Instituto TIM

O que é TIM Faz Ciência

O programa TIM Faz Ciência é uma iniciativa do Instituto TIM dirigida a professores e estudantes de 4º e 5º anos de ensino fundamental.

Ele foi elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia. Numa de suas obras, Teaching as a subversive activity, Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais que fazemos: OBSERVAMOS, VERIFICAMOS, CLASSIFICAMOS, QUESTIONAMOS, DEFINIMOS, APLICAMOS e GENERALIZAMOS.

E é exatamente sobre essa ideia que o programa TIM Faz Ciência está organizado.

Todas as aulas, histórias, textos e atividades do programa foram elaborados para que as crianças participantes não só realizem essas operações, mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas.

Quando a gente trabalha sobre essas operações intelectuais com os estudantes, é como se nós estivéssemos mostrando a eles um pouco da “cozinha” da casa dos cientistas, e não a sala de jantar, com a mesa já posta e a comida prontinha. Essa é a diferença entre apresentar às crianças uma classificação de animais, por exemplo, (já pronta, como a comida na mesa da sala de jantar) e ensinar a elas o que é classificar e como produzimos classificações (a cozinha).

Afinal, mais importante do que saber o conteúdo – aquilo que foi pensado e produzido pela ciência – é compreender seus mecanismos de produção e a forma como os cientistas chegaram àquele resultado. É a capacidade de pensar que nos interessa. Por isso, centramos os materiais didáticos de TIM Faz Ciência nas 7 operações intelectuais, 7 procedimentos que os cientistas usam para produzir e validar o conhecimento científico. São esses procedimentos, que os cientistas e nós mesmos fazemos todos os dias, que serão ensinados às crianças por meio das atividades propostas.

Assim, esperamos que você aceite nosso convite e ingresse, com seus alunos e alunas, neste percurso cheio de desafios, surpresas e descobertas, porque sabemos que, ao final, vocês terão angariado recursos necessários para saber mais sobre o mundo e sobre esse jeito tão bonito de olhar, pensar e agir sobre ele, que é a ciência.

Sejam todos muito bem-vindos ao Programa TIM Faz Ciência!

“Não pode haver qualquer inovação significativa na educação que não tenha como centro as atitudes dos professores, e é uma ilusão pensar de outra maneira. As crenças, sentimentos e suposições dos professores são o oxigênio de um ambiente de aprendizagem; são eles que determinam a qualidade de vida dentro dele.”
NEIL POSTMAN e CHARLES WEINGARTNER

 

147 Comentários

  1. crianças que estao vendo vao a escola para aprender poiso esite escola para crianças se nao ir escola para voce aperder

    assinado welington

    Responder
  2. Desafio n° 4

    Goiânia, 22 de Novembro de 2016

    Cara criança , olá sou um estudante do 6 ano, estudo numa escola municipal, meu nome e Lívia Pedroso Carvalho tenho 12 anos de idade , fico na minha escola parte do meu tempo das 07:00h as 16:00h .
    Então vim aqui para convidar vocês a vim e conhecer a escola. Vocês precisam conhece-la. Eu aposto que vocês não vão querer sair mais de uma escola. Procurem no seu setor vamos conhecer uma escola.
    Na escola tem amigos verdadeiros professoras legais. Além disso você aprende a ser alguém que sua mãe sempre sonhou, a ser um bom profissional no futuro .

    Vamos para a escola galera!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Lívia, obrigada pela sua cartinha!
      Você já sabe que profissional quer ser no futuro?

      Responder
  3. e eu queria saber como e a vida das pessoas que nascem no ano bissexto

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Kayk, porque você acha que a vida de alguém que nasce em ano bissexto é diferente da de alguém que não nasce em ano bissexto?

      Responder
  4. Hoje foi um dia inesquecível! Todas as apresentações estavam incríveis, cada uma com um diferencial que envolvia, encantava e fortalecia a prática com as 7 Operações Intelectuais.
    Obrigada TIM FAZ CIÊNCIA, por enviar a Lilian e toda a equipe para compartilhar conosco a base teórica para a promoção de novos aprendizados.
    Até breve!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Nós é que agradecemos a você, Elizabeth, por compartilhar conosco sua experiência!
      Seu recadinho será repassado a toda a equipe.
      Muito obrigada!

      Responder
  5. Boa noite , esse é meu primeiro comentário , estou no período ” Questionar ” ! Com a ajuda da professora Shirley , os alunos do 5º Ano A realizaram uma redação defendendo uma causa . A minha é a seguinte :

    POR QUE AS MENINAS PARARAM DE BRINCAR DE BONECA ?

    Por que as meninas atualmente não brincam de boneca ? Um brinquedo tão interessante ! Porque tal preconceito ? Um dos exemplos é que atualmente poucas garotas brincam com bonecas , porque acham vergonhoso e pensam no outras pessoas irão pensar e acabam perdendo a própria infância .

    Quando me perguntam se gosto de bonecas , apenas respondo que sim e que não irei perder minha infância . Apenas aconselho que divirta-se enquanto é tempo . Apoie essa causa !!

    Beijos , Equipe Tim Faz Ciência !!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Samira!
      Vocês também fizeram a carta a uma criança fora da escola?
      Que outras operações você e seus colegas já completaram?

