      Responder
  4. Olá queridos e queridas!

    Primeiramente gostaria de agradecer o imenso cuidado para comigo no que diz respeito à reposição da minha bolsa. Não havia necessidade de se preocuparem e mesmo assim o fizeram. Isso mostra como vcs nos tratam e levam esse projeto a sério. Obrigada!
    Gostaria de dizer que apesar de não estar presente relatando no site (em breve farei o relatório com fotos) o TIM FAZ CIÊNCIA tem feito toda a diferença em nossa sala!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Somos nós que agradecemos pela sua dedicação, Raquel.
      Aguardamos seus relatos!

      Responder
  5. Oi pessoal estou trabalhando verificar procurei colocar junto com a matéria de geografia. Iniciamos fazendo uma pesquisa sobre os rios. Onde eles poderam verificar sua importância, onde os rios nascem e desagua suas águas. nossas atividades ficaram mais completa com uma maquete onde os próprios alunos confeccionaram as podendo verificar varias coisas como: onde o rio passa, a poluição, o campo a cidade grande etc.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que atividade interessante, Williana!
      Você tem fotos da maquete? Por favor, envie-as para nossa Central de Relacionamento: contato@timfazciencia.com.br.

      Responder
  6. Gostaria de compartilhar com vcs oque aconteceu um dia tentando perguntar porque estava brigando qual era a classe dele ,mas ele saiu correndo com medo depois ele vai até eu e a minha parceira e disse que a classe dele era 3 ano d e perguntou pra que que era eu e a minha amiga dissemos que era para um trabalho que não pressisava se preocupa ele disse que ficou aliviado virou e saiu correndo

    Responder
  7. Sugestões para uma hipótese para o nosso grupo

    Responder
  8. Boa noite, sou do DF, tivemos a primeira palestra no início de abril e ainda não recebemos o caderno do aluno para iniciar o projeto, o qual acendeu em mim uma enorme chama de esperança. Aguardo ansiosamente.

    Sueli Barros

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, professora Sueli!
      Pode ter certeza que em breve a remessa de cadernos do estudante chegará aí no Distrito Federal.
      Fique tranquila que não vamos esquecer de você!
      😉

      Responder
  9. Recebemos o material uns dias antes do recesso de julho. Interessei-me pelo projeto e quero participar com minha turma. Estou com uma turminha de 4to ano. Quero experimentar esse projeto e sei que conseguirei. Contem com minha turma.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Ruth!
      Quem bom saber disso!
      Mande relatos das atividades na sua turma, fotos e o que mais quiser para nossa Central de Relacionamento, no e-mail contato@timfazciencia.com.br.

      Responder
  10. Durante o 1º semestre trabalhei com os temas OBSERVAR, VERIFICAR E QUESTIONAR, Além dos conteúdos existentes no livros, fizemos também experiências com diversos tipos de materiais como por exemplo: tinta, óleo, e misturas. Objetos que boiam e que não boiam, verificação de medidas com o próprio alunos e de objetos da sala. com base nos conteúdos, eles despertaram para um melhor questionamento demostrando em suas atitudes criticidade em situação decorrente do dia trazidos para a sala de aula. está sendo gratificante trabalhar com o projeto TIM FAZ CIÊNCIA, pois é um material que faz com que os alunos questionem deixando-os interessados e fascinados com as atividades de desafios e hipóteses.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Muito bom saber disso, Karliane.
      Envie relatos mais detalhados desses percursos para a Central de Relacionamento, junto com fotos correspondentes. Assim poderemos publicar toda a riqueza da sua sala de aula aqui no site, no Facebook ou no Flickr!

      Responder
  11. INICIEI O PROJETO TIM FAZ CIÊNCIA APRESENTANDO OS MATERIAIS PARA A TURMA DO 5° ANO. ANTES DOS ALUNOS ENTRAREM NA SALA PREPAREI A SALA COM BALÔES E COM O NOME DO PROJETO, COLOQUEI UM TAPETE COM TODOS OS LIVROS. EXPLIQUEI PARA ELES QUE NOS IRIAMOS TRABALHAR COM O PROJETO, A TURMA INTERAGIU BASTANTE COM O MATERIAL, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS, HIPOTESES REFERENTES AOS CONTEUDOS ABORDADOS

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Boa ideia, Karliane!
      Você tem fotos desse convite? Envie para a Central de Relacionamento!

      Responder
  12. Os alunos do 5° ano da escola Municipal coração de Jesus iniciaram as atividades do Programa Tim Faz Ciências no dia ..06 de maio de 2015.
    Primeiramente entregamos o material para os alunos. A Orientadora Albertina, falou sobre o programa e estimulou a participação dos alunos .
    Em seguida mostramos a primeira aula do percurso, observar e a história de Zé Dorotéia e as árvores. Os alunos gostaram da história, mas não gostaram do final. Então solicitei que cada um desse o final que desejavam para os personagens.
    Dois alunos disseram que Zé encontrou Dorotéia teve um enfarto e morreu fiquei surpresa, pois não imaginava que iriam “matar” o Zé. Questionei – os e me disseram que algo que poderia acontecer já que Zé procurou tanto por Dorotéia. Bem quem sou eu para duvidar?
    Enfim a criatividade surgiu em vários finais.Também ilustraram a história com belíssimos desenhos.
    Os alunos ficaram muito empolgados com o trabalho e fizeram também a observação do recreio realizaram até entrevistas com os alunos para saber o que gostam de fazer na hora do recreio. No próximo encontro vamos concluir a parte do Observar e analisar as descobertas desse momento.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      A imaginação das crianças é incrível mesmo, né, Liliane? Até para esse trágico final tinha uma boa explicação! Que tal enviar os desenhos para a nossa Central de Relacionamento? Assim podemos publicá-los em nossos canais. Compartilhe também os resultados da observação do recreio, queremos saber como foi.

      Responder
  13. “AINDA SOBRE O PERCURSO GENERALIZAR”
    QUANTO AO DESAFIO NÍVEL 2 DAS PÁG 74 E 75, BUSQUEI MOSTRAR PARA ELES QUE OS DEMAIS PERCURSOS SERIAM UTILIZADOS PARA QUE ELES FORMULASSEM SUAS IDEIAS SOBRE O GENERALIZAR, TRABALHANDO OS QUESTIONAMENTOS DO DESAFIO NO QUADRO, PARA QUE ELES ENTENDESSEM COMO SE CONCLUÍA CADA ETAPA. EM SEGUIDA, JOGUEI COM ELES O JOGO DA GARRAFA E DOS NUMERAIS, ONDE ELES CRIARIAM SITUAÇÕES MATEMÁTICAS E A CADA CONTA , ELES DEVERIAM DAR A RESPOSTA E ENTENDER QUE NO 5º ANO ALGUMAS CONTINHAS NÃO SÃO POSSÍVEIS RESOLVER, SOMENTE NO FUNDAMENTAL II, QUE ELES ADENTRARAM OUTROS CONTEÚDOS. EX: +2 -3= -1. a TURMA DO 5º ANO FICOU O DESAFIO SOBRE O CELULAR E O 4º ANO COM O DESAFIO SOBRE AS ÁRVORES E FOLHAS, O 4º ANO DEU CONTA DO RECADO DIREITINHO, O CADERNINHO DELES FICOU BEM LEGAL E ORGANIZADO, JÁ A TURMA DO 5º ANO NÃO DEU CONTA NEM DO DICIONÁRIO DE GÍRIAS.COM RELAÇÃO AO TEXTO DA HISTÓRIA DE GEMA, ELES GOSTARAM E SE ENVOLVERAM PARA RESPONDER AO QUESTIONAMENTO, FINALIZAMOS ESSA AULA COM O DESENHO DE GEMA E EUGENEA.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Vanda, você enviou fotos dos cadernos dos seus alunos do 4º ano, com os desafios de Generalizar realizados?

      Responder
      • SIM ENVIEI TUDO PELO EMAIL DO SITE.

        Responder
    • Tim faz ciência e muito legal quero aprender a fazer esse projeto

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Olá, Eduarda!
        Você é estudante?

        Responder
  14. OS PERCURSOS DEFINIR E APLICAR, FORAM BEM TRABALHADOS NA I FERIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO BENEDITO – CE E NA FEIRA CULTURAL DA EMEB RAIMUNDO DE CARVALHO LIMA, ALÉM DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS DOIS TEMAS, ELES TIVERAM QUE REALIZAR UMA PESQUISA NO GOOGLE PARA DESENVOLVEREM AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM INTERAGIDAS COM A ESCOLA NO TURNO DA TRADE, NA EXPOSIÇÃO DA FEIRA . PARA ELES O PERCURSO DEFINIR DEU SUPORTE PARA O APLICAR NA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS, ONDE TIVERAM QUE TESTAR E REVER AS EXPERIÊNCIAS, ANTES DA APRESENTAÇÃO PARA O GRUPO. QUANTO A FEIRA CULTURAL, ELES TIVERAM QUE ENSAIAR E APLICAR SUAS HABILIDADES, ATRAVÉS DE DANÇAS E MÚSICAS(PARÓDIAS). FOI UMA TARDE ENVOLVENTE, ONDE TODOS PUDERAM CONTRIBUIR COM SEUS TALENTOS COMOVENDO O SUCESSO DO EVENTO.
    OBS: AS FOTOS IRÃO POR EMAIL.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Muito bom, Vanderlúcia!
      É muito bom saber que seus alunos estão relacionando as operações intelectuais. Isso é ótimo. Afinal, todas elas se complementam, não é mesmo?

      Responder
  15. O PERCURSO CLASSIFICAR FOI TRABALHADO COM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA : A GARÇA E O RINOCERONTE, EM SEGUIDA OS ALUNOS RESOLVERAM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO. ATRAVÉS DE CHARADAS, TRABALHAMOS A CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS ( TERRESTRE, AQUÁTICO, CARNÍVORO , HERBÍVORO, ETC), ONDE A PARTICIPAÇÃO DELES FOI ENVOLVENTE, DIANTE DE CADA DESAFIO ENCONTRADO.AO TRABALHARMOS OS CRITÉRIOS OBJETIVOS( O QUE ELES GOSTAM NA ESCOLA) E SUBJETIVOS( O QUE MENOS GOSTAM OU NÃO GOSTAM DE FORMA ALGUMA NA ESCOLA),FOI LEGAL POIS O TEMA QUESTIONAR MAIS UMA VEZ ENTRA EM AÇÃO.FOI UMA FORMA DINAMIZADA DE AVALIAR A ESCOLA COMO UM TODO E O NOSSO TRABALHO COMO EDUCADORES.PARA CONCLUIR O PERCURSO, ELES ESCREVERAM UMA CARTA PARA O SEU PRÓPRIO CORPO, ONDE ELES INTERAGIRAM COM O GRUPÃO E A AULA SE TORNOU ALEGRE E PRAZEROSA, POIS MUITOS NÃO SE ENCONTRAVAM FELIZES COM SEUS CORPOS.
    OBS: AS FOTOS SERÃO ENVIADAS PELO EMAIL.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Vanderlúcia, porque você não convida seus alunos para publicarem as cartinhas para o corpo aqui no site, na página Fale, Estudante! (http://timfazciencia.com.br/estudante/)?

      Responder
  16. Trabalhamos o percurso Questionar da seguinte forma: lemos e questionamos a história, e as dúvidas foram surgindo , pois eles são bastante curiosos, ao me questionar.Além das atividades propostas no caderno do aluno,eles resolveram fazer uma entrevista à diretora, Samara, questionando – a sobre suas curiosidades sobre a profissão da mesma e sobre o cargo por ela ocupado , atualmente.Eles lançaram as perguntas do desafio nível 4 da página 48 , para ela responder. E muito gratificante, pois além de ter a participação dela no Tim Faz Ciência, foi legal pela homenagem à ela pelo dia do diretor escolar.Para finalizar as aulas sobre o percurso Questionar, os alunos escreveram uma cartinha para um colega que desistiu de estudar, falando sobre o melhoramento da escola depois da reforma, onde aconteceu a inauguração com a presença do senhor prefeito municipal e algumas autoridades locais.
    OBS: As fotos iram pelo email .

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Vanderlúcia!
      Seus alunos escreveram a cartinha para um coleguinha da turma? E as cartas foram entregues a ele, vocês estão pensando em entregá-las?
      Em breve a gente publica as fotos dessa atividade tão legal aqui no site ou no Facebook.

      Responder
      • SIM AS CARTINHAS FORAM ENTREGUES ÀS PESSOAS DESTINATÁRIAS.

        Responder
  17. Com o Projeto Saúde na Escola , uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos puderam constatar que trabalhamos todos os Temas Intelectuais propostos pelo TFC.
    A mesma coisa aconteceu com a 1ª feira de Ciências das Escolas Municipais de São Benedito – Ce. E cada vez mais nossos alunos estão aprendendo e concluindo que a Ciência está sempre presente em nossas vidas.
    Quando realizamos as experiências, o Tema Aplicar mereceu destaque.
    Assim, no Tema Intelectual Questionar, os alunos aprenderam que aquelas pequenas palavras ou expressões têm uma classificação: PRONOMES INTERROGATIVOS, que eles só aprenderiam nas séries do Fundamental II.
    Aproveitando a oportunidade cada aluno escreveu sua cartinha ao Prefeito Municipal de São Benedito – Ce, questionando – o sobre a reforma da Praça do Estádio que eles haviam visitado.
    Eles gostaram das atividades deste tema , que com mais facilidade e rapidez responderam aos desafios propostos.concluímos o TEMA com a escrita da carta para uma criança que estivesse fora da Escola.
    Todas as etapas foram socializadas pelas crianças para o grupo, com a leitura de seus trabalhos.
    Depois posso enviar mais fotos comprovando , meu relato. Abraços a todos do TFC e aos colegas professores de caminhada.
    VANDA MARIA CORREIA SOUZA
    EMEB MONSENHOR OTALÍCIO
    4º E 5º ANO
    SÃO BENEDITO – CE

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Envie sim essas fotos, Vanda. Mande-as para nossa Central de Relacionamento no e-mail contato@timfazciencia.com.br.
      E quanto ao Aplicar, como foi esse percurso na sua turma? Não recebemos muitos relatos do Aplicar ainda, conte aqui como foi o seu!

      Responder
      • AS FOTOS JÁ FORAM ENVIADAS PELO EMAIL DO SITE

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Ótimo, então, Vanda!
          Em breve elas serão publicadas aqui no site ou no nosso Facebook.

          Responder
      • Concluímos o percurso questionar com a leitura e escolha da melhor escrita da carta para uma criança que se encontra fora da sala de aula(escola)..E para a escolha solicitei a ajuda dos colegas do Programa Mais Educação : Fabiano, professor de música e Eilane, professora de letramento e reforço escolar. O primeiro lugar ficou com a aluna Geane do 5º ano e o 2º lugar com a Letícia do 4º ano, cada uma ganhou um lápis como premiação( prêmio simb[olico)
        Em seguida, prosseguimos com a aula, iniciando o percurso DEFINIR. Meus alunos gostaram muito dos desafios propostos, pois a aula foi bem dinâmica.
        os textos estão ajudando aos alunos na desenvoltura com a escrita e oralidade, que antes eram bastante tímidos e não gostavam de ler para outras pessoas.
        Estamos mais próximos de concluir nossas aulas. As fotos e vídeos iram por email. deus proteja a todos nesse NATAL, muita paz e luz!!!! Bjão no coração de todos….

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Muito bem, Vanda, parabéns pela iniciativa!
          E um ótimo Natal pra você também!

          Responder
      • NO DIA PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 2014, FIZ UMA REUNIÃO DE PAIS, ONDE COMPARECERAM 9 MÃES.PARA EXPLICAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ASSIDUIDADE DOS ALUNOS NAS AULAS , DEVIDO AO TIM FAZ CIÊNCIA..ALÉM DE ABORDAR A INFREQUÊNCIA DELES, FALEI TAMBÉM SOBRE A RELEVÂNCIA DO APOIO DELES NA CONFECÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA CASA.
        INICIEI A REUNIÃO COM A LEITURA DO TEXTO BÍBLICO: DEUTERONÔMIO 35,8.E A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.EM SEGUIDA, APRESENTEI OS PERCURSOS INTELECTUAIS DO PROJETO TIM FAZ CIÊNCIA, E ELAS GOSTARAM DE TUDO QUE VIRAM E OUVIRAM..
        APÓS , DEI PROSSEGUIMENTO DA AULA COM AS ATIVIDADES DO PERCURSO APLICAR QUE MUITO INTERESSOU E CHAMOU A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA OS PERCURSOS PROPOSTOS NO CADERNO DO ALUNO.COM A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO : O REINO DE VISHLOSTOSK, QUE FALA SOBRE O USO DO DICIONÁRIO E QUE ELES FIZERAM USO DURANTE TODO O PERCURSO..
        POSSO ASSEGURAR QUE A CADA AULA QUE TEMOS SOBRE AS ATIVIDADES E CORREÇÕES DAS MESMAS, É MAIS UM DIRECIONAMENTO E UM APRENDIZADO QUE FAVORECEM MEUS ALUNOS PARA A ÉTICA E A CIDADANIA..
        ESTAMOS CHEGANDO AOS FINALMENTE, ESPERO TER CONTRIBUÍDO DE FORMA POSITIVA APA A EDUCAÇÃO SÓCIO – EFETIVA DA COMUNIDADE E TÊ – LOS AJUDADO NA REFLEXÃO DE QUE TODOS OS DIAS VIVEMOS E APRENDEMOS ALGO NOVO.
        OBS: DEPOIS ENVIO FOTOS………
        PROFª VANDA MARIA CORREIA SOUZA / 5º E 4º ANO

        Responder
        • A AULA SOBRE DOBRADURAS DAS PÁGINAS 65 E 66, FOI MUITO GRATIFICANTE E TEVE BONS RESULTADOS COM OS ALUNOS TRABALHANDO A SOLIDARIEDADE , UNS AJUDANDO OS OUTROS QUE NÃO CONSEGUIAM REALIZAR BEM A TAREFA PROPOSTA.
          EMEB MONSENHOR OTALÍCIO
          SÃO BENEDITO – CE
          PROFESSORA VANDA MARIA CORREIA SOUZA
          4º E 5º ANO

          Responder
          • Equipe TIM Faz Ciência

            Seus alunos se aPLICAram bastante, né Vanda? 🙂

        • NO PERCURSO APLICAR, AS ATIVIDADES DA PÁGINA 70, JOGO 5, QUE É PARA DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS EXPRESSÕES AUXILIOU NA CONFECÇÃO DO DICIONÁRIO DE GÍRIAS, POIS TRATA DE INTERPRETAR EXPRESSÕES. OS ALUNOS SE EMPOLGARAM TAMBÉM COM A REALIZAÇÃO DO JOGO 6( OLHO VIVO), MAS OS JOGOS QUE ENCANTARAM MESMO AOS ALUNOS FORAM O 3(O INVASOR) E O JOGO 4(DAS CONCLUSÕES)QUE FAZEM OS ALUNOS RACIOCINAREM E TENTAREM SUPOSIÇÕES, ATÉ CONCRETIZAREM SUAS RESPOSTAS.O JOGO 2 , ELES ACHARAM PARECIDO COM O JOGO POR ELES CONHECIDOS “ADEDONHA”. O PERCURSO FOI MUITO LEGAL DE TRABALHAR E A EMPOLGAÇÃO DAS CRIANÇAS ERA VISÍVEL.
          PROFESSORA: VANDA MARIA CORREIA SOUZA
          EMEB MONSENHOR OTALÍCIO
          4º E 5º ANO

          Responder
          • É MUITO GRATIFICANTE TRABALHAR O PROJETO TIM FAZ CIÊNCIA, POIS COMECEI COM 14 ALUNOS E APENAS 2 NÃO ESTÃO CONOSCO.OS 12 QUE FICARAM, SÃO PARTICIPATIVOS, SE EMPENHAM PARA APRENDER E ASSIM DESENVOLVER SUAS HABILIDADES DE ACORDO COM CADA PERCURSO.
            AO TRABALHAR, O TEMA GENERALIZAR, SUGERI QUE MEUS ALUNOS VIESSEM À FRENTE PARA APRESENTAREM O DESAFIO NÍVEL 3 DA PÁGINA 76, GRAVEI AS APRESENTAÇÕES DELES , ONDE TIVE QUE FAZER ALGUMAS INTERVENÇÕES E MESMO ASSIM GOSTEI DO QUE APRESENTARAM , POIS PERCEBI QUE ANTES DE ASSUMIR A TURMA , ELES APRESENTAVAM DIFICULDADES DE ESCRITA E ORALIDADE .

          • Gostaria de ver publicada no face algumas fotos dos meus alunos, pois eles me cobram muito, quando digo que enviei e eles não visualizam.

          • Equipe TIM Faz Ciência

            Vanda, você viu os dois posts que fizemos sobre a sua turma?
            http://timfazciencia.com.br/colocando-a-saude-em-dia-com-tim-faz-ciencia/
            https://www.facebook.com/media/set/?set=a.716825105021161.1073741895.638141476222858&type=1

          • Equipe TIM Faz Ciência

            Você vê, Vanda, nos jogos de aplicar os seus alunos utilizaram um conceito que aprenderam lá no início: hipótese. Muito bem!

        • Equipe TIM Faz Ciência

          Vanda, com certeza você está no caminho certo! E envolver os pais em TIM Faz Ciência é superimportante, você fez isso muito bem.

          Responder
  18. Olá! enviei o trabalho da turma e ainda não vi publicando, a turma está muito envolvida e quer muito ver seus trabalho no facebook ou na página do projeto.
    Beijos!!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Silvana, tudo bem?
      A gente recebeu sim seu relatório, só que ainda não tivemos tempo de publicá-lo. Em breve as fotos da sua turma estarão aqui no site ou nosso Facebook (http://www.facebook.com/TIMFazCiencia). Aguarde!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *