Instituto TIM

Tempo de vida animal: de minutos a séculos

30/01/2015

Cada animal tem um tempo de vida diferente. Um elefante pode viver por mais de 70 anos, enquanto as abelhas não costumam passar de alguns meses. Mas isso varia muito dentro de cada espécie. A expectativa de vida dos seres humanos, por exemplo, muda em cada país. No Brasil, ela é de 74,9 anos. Porém, a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness World Records, chegou aos 122 anos! E você sabe quais são os bichos com as menores e maiores idades já registradas?

No primeiro grupo estão os insetos do grupo dos efemerópteros, também conhecidos como efêmeros ou efeméridas. Não é à toa que eles ganharam esse nome: em grego, efêmero significa “que dura um dia”. Os insetos dessa espécie costumam viver de poucas horas a um dia só – e alguns alcançam apenas 30 minutos de vida! Eles vivem em locais com água doce e passam esse curto tempo se reproduzindo, sem nem se alimentar.

 

Efemérida-Cameraman

Efemérida: o inseto que pode viver de 30 minutos a um dia. (Foto: Cameraman/Wikimedia Commons)

 

Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias. Entre as formigas, acontece uma coisa curiosa: algumas delas duram apenas duas semanas, outras vivem até sete anos. Já a formiga-rainha pode aproveitar seu reinado por até 30 anos! Entre os mamíferos, os musaranhos não são pequenos apenas no tamanho, mas também na idade, vivendo entre 1 e 2 anos.

 

Musaranho_Sjonge

O pequeno musaranho, com tempo de vida entre 1 e 2 anos. (Foto: Sjonge/Wikimedia Commons)

 

Por outro lado, o bicho com o maior tempo de vida já registrado acumulou nada menos que 507 anos! Foi um molusco bivalve (assim como as ostras, que vivem dentro de uma concha) da espécie Arctica islandica que ganhou o nome de Ming, quando foi descoberto, em 2006. Mas depois de cinco séculos de vida, Ming teve um final desastroso. Os cientistas que o estudavam tentaram abrir sua concha para calcular melhor sua idade (dá para fazer isso contando os anéis que ficam marcados na concha a cada ano). E, acidentalmente, mataram o bichinho! Se isso não tivesse acontecido, quantos anos mais será que ele poderia ter vivido?

 

SONY DSC

Um exemplar da espécie Arctica islandica, a mesma de Ming. (Foto: Hans Hillewaert/Wikimedia Commons)

 

Outros animais também se juntam a Ming no time dos centenários. A baleia-da-Groenlândia, por exemplo, pode atingir 200 anos, sendo o mamífero que vive por mais tempo. Há espécies de tartaruga que ultrapassam os 150 anos. Tu’i Malila, uma tartaruga-radiada que viveu em Tonga, um arquipélago no Oceano Pacífico, teve a idade estimada em 188 anos. E Adwaita, um jabuti-gigante-de-Aldabra, foi registrado na Índia com 150 anos, mas alguns pesquisadores calculam que ele chegou aos 250.

 

Fontes:
National Geographic (em inglês)
Terra
UOL

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code