      Responder
  6. Olá boa noite ! Estou participando do projeto em Brasília , recebi o material e estou aplicando na minha turma , dividi meu material com uma colega e estamos adorando . Estamos na parte do recreio. Muito produtivo as crianças observaram coisas muito interessantes dentre elas algumas brincadeiras violentas dos colegas, correria nas escadas que poderiam vir a causar acidentes , crianças que ficam isoladas etc. Já pensaram em modo de amenizá-las ou até mesmo resolvê-las. Semana que vem vamos colocar em prática todas as ideias dos estudantes , muitas inclusive criativas . Parabéns pela iniciativa semana que vem se vcs quiserem envio o resultado por fotos . Abraço.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Por favor, Rosa, envie essas fotos junto a um relato detalhado das atividades que você e seus alunos têm feito.
      As crianças aprenderam a fazer hipóteses? As hipóteses foram confirmadas ou as crianças descobriram outras coisas? Quais foram as sugestões dos alunos para mudar o recreio?

      Responder
  7. Aprendi que observar é reparar nos detalhes que existem no mundo

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      E que detalhes você tem reparado ultimamente, Letícia?

      Responder
  8. No nosso projeto, tivemos que observar o recreio das crianças do 1ª ano ,apontamos alguns erros , fizemos algumas bbrincadeiras e percebemos melhoras no recreio, como por exemplo a correria ,claro ainda há crianças correndo,porem diminuio bastante

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que erros vocês apontaram, Letícia? E quais foram as brincadeiras sugeridas?

      Responder
  9. Boa noite,eu Pedro Henrique Araujo Lins ,estudo na escola EMEB Mário de Andrade sou da turma do 5 ano A. Nossa turma está gostando muito desse projeto TIM FAZ CIÊNCIA, nós estamos no observar, a gente está aprendendo que observar nós enxergamos as coisas de outra forma. OBRIGADO PELA INFLUÊNCIA.

    GRATO: Pedro Henrique

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Pedro Henrique!
      O que você tem observado ultimamente? Que coisas você notou, que nunca tinha notado antes?

      Responder
  10. ESTOU GOSTANDO BASTANTE DESSE PROJETO.ESTAMOS NA FASE DE OBSERVAR.OBSERVAR PARA MIM É… IMPORTANTE PARA NOSSA VIDA, PORQUE OBSERVANDO AGENTE CONSEGUE VER O MUNDO DE OUTRA FORMA, AGENTE IMAGINA COISAS MALUCAS, OU SEJA,OBSERVAR É DEMAIS

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Ana Clara, o que você tem observado por aí?
      Você está vendo o mundo de outra forma, desde que começaram as aulas de TIM Faz Ciência?

      Responder
  11. E.M.E.F LUIZ EDUARDO STUDART GOMES

    Venho através deste relatar a minha vivencia em sala com o Projeto Tim faz Ciência.
    Sou professora na rede Municipal de Aquiraz comecei os trabalhos pelo campo da observação, pois trabalhamos de acordo com o planejamento do nosso Município. E simplesmente fiquei fascinada pela delicadeza e o encanto das histórias.
    Foi trabalhado com os educando a predição do Projeto Tim faz Ciência, explicação oral das operações , percebi a interação e a atenção com o mesmo, Cada criança dando seu relato.
    Logo após cada relato, percebemos que observar não é pois uma atividade previa, não é uma coleta aleatória de dados, mas uma forma de olhar fenômenos e de interrogá-las.

    TURMAS : 4º E 5º ANO
    DANIELE DA SILVA ARAUJO
    PROFESSORA

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Obrigada por compartilhar seu relato, Daniele!
      Que atividades você e seus alunos fizeram? Como foi a observação do recreio? Seus alunos aprenderam o que são hipóteses?
      Conte pra gente!

      Responder
  12. ola eu gostei muito eu vou pegar essas dicas e vou fazer bjs

    Responder
  13. Tim Faz Ciência/observar
    No começo foi difícil saber a resposta certa para a pergunta:Oque é observar? Eu nao sabia a resposta, mais ai parei pensei, observei bem a pergunta e respondi:Observar nao é apenas uma palavra mais sim é saber ter um olhar diferente e que na vida nao podemos nos insolarmos.
    Quando observamos as coisas melhor, podemos ver por exemplo: Uma caneta não é só uma caneta , olhando de perto cada detalhe , vemos e conhecemos coisas que não tínhamos reparado antes, com o projeto Tim Faz Ciência aprendi tudo isso e que a vida é repleta de coisas novas e diferentes.
    Por isso repito novamente observar não é só uma palavra mais sim um olhar diferente que temos com as coisas.
    Nome:Lucielle Fernanda Gomes Porto
    Escola: Adelina Mesquita Januzzi
    Professora:Shirley Miranda Turma:5 ano A
    Projeto Tim Faz Ciência
    ♡♡♡♡

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Lucielle, que lindo recadinho!
      Você já é uma grande observadora. Que coisas novas você descobriu ao seu redor desde que começou a observar as coisas com um olhar diferente?

      Responder
      • Tim Faz Ciência
        Obrigada.Em um livro por exemplo, eu só observava no centro do livro e não olhava dos lados lateral,cabeçalho e embaixo.
        Muitas vezes eu não olhava por detalhes mais sim só por ver.

        Responder
    • muito bom Lucielle otimo

      Responder
    • so fazemos tim escola EMEIEFE

      Responder
  14. A experiencia de trabalhar com o Projeto está sendo maravilhosa, os alunos estão empolgados com o material que lhes foi apresentado, e com isso estamos conseguindo desenvolver atividades significativas para o seu processo de aprendizagem.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Valeria!
      Em que etapa você está com seus alunos? Como você os convidou para participar de TIM Faz Ciência?
      Mande fotos e relatos das aulas de TIM Faz Ciência para nossa Central de Relacionamento: contato@timfazciencia.com.br. Assim, poderemos publicá-los nos nossos canais!

      Responder
  15. o tim faz ciências ele e bastante importante para o aprendisado

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      É mesmo, Nilson? O que você aprendeu até agora?

      Responder
    • tim faz ciencia e muito legal eu teio o caderno

      Responder
  16. Olá, meu nome é Raquel Mocinski, da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Gostaria de compartilhar com os demais a experiência que estou tendo com meus alunos, iniciamos as atividades de observação e eles estão cada dia mais encantados, eles amaram o caderno e me perguntam todos os dias se vamos trabalhar com o projeto. Confesso que estava meio insegura com relação ao interesse dos alunos pelas atividades, mas estou agora muito feliz, pois vejo o brilho nos olhos de cada um, quando estão desenvolvendo as atividades, está sendo enriquecedor.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Muito bom saber disso, Raquel!
      Em que operação você está? Você começou por Observar? Como você fez o convite? Seus alunos já fizeram a observação do recreio?
      Não esqueça de enviar fotos e relatos dessas atividades para a Central de Relacionamento, para que possamos publicá-los nos nossos canais: contato@timfazciencia.com.br.

      Responder
  17. voces conhece a escola Maria Teresa Rodrigues?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      É a escola que você estuda, Thais? Você e seus colegas participam de TIM Faz Ciência?

      Responder
  18. TIM GOSTEI DO CADERNO DO ESTUDANTE ELE É MUITO INTERESSANTE

    Responder
  19. Adorei o convite para participar do TIM FAZ CIÊNCIA,o material é ótimo e a formação para os professores ,aqui em Foz do Iguaçu,foi muito boa. Acredito que isso dará uma boa sacudida em nossas aulas e isso é que faz o aprendizado acontecer. Meus alunos estão empolgados com o trabalho,logo eles também entrarão em contato com vocês.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Luciene, que bom que você gostou do material e da formação! Você já escolheu por qual percurso irá iniciar as atividades? Já recebemos recadinhos dos seus alunos se apresentando aqui no site. 🙂

      Responder
  20. No ano passado trabalhei este projeto com meus alunos de 5° ano, matutino e vespertino, e foi tão bom que ele rendeu um projeto sobre Ética nas Relações Sociais dentro do espaço escolar, apresentado em nossa Mostra Cultural, a partir dos Módulos “Observar” e “Questionar”. Esse ano estava animada para poder trabalhar com os meus alunos atuais, mas qual não foi minha surpresa ao saber que desta vez quem vai trabalhar com o 5° ano não é o professor regente, mas sim o professor de Ciências, que tem carga de apenas 3 aulas por semana com os alunos, enquanto que o regente tem 13 em sala, o que facilita bem mais a dinâmica com os alunos, creio… É uma pena.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Bianca!
      Lamentamos não poder contar com você esse ano em TIM Faz Ciência, mas a dinâmica do programa em cada município é uma escolha das Secretarias de Educação.
      Muito obrigada pelo seu feedback e o carinho que você tão claramente demonstra no seu comentário. Essas impressões são extremamente importantes para que possamos melhorar cada vez mais TIM Faz Ciência.

      Responder
    • Eu comecei hoje…foi muito interessante.

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Quais atividades sua turma já fez, Conceição? O que você achou que foi interessante no primeiro dia com TIM Faz Ciência?

        Responder
  21. Esse projeto parece ser muito 10!!! Já inscrevi minha turminha esse ano, e estamos aguardando ansiosos os materiais chegarem pra começar esse trabalho. Uma professora amiga minha, participou ano passado e me fez grandes elogios do projeto.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Eliana!
      Estamos muito felizes de contar com você esse ano em TIM Faz Ciência!
      Não deixe de mandar fotos, registros e relatos das atividades que você realizar com sua turma, ok? Estamos muito curiosos para conhecer a riqueza da sua sala de aula. 😉

      Responder
      • oi eu só o keven isaac

        Responder
  22. Fiquei sabendo do projeto de vcs por uma amiga que esta fazendo,gostaria muito de me cadastra com meus alunos do 4°ano ,por favor me explica como fazer e se ainda posso muito obrigada.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Zenaide!
      Vamos adorar ter você e seus alunos participando de TIM Faz Ciência esse ano!
      Você só precisa se inscrever aqui no site, na página “Como participar?” (http://timfazciencia.com.br/como-participar/).
      Se tiver dúvidas, ligue pra gente: 0800 770 5400 (a ligação é gratuita).

      Responder
    • Nossa que bom esse projeto vou adorar fazer parte. aqui na minha região tem encontro ?obrigada

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Olá, Zenaide!
        No estado de São Paulo, até este momento, temos encontro de formação marcado em São Bernardo do Campo para o dia 21 de junho à noite. Também teremos encontros de formação em Santo André, mas ainda não foram agendados. Ou então, podemos recebê-la aqui em São Paulo, na sede de TIM Faz Ciência.
        O que você acha dessas opções? Você consegue acessar alguma dessas cidades?
        Se preferir, ligue pra gente que podemos conversar direitinho sobre isso: 0800 770 5400 (a ligação é gratuita).

        Responder
  23. tim faz ciencias eu quero a prender cisas novas com o tim faz ciencias

    Responder
  24. TIM faz CIÊNCIA POIS ESTOU DISPOSTA A APRENDER CADA VEZ MAIS COM VOCÊS CURIOSIDADES DESCOBERTAS E VARIAS OUTRAS ATIVIDADES E QUANDO CRESCER QUERO SER ASTRONAUTA.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que legal que você quer ser astronauta, Tamilly!
      Você e seus colegas conversaram sobre essa profissão nas aulas de ciências?

      Responder
  25. eu espero aprender no projeto um monte de coisas principalmente ciências por que a ciências é muito importante para a nossa vida e para quando a gente crescer ficar adulto trabalhar de astronauta por que de astronauta tem ciências tem meteorologia.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Vocês querem ser astronautas quando crescerem, Vinicius e Izabelle?
      Então vocês vão gostar muito desse textinho aqui: http://timfazciencia.com.br/noticias/foguetes-e-onibus-espaciais-na-nossa-visita-a-nasa/
      TIM Faz Ciência já visitou a Nasa, o local onde trabalham os astronautas nos Estados Unidos. E foi muito legal!

      Responder
  26. Minha professora se chama Silvana, ela fez o convite em forma de quebra-cabeça e fez nós procurar pela u.e.i. 3 sim aceitamos o projeto TIM faz CIENCIA

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Saymon e Guilherme, como vocês acham que vai ser TIM Faz Ciência? O que vocês acham que vai acontecer?

      Responder
  27. Queria participar. Sou professora publica numa escola com turmas do 4 e 5 ano.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Fabiana, tudo bem?
      Que bom que você gostou de TIM Faz Ciência! O programa convida professores e alunos de 4º e 5º anos a explorar sete operações intelectuais essenciais à produção de conhecimento científico por meio de histórias, atividades, jogos e pesquisas. Assim, as crianças são capazes não só de entender o conteúdo da ciência, mas entendem como os cientistas pensaram para chegar àquele conhecimento.
      As inscrições para participar de TIM Faz Ciência em 2016 estão abertas neste momento e podem ser feitas aqui no site, na página “Como participar?” (http://timfazciencia.com.br/como-participar/). Professores de escolas públicas recebem o kit de TIM Faz Ciência impresso (com cadernos do professor, cadernos do estudante e DVDs com videoaulas) pelo correio, na própria escola.
      Se tiver dúvidas durante a inscrição você pode entrar em contato com nossa Central de Relacionamento por e-mail (contato@timfazciencia.com.br) ou telefone (0800 770 5400, ligação gratuita).
      Seja bem-vinda a TIM Faz Ciência! 😉

      Responder
  28. oi minha escola nao recebeu o livro mas um amigo me deu é muito legal!!!!.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Isis!
      Esse seu amigo participou de TIM Faz Ciência? O caderno está preenchido? O que você está achando do material?

      Responder
  29. Bom dia! Achei muito interessante o projeto da Tim faz ciência, e os objetivos a ser explorados. Bem que vocês podiam incluir a categoria Educação Infantil no concurso. Pois temos ótimos projetos e a exploração e curiosidades das crianças são muitas, gostaríamos de participar do projeto.
    Aproveito o momento para parabeniza-la nossa professora de Massaranduba pelo o prêmio.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Clementina!
      Obrigada pela sua sugestão, ela vai ser repassada para a equipe responsável pela elaboração dos materiais didáticos.
      Você viu a notícia que fizemos aqui no site sobre a professora Alires, de Massaranduba? Dê uma olhada: http://timfazciencia.com.br/noticias/o-que-aconteceu-com-os-sapos-de-massaranduba/.

      Responder
  30. ola ,meu nome é Livia ,meu homensinho favorito é o que fica em sima de um livro e tem barba de livro kkkkkk e gostei das observaçoes q eu e minha clase fisemos ,obg por ter deixado um pouquinho do seu tempo para ler esta mensagem bjss Livia

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Lívia!
      Seu “homenzinho” predileto é o Definir. Você reparou que o livro em que ele está sentado em cima é como se fosse um tapete voador?
      Quais foram as observações que você e sua classe fizeram? Conte pra gente!

      Responder
    • tin faz ciêcias e 7 operasoes Obeservar,Verificar,Classificar,Questionar,Definir,Aplicar,Genelizar.

      Responder
    • ola
      nossos nomes são Beatriz e Marcelly, nos gostamos muito do tim faz ciencias gostamos muito de observar ,verificar,classificar e questionar.
      A sua ajuda foi muita boa ,nos observamos ,verificamos,classificamos e questionamos muito bem agora.
      Gostamos mais dos jogos do questionar nos gostamos muito mesmo adorei tudo
      muito obrigado

      tchau

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Muito obrigada pelo lindo comentário, meninas! Continuem assim!
        E voltem aqui no site para contar o que mais estão aprendendo, ok? Queremos saber tudo!

        Responder
  31. adoro tim faz ciencias gosto de generalizar

    Responder
  32. Oi tim faz ciência eu estou adorando o projeto, eu gosto mais do cara que tem varias cabeças ensima uma da outra

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Aline!
      Esse “cara” é o Questionar! Você já chegou nessa operação?

      Responder
  33. oi, meu nome e naily eu gosto muito do tim faz ciencia eu moro em canoas mato grande estudo no rio grande do sul
    eu adoro otim e muito bom adoro a parte do observar,verificar!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      O que você mais gosta em Observar e Verificar, Naily? Conte pra gente!

      Responder
  34. Eu adoro as atividades do tim faz ciencias nos gostamos muito de que aprendemos ate agora estamos no verificando gostei muito da historia o estranho caso das mulheres de viena.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      A história do médico Semmelweis é realmente interessante, Evelyn. O que você aprendeu sobre verificar? O que é verificar para você?

      Responder
  35. tim gostei do livro e o que gostei mais foi do caso do da mortes da mulheres

    Responder
    • Qual é o seu numero do livro que você leu Caso da Morte das Mulheres? E também amo o TEM FAZ CIÊNCIAS!!!!!!

      Responder
  36. Como Faso para participar

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Yasmim,
      Você é professora ou aluna?

      Responder
    • ola tim, eu e minha sala estamos com o livro da tim faz ciencias, nos estamos gostando muito. passamos por observar, classificar, e estamos em verificar .nossa professora esta nos explicando o que e verificar., esta ensinando tudo sobre verificar, e nessas aulas eu aprendi que verificar e: importante,legal,interesante e verificar e tudo para todos seres humanos. por exemplo:quando um detetive for ver uma investigaçao esse detetive precisa de verificar. e eu tenho uma pergunta,verificar e a mesma coisa que observar? sim ou nao. tim gostei muito do seus livros eu agradeço por as liçoes desse livro. muito legal a suas colaboraçoes . tchau um abraço fiquem com deus. eu e minha turma agradecemos. um beijo adorei o livro tchau.

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Nós, da equipe TIM Faz Ciência, é que agradecemos a você e a sua turma, Kaio, por estarem fazendo o programa com tanta beleza.
        O que você acha que é observar? E o que você acha que é verificar? Você pode pensar em cada uma dessas perguntas e depois comparar as respostas. Você respondeu a mesma coisa para cada uma das perguntas? Se respondeu a mesma coisa, é porque as duas operações significam a mesma coisa para você; se respondeu diferente, é porque são diferentes para você! Faça esse exercício e depois volte aqui para contar qual foi sua conclusão.

        Responder
        • ola tim eu agradeço por me responderem a pergunta que eu fiz eu gostei muito mais muito desse livro eu amei gostei muitoa minha turma e eu estamos em classificar eu estou gostando agente ja fez a brincadeira que faz a resposta joga a bolinha e a pessoa fala uma pergunta e tambem a brincadeira do por que foi muito legal agradeço pela colaboraçao tchau fiquem com deus um abraço tchau assinado kaio

          Responder
          • Equipe TIM Faz Ciência

            Foi difícil fazer essa brincadeira de jogar a bola e a outra pessoa faz a pergunta, Kaio? Tem muita gente que tem dificuldades com esse jogo.
            O que você está gostando no Classificar?

  37. quem inventou o Tim faz ciencia

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, João!
      Há algum tempo, o Instituto TIM reuniu um grupo de especialistas e fez a eles um desafio (assim como vocês fazem os desafios de TIM Faz Ciência): desenvolver um programa que contribuísse para o ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras. Esse grupo fez uma série de pesquisas e lembrou de um pensador muito importante, que já morreu há alguns anos, chamado Neil Postman. Esse pensador acreditava que todo conhecimento que produzimos e acumulamos é resultado de algumas operações intelectuais: observar, verificar, classificar, definir, questionar, aplicar e generalizar. Quando vocês, crianças, exploram essas operações intelectuais em sala de aula, é como se vocês estivessem conhecendo a “cozinha” dos cientistas, ou seja, a forma como eles fazem ciência. A ideia por trás de TIM Faz Ciência é que ao longo do percurso do programa vocês realizem essas operações intelectuais e aprendam a reconhecer, aprimorar e falar sobre cada uma delas – da mesma forma que fazem os cientistas.

      Responder
  38. Show, o tim espero que tenha mais

    Responder
  39. Muito, gostei eu sou amador do Tim,Muito obrigado.

    Responder
  40. Olá tim faz ciências eu estudo no cmeb Camilo Alves sou do 5 ano minha professora Tais Rosa está trabalhando o tim faz ciências já leu as histórias de observar verificar e classificar adoro o trabalho de vocês

    Responder
  41. qual é a resposta da parte generalizar da página 83

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Laysa,
      A única pessoa que pode dar as respostas dos desafios é a sua professora. Você já mostrou pra ela suas respostas?

      Responder
  42. Boa tarde, conheci este projeto através de uma colega professora e sinceramente achei perfeita. A Tim está de parabéns pela belíssima iniciativa. Em um pais como o nosso onde as pessoas leem pouco ou quase nada, nós educadores temos que abraçar com todo o carinho e ser multiplicadores dessa iniciativa. Nós da Escola Margarida gostaríamos de ser contemplados com esse material. Atendemos o Ensino Fundamental Menor e o Ensino Infantil.

    Um abraço.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Sandra, tudo bem?
      É uma satisfação enorme saber que você gostou tanto do programa e pensa dessa forma. Infelizmente, os materiais didáticos de TIM Faz Ciência de 2015 já estão esgotados. Por isso, não temos mais kits disponíveis para enviar a você… Por outro lado, todos os materiais do kit (livros do estudante e do professor, videoaulas do professor José Sérgio Carvalho e histórias contadas por Kiara Terra) estão disponíveis aqui no site, neste link http://timfazciencia.com.br/materiais-didaticos/ e neste outro http://timfazciencia.com.br/conheca-as-7-operacoes/.
      Fique à vontade para fazer download dos materiais e usar na sua sala de aula!

      Responder
  43. Olá, me chamo Rosita Malato.
    Sou formadora do Núcleo de Informática Educativa da cidade de Belém.
    É com enorme satisfação que estarei integrando a equipe que vai dar assessoramento (apoio pedagógico) aos professores da Rede Municipal de Belém que aderiram ao Projeto Tim Faz Ciência.
    Estou me apropriando do material que nos foi enviado e aguardando ansiosamente a chegada da professora que virá de São Paulo para ministrar a oficina de orientação aos que aderiram.
    Coloco-me, desde já, a disposição da equipe da Tim para auxiliar a professora que virá conduzir a oficina em nossa cidade, bem como para ajudar na condução e execução do projeto nas Escolas de nossa Rede Municipal.
    Torço para que, daqui de Belém, saiam bons frutos desta rica plantação.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Rosita,
      Nós, da Equipe de TIM Faz Ciência, ficamos extremamente felizes de ler seu comentário. É muito bom poder trabalhar com pessoas tão dedicadas, simpáticas e atenciosas! Nos colocamos à disposição para tudo que você, os demais profissionais da Secretaria e os educadores precisarem.
      Temos certeza que o programa vai ser um sucesso em Belém! E vamos aguardar ansiosamente pelos frutos dessa plantação, como você mesma disse!
      😀

      Responder
      • Obrigado pelo projeto.Eu e meus alunos estão adorando.Parabéns a toda equipe.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Obrigada a você, Maria Elesilva, por ter adotado TIM Faz Ciência!
          Mande relatos sobre o andamento do programa na sua turma para a Central de Relacionamento. Queremos muito saber como está sendo esse processo!

          Responder
  44. Prezados, boa tarde!

    Como podemos participar deste projeto?

    Att
    Gisele

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Gisele, tudo bem?
      Você é professora? Dá aula em escola pública? É coordenadora pedagógica ou trabalha na Secretaria de Educação? Em que município?
      As inscrições para participar de TIM Faz Ciência em 2015 ainda estão abertas aqui no site: http://timfazciencia.com.br/como-participar/. Você também pode ligar para a Central de Relacionamento e conversar com a gente para entender melhor como funciona: 0800 770 5400 (a ligação é gratuita).

      Responder
  45. ola meu nome e maria laura eu achei eselente eu adorei mesmo um beijo para voceis qe criaram o projeto tim faz ciências

    Responder
    • Recurso” Questionar” operação realizada no horário do recreio na Biblioteca escolar.
      Fizemos uma abordagem com os alunos que ficam na sala,nos arredores até mesmo sentados esperando o retorno das atividades . Já de volta a sala precisou revitalizar as atividades conceituadas desde o recurso observar.O que melhorou ? o que precisaria otimizar para conciliar esse momento tornando prazerosos,alguns questionaram brincamos muito na recreação,não gostamos é do recreio,pois o espaço é quente e muito pequeno.No entanto,esqueceram de reler as regras do combinado.Depois de ouvir as diversidades apresentadas.Trouxe para o quadro os combinados,escrito por eles.o silêncio pairou completamente.Hoje,ouvi os relatos de vocês, e gostaria que os monitores da semana contemplasse outra vez a ação anterior.Fizemos novamente uma otimização que otimizando esse momento no recreio iriamos para biblioteca,falamos com a professora Leuda,que nos deixou a vontade-foram escolhidos livros temáticos ao nosso aprendizado, como o que trazia interesse a leitura ,obviamente o conhecimento ,através de anotações dos monitores foi feito o empréstimo do livro-com uma ficha temática do recurso questionar,como atividade suplementar para casa.Assim,continuaremos nossa proposta no livro do aluno,nessa aula além da releitura do texto.Fizemos ,uma carta para o diretor,com agradecimentos e sugestões bastante questionadoras.Enviarei para análise.5º ano A,tarde-Escola João Hippólyto de Azevedo E Sá-SER II-Fortaleza/Ceará. Profª, Maria de Fátima Correia Nicolau.
      .

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Como sempre, Maria de Fátima, as atividades que você leva para sua sala de aula são um ótimo complemento às sugestões do Caderno do Estudante. Parabéns!
        Estaremos esperando a carta que vocês enviaram para análise do diretor. Que tal publicá-la aqui mesmo?

        Responder
  46. ESTUDO NA ESCOLA TARCILA DO AMARAL GOSTEI DO PROJETO

    Responder
  47. Sou professora do CEMEB Maestro Gilberto de Pinho, Itapevi e iniciei o projeto com minha sala de 4ºano e percebi o interesse em investigar, pois no livro didático que usamos calhou casar com as atividades proposta no apostilado.
    Fico feliz em encontrar meios que facilitou a rotina de questionamento e observação.Parabéns por nos auxiliar na rotina investigativa nas aulas interdisciplinares.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Walkiria, parabéns a você pelo empenho e esforço.
      Escreva aqui neste espaço mais sobre as atividades na sua turma. Em que percurso vocês estão? Como você fez o convite? O que as crianças estão achando dos percursos?

      Responder
  48. Sou educadora da escola Municipal Dr Reinaldo Barreto Rosa da cidade de Rafael Jambeiro,estou lecionando o 5º ano, os meus alunos estão amando as atividades deste programa TIM FAZ CIENCIAS e estão crescendo em termos de conhecimentos.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom, Maria Lucia. Como você está avaliando esse crescimento, o que você pode relatar de avanço dos seus alunos?

      Responder
      • Fiquei feliz por estar concluindo as revisões do módulo classificar, este foi um trabalho sempre cuidadosamente buscado pelos alunos desde o que faríamos após termos lido encartes ,fazer
        lista de compras, o desafio n°1 foi fantastica essa operação,já o desafio n°2 fizemos a leitura
        proposta a atividade mas, faltou algo mais as crianças tinham receio de falar para seu corpo.
        Esse é um momento que tivemos que repensar para aula seguinte e fizemos primeiro cartas
        em uma folha separada com maior liberdade tipo muito pessoal só a professora vai ver, pedi
        então agora faça no caderno do aluno o que você pensa,dai foi mais fácil a operação de
        construção da escrita,o desafio 3 pedi que usarem a criatividade sem fugir dos critérios de persuasão e foi muito bom,essa atividade,pois se reportou vivência do dia-a-dia do nosso cotidiano ,como associação dos alunos TIM FAZ CIÊNCIAS´5º ano tarde,assim,agora nossa atenção foi voltada a releitura do texto e como avaliação priorizamos a página38-39.Até breve
        com verificar que iniciaremos com a aula na sala de informática que recebemos revitalizada dia
        26/09 graças ao Projeto Tim Faz Ciências,que fomos contemplados pela Secretaria de Educação,
        Apóio aos professores.Nossos agradecimentos pelos nossos alunos.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Boa jornada de “Verificar” para a turma, Maria de Fátima!
          Continue enviando seus relatos.

          Responder
        • Eu sou o Gabriel e o Ryan estamos na sala de informatica na escola João
          hippolito de azevedo e sá

          Responder
        • oi meu nome e gabriel tenho 10 anos morro na boa vista estou aque no colegio professor joao hippolyto de azevedo e sa ; estou aque na aula da fatima nicolau hoje nos fomos para o videoteca la foi muito legal nos apren demos sobre ze arrimateia,sobreroconbole de 5 voutas eu nunca vi coisas tao legal assim chal gente

          Responder
          • Adorei a aula na sala de vídeo, tinha muita alegria na história que a professora Kiara Terra, tem um jeito tão legal que emociona ,ela falou do
            rocambole de um jeitinho muito especial ,assim agente entende porque até as cinco voltas deixa todo criança curiosa,pedi a minha mãe que nesse natal,compre rocambole e vou esperar meu pai chegar,para ver se também vai acontecer na minha casa,o rocambole desaparecer,tenho que mudar essa história vou ter um cuidado com todos..o meu ninguém vai levar……..

          • Equipe TIM Faz Ciência

            Isso mesmo, Gabriel, cuide bem desse rocambole hein! Certeza que vai estar delicioso…

  49. Na minha escola uzamos agora mesmo estou fazendo lição nele estou fazendo a pagina vinte e sete

    Responder
    • oi meu nome e laura e gosto muito do projeto tim faz ciencias
      hoje nossa aula foi sobre observar a historia de ze doroteia e as arvores
      de kiara terra

      Responder
  50. Gostei muito e um projeto muito legal tim

    Responder
  51. Eu gostei muito do projeto tim eu ja estudei uma aula, eu estudo no 5 ano

    parabéns para o projeto

    Responder
    • oi meu nome e joice tenho 10 anos e vou escrever um pouco de rocambole rr
      acho muito interassante essa historia do rocambole e eu tambem adoro fazer o projeto tim faz ciencias

      Responder
    • obrigado tim por dar uma trazer mais ciecia para nos

      Responder
  52. Sou educadora da Escola Municipal Bergson Gurjao Farias ,5° ano. Fui selecionada para monitoria.Gostaria de saber se tenho que fazer relatórios somente da minha turma ou das demais que estao inscritas .Grata

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Maria Aparecida, tudo bem?
      Os bolsistas de TIM Faz Ciência tem uma função bem importante e múltipla. Entre suas funções está não só fazer relatórios sobre o desenvolvimento do programa na sua turma, mas também sobre o que mais estiver acontecendo na sua escola, por outras professoras. É preciso ter um olhar atento sobre o ensino de ciências na escola como um todo, e contar como TIM Faz Ciência está auxiliando nesse processo.
      Mas fique tranquila: tudo isso vai ser explicado melhor no encontro de formação dos bolsistas, que está marcado para o dia 2 de agosto aí em Fortaleza.

      Responder
  53. Gostaria de agradecer, recebi o material hoje dia 16/07. Achei o material com ótimo conteúdo e excelente qualidade. Agora vou me organizar para iniciar as atividades com meus alunos. Obrigada!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Obrigada a você, Kátia, por participar de TIM Faz Ciência.
      Assim que começar as atividades com seus alunos, escreva seus relatos aqui no site e compartilhe com os outros professores suas experiências.
      Estaremos esperando seus comentários!

      Responder
      • eu sou micaelly tenho 10 anos e eu faço parte do progeto tim faz ciencias

        Responder
  54. O Projeto Tim Faz Ciências apresenta grandes desafios para alcançar um novo olhar em nossos alunos e uma perspectiva favorável para uma aprendizagem significativa nos estudos de Ciencias. O projeto já foi apresentado aos alunos no início de Junho, as crianças gostaram muito do materia e das atividades. Esperamos desenvolver muitas descobertas com ajuda dessas ferramentas do projeto. Aprender a aprender é, sem dúvida, uma descoberta fantástica!!! Vamos aprender, muito, todos nós!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Auxiliadora, mande as atividades feitas por seus alunos aqui para o site ou publique em nosso Facebook (http://www.facebook.com/TIMFazCiencia). Vocês estão em qual percurso?
      Continue contando como estão andando as coisas por aí.

      Responder
      • Oi,precisamos entender como fazer contato junto o grupo de Fortaleza.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Olá, Maria de Fátima, tudo bem?
          Não entendemos sua pergunta. Você quer fazer contato com a Central de Relacionamento de TIM Faz Ciência? Com a equipe de gestão do programa?
          Ligue para a gente para conversarmos melhor sobre a sua dúvida: 0800 770 5400.
          Estamos esperando sua ligação.

          Responder
  55. Recebi ontem o material, estão de parabéns muito bom, estou ansiosa ao inicio das aulas para dar inicio ao trabalho.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Quando você começar a trabalhar com TIM Faz Ciência em sala de aula, Silvia, conte tudo pra gente! Publique seu comentário aqui ou escreva na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/TIMFazCiencia.

      Responder
    • Estamos com atividades relevantes sobre nosso trabalho,concluindo,primeiro modulo,em breve enviando amostra de construção para o grupo fazer suas considerações.FÁTIMA-ESCOLA JOÃO H ippólyto -Fortaleza

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Isso mesmo, Maria de Fátima, mande o resultado do trabalho para que todo mundo possa ver! Envie os materiais para a Central de Relacionamento no e-mail contato@timfazciencia.com.br.
        Vocês começaram por Observar? Como foi a observação do recreio?

        Responder
        • A observação começou com apresentação do material e toda sua fluência de valores onde desde a capa com suas ilustrações atraia mais e mais com curiosidades em sua composição literária pois,o próprio texto do Zé Doroteia está na presença de nosso cotidiano.A contra capa a presenta uma caracteristica individual para cada aluno,muito interessante ,houve alguns questionamentos como posso fazer do meu jeito? o caderno é meu? quando questionado sobre o que gostam de fazer?Respondi a partir de agora vocês serão os novos criadores de histórias.Fizemos uma nova produção da leitura,valorizando o contexto da história ,para ter uma maior interação de vivência.No recreio da aula seguinte foi pedido para ser observado,o comportamento na cantina escolar,no pátio,tipos de brincadeiras com anotações a serem vivênciadas em debate interativo.Começamos as atividades propostas,mesmo com alguns alunos com necessidade de melhorar a leitura onde deve-se acrescentar outros momentos para apóio melhor momento foi construir hipóteses que maravilhosa essa descoberta,fizemos comparações para com outras atividades conduzindo para um transdisciplinaridade do objetivo da observação.Apropriamos registros com fotos e desenhos.Espero esta trabalhando como otimiza o Projeto Tim Faz Ciências.

          Responder
          • Equipe TIM Faz Ciência

            Com certeza você está fazendo bem o que a gente espera que seja feito durante os percursos de TIM Faz Ciência, Maria de Fátima! E não esqueça de mandar as fotos e desenhos para a Central de Relacionamento, ok?
            Ficamos curiosos: quais foram as hipóteses dos estudantes? Por que essa descoberta foi tão maravilhosa, o que te chamou a atenção? Que comparações vocês fizeram?

  56. Minha Filha é professora e eu também estamos parabenizando vocês pelo projeto!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que legal, Nadia, duas gerações envolvidas com TIM Faz Ciência! Vocês duas receberam os kits? De que cidade vocês são?

      Responder
  57. Oi!!! sou professora e estou encantada como projeto, inovador, tivemos o primeiro encontro e foi super produtivo …. Parabéns!!! Rita

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom, Leticianne!
      Você já começou a trabalhar TIM Faz Ciência com seus alunos?

      Responder
  58. Oi, sou Professora na EMEB. Profª Carmen Tabet em SBCampo e gostaria de saber se é preciso redigir um projeto antes de iniciar as atividades com minha turma? Estou muito animada e, ao falar com meus alunos sobre o material, eles se mostraram bastante motivados. Desde de já, agradeço a atenção. Um abraço.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Patrícia!
      Não é necessário redigir nenhum projeto. Nossa orientação é que você siga o que é sugerido nos materiais didáticos, adaptando as atividades para sua turma sempre que achar necessário. Mas seria muito interessante se você pudesse mandar notícias do desenrolar do programa na sua sala de aula!

      Responder
  59. Sou Professora na EMEB. Profº Pedro Augusto Gomes Cardim em SBCampo, vou desenvolver o projeto com minhas duas turmas de 5 º ano. Fiz pós-graduação latus sensus na USP em Ensino de Ciências para educação fundamental, e meu TCC foi ” O uso de fotografias para produção de narrativas” e acredito que este meu trabalho se encaixa com as operações intelectuais do Projeto TIM Faz Ciências. Irei iniciar com o observar as imagens e seguir a ordem sugerida na introdução espero obter bons resultados e poder posta-los em breve!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Realmente, Solange, TIM Faz Ciência parece se encaixar no seu tema de TCC. Vai ser interessante unir a fotografia à ciência, especialmente no percurso de Observar! Não esqueça de contar pra gente como foi, ok?

      Responder
  60. Boa noite. Estou bastante animada com o desenvolvimento deste projeto. Tenho lido algumas coisas aqui no site, mas me sinto um pouco perdida. Minha pergunta é: por onde começar? Com qual das sete operações intelectuais devo iniciar os trabalhos? Há uma sequência definida ou não? É possível agregar mais professores da escola?
    Agradeço sua atenção.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Argentina!
      Que bom que você está animada, nós também estamos! 🙂
      Não existe uma sequência determinada dos cadernos, não. Mas a nossa recomendação é que você termine com “Generalizar”, porque ele aborda as outras operações, então é bom que os alunos já estejam familiarizados com elas.
      E com certeza é possível agregar mais professores da escola ao programa. Ligue pra gente pra conversarmos melhor: 0800 770 5400. Estamos esperando sua ligação, ok?

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *