Instituto TIM

Observar

TIM Faz Ciência explora 7 operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento.
Aqui vamos falar sobre a operação Observar.

 

Suponha que você more há anos num mesmo bairro e sempre faça o mesmo trajeto entre sua residência e o trabalho e, por alguma razão, tenha decidido mudar de casa, mas não de bairro. É muito provável que, uma vez tomada essa decisão, você passasse a examinar atentamente as ruas e casas pela quais até então transitava sem prestar grande atenção. Não só para ver se há casas à venda, mas para julgar quais ruas podem ser mais agradáveis, seguras ou silenciosas. É muito possível que você também passasse a analisar com minúcias o estilo das construções e seu estado de conservação. Se assim acontecesse, ao invés de simplesmente olhar e ver, você teria passado a “observar” as ruas e casas que já faziam parte de seu percurso cotidiano.

Note que, antes de sua decisão, teria sido provavelmente inútil alguém lhe dizer: “observe seu trajeto”. Ou melhor, talvez você já observasse alguns aspectos desse trajeto, mas seu olhar atento não se dirigia às casas, nem avaliava as ruas. Ele possivelmente se dirigia a outros aspectos que então eram de seu interesse imediato: o trânsito, a localização de uma farmácia. Isso porque uma observação – tanto na ciência como na vida cotidiana – é sempre guiada por um interesse. Um investigador de polícia observa a cena do crime procurando indícios que o ajudem a solucionar seu problema: quem o cometeu, quando e por que o fez. Da mesma forma, um cientista observa o crescimento de uma planta procurando solucionar algum problema, por exemplo, determinar os fatores que impedem ou contribuem para esse processo. Assim, diferentemente do mero olhar, que pode vagar sem estar à procura de nada, a observação se dirige atentamente a um objeto a partir de um interesse ou de um problema.

Quando observamos algo – o crescimento de uma planta, a cena de um crime ou casas à venda – sempre o fazemos a partir de hipóteses e concepções que antecedem e norteiam a observação. Um investigador ou detetive costuma, por sua experiência, observar a cena do crime com alguma hipótese prévia que construiu a partir de informações iniciais. Ele pode julgar que o crime parece ter uma motivação passional, por exemplo. Se assim o for, ele passa a observar o local à procura de indícios que confirmem sua aposta inicial ou que a refutem: há sinais de luta ou de roubo? A porta foi violada? Sua observação é, pois, guiada por suas hipóteses prévias. E a cada resposta que obtém, sobrevêm novas perguntas e novas hipóteses. Assim, a observação é uma forma de, a um só tempo, coletar informações e formular novas questões e hipóteses.

E isso vale tanto para os problemas práticos da vida cotidiana como para a elaboração de pesquisas e teorias científicas.

Alguém que procura uma casa não o faz em qualquer lugar, nem sem recorrer ao que acredita ser uma casa adequada aos seus desejos e possibilidades. Ele possui convicções e expectativas que guiam sua observação: é preciso ter garagem, seria bom ter um jardim etc. Em alguma medida, o mesmo se passa com a observação científica. Ela é sempre vinculada a um conjunto de proposições e convicções teóricas. Alguém só pode observar um “ato falho” – o momento em que alguém, por exemplo, troca o nome de uma pessoa pelo de outra, desvelando um desejo – porque compartilha a convicção de que o aparelho psíquico é dotado de uma dimensão “inconsciente”, cujos conteúdos recalcados podem eventualmente vir à tona. Nesse sentido, as convicções teóricas de um cientista acabam por impregnar suas observações. Mas, ao mesmo tempo, são as observações de comportamentos e regularidades inesperadas que levam os cientistas a reformular ou mesmo recusar teorias até então aceitas.

Observar não é, pois, uma atividade prévia à teoria; não é uma coleta aleatória de dados esparsos. É, antes, uma forma de olhar os fenômenos interrogando-os. É como se, ao observar, fizéssemos perguntas a nós mesmos (essa parece ser uma boa casa? por onde fugiu o assassino?) cujas respostas esperamos obter não pela informação verbal de alguém (pois o vendedor da casa sempre dirá que ela é boa e o assassino sempre tentará ocultar seu ato…), mas pelo exame atento e minucioso daquilo a que podemos ter acesso e observar.

Professor José Sérgio Carvalho
Livre-docente em Filosofia de Educação na Universidade de São Paulo

123 Comentários

  1. Bom dia, adorei o seu trabalho. Durante as aulas de Observar eu descobri que temos que olhar o que aceitamos em nosso dia a dia. Nossa sala está trabalhando bastante o projeto e estamos avançando cada vez mais;-) .

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      E o que você mais tem gostado nas aulas, Yasmin? Que novas descobertas têm feito com a observação?

      Responder
      • O que eu mais gostei mesmo é quando nós discutimos com a professora, é muito legal. E eu aprendi que,olhamos para as coisas e não percebemos que tem novas descobertas, temos que ver cada detalhe para ter a certeza igual a ciência, temos que ter certezas 😀 .

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Yasmin, você está certíssima: quando observamos as coisas com atenção, sempre descobrimos coisas novas.
          Você também aprendeu o que é uma hipótese?

          Responder
  2. o Tim faz ciência eu aprendi a observa e aprendi oque e um critério e decidir oque e bom para mim eu achei muito legal o texto da doroteia e eu gostei dese projeto e e iço que eu tenho para falar

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Kayk, obrigada por compartilhar conosco seu aprendizado!
      Você também aprendeu a fazer hipóteses?

      Responder
      • sim

        Responder
  3. olá. O projeto é muito bom. Nessa etapa aprendemos muito. Parabéns pela elaboração do material.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Nilza!
      Que atividades já aconteceram na sua turma? Vocês já fizeram a observação do recreio?

      Responder
    • ola Tim seu projeto e bom para os meu amigos de escola
      adorei seu projeto

      escola Maria Izabel Fernandes Ribeiro

      Responder
      • amamos seu livro observa ajudou os alunos a entender sobre a natureza

        Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Do que você gostou, Rafaeli?

        Responder
  4. Ola eu gostei muito desse livro tim faz ciência eu venho aprendendo sobre a observar e vc olhar um coisa com muita atenção e ver o que vc nao tinha percebido antes e eu sou do 4* c professora Katia carvalho

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Pelo jeito você entendeu muito bem o que é observar, Ana Clara.
      Você e seus colegas já fizeram a observação do recreio?

      Responder
    • 0la tanbem gostei .

      Responder
    • Ola eu concordo com voce

      Responder
    • ola gente eu e minha amiga jubliqueia gostamos muito do tim faz ciencias

      Responder
  5. eu amei estudar com o livro tim faz ciencia,e muito legal!!!! eu gostei muito de conhecer esse projeto e muito interesante gostei muito parabens!!!! #amei.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom que você está gostando, Rafaella!
      O que você já aprendeu até agora? O que mais gostou?

      Responder
  6. Com as aulas de observar,acabei detalhando não apenas uma coisa,mas tudo o que vejo.A historia e Zé e doroteia me impressionou muito porque ele não encontrou a mulher,mas ele aprendeu a observar e possivelmente ele pode encontrar ela nofutouro.foi isso que observei.Sou um aluno do 5 ano e estou gostando do projeto.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Pablo, você já é um grande observador!
      Você pegou muito bem o espírito da coisa: Zé não encontrou a Doroteia (como muita gente gostaria que tivesse acontecido), mas em seu lugar ele ganhou o superpoder de observar. E nada impede que, no futuro, eles se reencontrem.
      Muito bem pensado!

      Responder
      • Eu só tenho uma pergunta,se Zé se apaixonou por uma mulher que estava passando pelo passeio,como ele sabia o nome dela?

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Olá, Pablo,
          Eu tenho uma outra pergunta pra você: por que você tem tanta certeza que o Zé sabia o nome dela? 😉
          Essa questão que você levantou é muito legal. Isso porque quem conta a história e sabe o nome da Doroteia não é o Zé, mas o narrador – uma figura que sabe tudo que acontece e o que os personagens sentem, mas que não participa da história.
          Aqui vai uma sugestão: que tal levar essa pergunta genial para sua escola e fazê-la para sua professora? Peça pra ela contar a você e seus colegas como funciona a figura do narrador. Vai ser uma aula bem interessante!

          Responder
  7. Terminamos o projeto,gostei bastante do Tim,além de ser um ótimo projeto me ajudou nas notas,obg a toda equipe do projeto Tim faz ciência…..ótimo trabalho….
    Eu índio para o 6 ano,gostaria q o projeto continuasse……thaul

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Cintia!
      Suas notas melhoraram com TIM Faz Ciência? Em que matéria o programa te ajudou? O que você aprendeu com ele?
      Muito obrigada pelo carinho! 🙂

      Responder
  8. Ola!Meu nome e Bruna,tenho 9 anos,estou no 4 ano.Queria dizer que adorei o projeto TIM FAZ CIÊNCIA,principalmente na etapa OBSERVAR,eu entendi que a etapa observar,e observar tudo que esta a sua volta,antes no recreio não observávamos as coisas,agora depois do projeto TIM FAZ CIÊNCIA,começamos a observa o recreio,com o olhar mas criteco,conseguimos observar quem era mais quieto,mais agitado.E depois disso tenho perguntas da etapa verificar:Como vocês descobriram o estranho caso das mulheres de VIENA?

    Responder
  9. gostei muito de tudo do tim pricipalmente do Observar

    Responder
    • eu também gostei *-*

      Responder
  10. Oi, meu nome é Júlia e tenho 10 anos, eu gostei muito do desafio observar e aprendi várias coisas legais e diferentes como o que é observar.

    E eu tenho uma pergunta.

    FOI DIFÍCIL FAZER ESSE LIVRO DA TIM FAZ CIÊNCIA?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Júlia! O que você aprendeu que é Observar? Conte pra gente!
      Como você já fez essa mesma pergunta na página “Questionar”, vamos te responder da mesma forma que respondemos lá: fazer os livros de TIM Faz Ciência foi parte de um grande trabalho que resultou na criação do programa inteiro. Deu trabalho, muita gente se esforçou para que desse certo. Mas foi feito com muito carinho e pensado especialmente para vocês, crianças. Esperamos que vocês tenham gostado!

      Responder
  11. Oi meu nome é Alice eu gostei muito sobre observar. Eu aprendi que Observar é um novo caminho por que se você observar mais você consegue descobrir novas coisas. Durante as aulas sobre Observar eu descobri que eu aprendi muitas coisas diferente. E observando eu vou achar varias coisas diferente.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Parabéns, Alice, é isso mesmo! Você entendeu direitinho o que é Observar! Parabéns por ter conquistado esse superpoder!
      Você tem observado as coisas ao seu redor? O que você descobriu com a observação?

      Responder
  12. oi TIM FAZ CIÊNCIAS eu sou o Paulo Akira e e aprendi muito com o livro TIM eu aprendi muito observando agradeso pelo oestojo beijos thau

    Responder
  13. Olá eu sou o José Henrique eu gostei muito das atividades e gostei muito das perguntas sobre as atividades e gostei muito do esto beijos tchau.

    Responder
  14. Olá eu sou a Stefany e estou gostando de participar do TIM FAZ CIÊNCIAS e eu aprendi que observar é olhar com atenção,olhar com muito cuidado,e agora duas perguntas , Por qual motivo você fez o livro? E porque é da Tim Faz Ciências ? E por favor fazem mais atividades de observação que eu adoro.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Stefany, que bom que você está gostando de TIM Faz Ciência!
      A gente fez o material de TIM Faz Ciência para que você e seus colegas não só aprendam a realizar as operações do material (observar, verificar, classificar, questionar…), mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas. Assim, vocês são capazes não só de entender o conteúdo da ciência (como funciona o corpo humano, a fotossíntese, o reino animal…), mas entendem como os cientistas pensaram para chegar àquele conhecimento.

      Responder
  15. O Tim Faz Ciências ensina muita coisa sobre observar eu aprendi que observar é muito bom porque quanto mais observa mais agente aprende e observar também é bom porque quanto mais agente observa mais agente vê o que esta acontecendo cada coisinha o que acontece.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Isso mesmo, Julia!
      Você agora tem o superpoder de Observar. Parabéns!

      Responder
  16. Oi eu sou a Sophia, e estou aqui mais uma vez contando para vocês o que eu aprendi mais agora não é sobre Questionar agora é sobre observar . E eu aprendi que observar é ótimo, e também eu acho que eu e minha turma podia fazer um livro sobre observação , e também, eu aprendi que é observando que agente aprende as coisa ,Agora uma pergunta . Os livros da Tim Faz Ciências é a empresa de vocês que faz ou vocês mandam alguma fabrica fazer ?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      O que vocês escreveriam nesse livro de Observar, Sophia?
      Os livros de TIM Faz Ciência são desenvolvidos pela equipe do programa e por consultores. Se você abrir seu Caderno do Estudante na página 90, vai encontrar o nome de todo mundo que contribuiu para a elaboração do material.

      Responder
  17. Os alunos sempre mostram-se interessados nos conteúdos trabalhados. O Programa Tim Faz Ciência utiliza de uma linguagem de fácil compreensão e as atividades são bastante significativas. Todas as vezes que usamos o material, descobrimos mais recursos para aplicá-lo em nosso dia a dia. Parabéns Equipe Tim Faz Ciência e turma 1º ano B do cilco II. Professor Jaime Ap. Pegoralli Martins.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Professor Jaime,
      Obrigada por fazer parte de TIM Faz Ciência!
      Conte mais sobre TIM Faz Ciência na sua turma. Em que percurso você e seus alunos estão? Já fizeram a observação do recreio, criaram hipóteses e verificaram-nas? Do que as crianças estão gostando e o que elas estão descobrindo com o programa?

      Responder
  18. Eu ja observei o recreio oquer os professores fazem mas n sei como observar isso alguem me ajuda

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Vitor,
      O que você precisa observar? Qual é sua dúvida? Você precisa observar o que os professores fazem durante o recreio, é isso?

      Responder
  19. Adorei esse site e o livro estou 5 ano D e achei muito legal e quando a professora passa uma prova com o tema observar sempre tiro dez

    Responder
  20. Adorei o percurso observar , a historia é muito legal e o livro também é bem legal !!! Nós do 4 ° ano D adoramos !!! 🙂

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom, Julia!
      Vocês já terminaram Observar? Estão em que operação agora?

      Responder
      • Nos estamos na operação Questionar ????????

        Responder
  21. Quando crescer,quero ser cientista,quero muito completar o livro e realizar meu grande sonho.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que lindo sonho de se ter, Eduardo! Tomara que você consiga realizá-lo, a equipe de TIM Faz Ciência vai torcer muito por você!

      Responder
    • eu estou estudando o tim

      Responder
  22. Eu estou muito feliz para fazer todo o livro do TIM Faz Ciencia ,e muito daora e radical

    eu e o João estamos felizes!!!!!

    obrigado

    Responder
  23. muito legal o livro e no final do ano a professora falou que posso ficar com ele

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Isso mesmo, Maria Rita!
      Os cadernos do Estudante foram feitos especialmente para vocês.

      Responder
      • O meu nome é Geovanna eu sou aluna da professora josenilda e gostei muito do tim faz ciência e aprendi muito sobre as coisas observa classificar verificar questionar definir aplicar e generalizar

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          O que você aprendeu em cada uma das operações, Giovanna? O que você começou a fazer diferente depois das aulas de TIM Faz Ciência?

          Responder
    • Boa noite, sou professora na rede municipal de São Paulo comecei os trabalhos pelo campo da observação e simplismente fiquei fascinada pela delicadeza e encanto da históra e muito mais feliz de saber que meus alunos tem um olhar mais criterioso e cuidadoso que o meu. Logo após a fazer a leitura eles já haviam percebido a importância do olhar com cuidado e identificar o poder da observação para captar posssíveis problemáticas. Realizamos a atividade do Recreio que foi indicada pelo material e em seguida fomos a campo. Lá observaram pontos relevantes para resolução de alguns problemas que os atingiam diretamente… A necessidade do brincar e a falta de espaço para tal. Em seguida conversamos sobre o que poderíamos fazer para resolver esta situação e chegaram a conclusão que a escola poderia oferecer nos intervalos jogos de tabuleiros e cartas como forma de brincar. A escola ofereceu, porém não resolveu toda agitação, pois alguns alunos ainda preferiam atividades mais agitadas… Parte do problema foi resolvido porém estamos a caminho de uma organização cada vez mais eficaz.

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Muito bom, Maria Reginalda!
        Mande fotos e relatos mais detalhados dessa observação para a Central de Relacionamento, pois assim podemos publicar sua história nos nossos canais: contato@timfazciencia.com.br
        O que vocês estão planejando fazer agora? O que a turma vai propor para tornar o recreio mais tranquilo?

        Responder
  24. Eu gostei muito do livro TIM FAZ CIÊNCIA, e principalmente da fase Observar que estou achando muito legal.
    Beijinhos!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Gabriel!
      Você já fez a observação do recreio? O que achou?

      Responder
  25. Adorei o Tim Faz Ciencia.Estou no 4ºano com a professora Valquíria L. Observar é muito legal!
    Beijinhos 🙂

    Responder
    • estou gostando muito do projeto Tim faz ciência,minha professora Valquiria tambem

      Responder
  26. Ficamos mais observadores ,depois que eu acabei de ler a História de Zé ,Doroteia e as árvores.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Yasmin, Yuri e Vilmara,
      O que vocês estão observando agora? O que mudou?

      Responder
  27. NOMES:SUELLEN PATRICIA E SUELLEN TALITA RAISSA ESTEFANY VILMARA.
    SALA:12
    PROFESSORa:auria
    projeto:tim faz ciencia nos a doramos porisso aspessoas ama

    Responder
  28. Esse trabalho foi legal, amei eu gostaria de fazer de novo, um trabalho como este que traz muito conhecimentos e prazer com a professora Áurea em conto.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Juan,
      É um prazer enorme pra gente saber que você pensa assim. Nós também amamos que vocês estejam aproveitando e gostando tanto de TIM Faz Ciência!

      Responder
  29. Eu Sara e Sthefany estamos gostando muito do projeto Tim faz Ciências .
    Nós gostamos dos desenho e das pergunta e
    das histórias.
    A professora Áurea nos incentiva muito.

    Responder
  30. As turmas do 4º e 5º anos estão gostando muito do projeto.Desperta o senso crítico , a criatividade e o olhar observador.Valeu!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom saber que vocês pensam assim, professores!
      Enviem para a Central de Relacionamento seus relatos sobre como estão sendo as atividades em sala de aula, estamos muito interessados no que vocês têm a dizer.

      Responder
  31. O livro Tim faz ciência é legal e divertido nos ensina muitas coisa tipo a imaginação.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Como assim, a imaginação? Expliquem pra gente!

      Responder
  32. Gostamos do Projeto e do caderno de exercícios Tim Faz Ciências

    Responder
  33. Esse projeto e muito informante

    Responder
  34. Olá

    Começamos o projeto Tim faz ciências hoje com a profª Áurea .
    Estamos gostando muito ! 🙂

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom!
      Voltem aqui no site para contar o que estão achando depois que as atividades começarem, ok?

      Responder
      • Okay!! :*

        Responder
  35. Esse projeto é interessante

    Responder
  36. OLA eu achei muito legal,divertido,interesante,
    muito bom,gostei de verdade e adorei

    Responder
  37. OLA

    gostei bastante do tim faz ciência, bem inteligente ter feito esse projeto, minha sala está gostando bastante do tim faz ciência

    tchau!

    Leticia

    Responder
  38. Eu Raissa e minha amiga Sabliny , gostamos muito da apostila e das atividades e outras coisas , achamos o projeto TIM Faz Ciências muito legal aprendemos muito

    Responder
  39. OLA EU GOSTEI MUITO DO TIM FAZ CIENCIAS E DOS JOGOS OS 7 ERROS O A DA SONBRA DAS PLANTAS E AS HISTORIAS

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Ryan, qual história você gostou mais?

      Responder
  40. Olá , me chamo Gabriella e estudo na escola E.M.E.B. Professor Pedro Augusto Gomes Cardim , sou do 5 ano C , e começamos a trabalhar com o projeto a pouco tempo mais já aprendemos bastante coisas sobre observar , estou adorando o projeto e os desafios também .

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      O que vocês já aprenderam sobre observar, Gabriella?

      Responder
  41. EU GOSTEI, MUITO LEGAL, DIVERTIDO, BEM ENTERESANTI , MUITO INTELIGENTE E ADOREI

    ISABELA MURALIS

    Responder
  42. OLÁ EU GOSTEI MUITO DO TIM FAZ CIENCIA TOMARA QUE CONTINUEM COM ELE

    Responder
  43. oi eu sou a jamile adorei o tim faz ciencia e muito educativo e legal.
    e eu a isabelle eu gostei tambem da historia da doroteia do ze e as arvores e dos desafios e dos jogos sao muito bons

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, meninas!
      Vocês tiveram alguma dificuldade com os jogos ou desafios?

      Responder
  44. Gostei muito da Tim faz ciência aprendi várias coisas com Tim

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Larah!
      O que você aprendeu? Conte pra gente!

      Responder
  45. minha professora pediu para nos observar as pessoas e coisa toda hora,mas uma meninas da minha sala perguntou pra que serve a observação?
    e no que ela ajuda?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Amanda!
      Quando nós observamos, estamos prestando atenção em detalhes e coisas que poderíamos nem perceber se estivéssemos apenas olhando. Lembra da história de Zé e Doroteia? Quando Zé passou a observar o caminho que fazia, ele notou todas as árvores diferentes que havia por lá.
      Na ciência, a observação é usada o tempo todo! Muitas descobertas foram feitas a partir dessa operação. Os cientistas observam alguma coisa específica, como o crescimento de uma planta, o movimento dos planetas ou o comportamento dos animais, para verificar hipóteses e chegar a novas teorias. A observação faz com que a gente tenha um olhar mais atento para descobrir coisas novas!

      Responder
      • OI
        Eu sou o Eduardo e o meu amigo Gabriel .
        nossa professora Michelle,mandou a gente observar o nosso recreio para ver o que podemos mudar .

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Oi, Eduardo e Gabriel,
          O que vocês já notaram que dá pra mudar no recreio?

          Responder
  46. Oi. Eu sou o kelvin. Es tou costando do TIM FAZ CIENCIA ispero a prender munto com vcs

    Responder
  47. Oi bom dia , meu nome é Juliana ,sou da escola :E.M.E.F.Afonso Guerreiro Lima
    Eu gostei muito do TIM faz ciência de observar as coisas minha prof Carina S. Ribeiro ,pediu pra nos observar a escola e ver oque as crianças faziam .Eu queria fazer mais TIM faz ciência ,mas ja acabou todo o livro .Poderiam fazer mais livros ?
    obrigada pela atenção.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Juliana!
      Vamos ver o que a gente prepara para o ano que vem! 🙂

      Responder
  48. Achei muito legal e adoro trabalhar com o livro da tim faz ciência é muito interessante

    Responder
  49. ola,eu ganhei um livro desse projeto e queria saber como vocês conseguiram usar tanta ciência assim porque esse livro me fez pensar que quando eu for adulto ser um grande cientista

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Micael,
      Muitas pessoas ajudaram a fazer o material didático de TIM Faz Ciência. Se você consultar algum dos cadernos do professor, vai ver na última página todos os nomes dos cientistas e profissionais que contribuíram com conhecimento para que pudéssemos realizar esse programa. Aqui no site, na página “Galeria de Pensadores” (http://timfazciencia.com.br/galeria-de-pensadores/) você pode ver depoimentos de cientistas cujas ideias são uma ampliação do que você está vendo na sala de aula, nas aulas de TIM Faz Ciência. A equipe do programa também consultou muitos livros, especialmente livros escritos por Neil Postman, teórico da comunicação e crítico social que é um dos maiores pensadores do século XX. Juntas, todos esses recursos – as ideias de Neil Postman, os conhecimentos e opiniões de cientistas brasileiros e o trabalho da equipe do programa – resultaram no material que você tem em mãos.
      E com certeza, Micael, você pode sim ser um grande cientista quando for adulto. Afinal, fazer ciência está ao alcance de qualquer pessoa, e é isso que TIM Faz Ciência mostra. Boa sorte na sua jornada!

      Responder
      • obrigado

        Responder
    • a carta para o corpo foi muito interesante nos ja viemos estudando a algum tempo, foi muito interesante para nos como para os meninos como para meninas eu e meu amigo jardeson estamos concluindo o modulo verificar que conta a historia do roconbole das cinco voltas

      Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Sério, Heloisa? Por que você gostou mais de Verificar? O que te atraiu mais nesse percurso?

      Responder
  50. Eu gosto muito do Tim Faz Ciência,Acho que é um projeto muito bacana para as crianças começarem a Observar,Classificar,Generalizar,Questionar,Aplicar,Verificar e Definir.Acho um projeto muito legal 🙂

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Quem bom que você gosta, Ana Clara!
      O que você já aprendeu no projeto?

      Responder
      • amo tim faz ciências e muito legal hoje a professora mandou a gente observar o recreio mais oque eu gostaria que mudasse no recreio e que todo mundo brincasse junto não rolar nenhuma briga todo mundo ser amigo e que melhorasse mais o mundo mais com tim faz ciências eu aprendo mais e se todo mundo da escola fazer o tim faz ciência todas delas vao aprender a ter respeito porque tim faz ciências e feito para isso para a gente respeitar! amo tim faz ciências

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Que bom que você gosta tanto do programa, Laysla! Como foi a observação do recreio? Quais hipóteses você tinha formulado que se provaram verdadeiras, e quais se provaram falsas?

          Responder
  51. Olá, acabo de receber o material. Estou muito animada para iniciar os trabalhos com minha turma. Obrigada pela excelente material e pela iniciativa. Abraço.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Quirlândia!
      Agora que você já está com o kit de materiais didáticos de TIM Faz Ciência em mãos, pode começar a planejar suas aulas. Comente aqui no site o andamento do programa na sua turma, relate o que está acontecendo, compartilhe suas experiências!
      Na página Fale, Professor! há vários depoimentos interessantes para você se inspirar: http://timfazciencia.com.br/professor/.

      Responder
  52. Olá, ganhei o livro Tim faz Ciências, gostei muito do livro, principalmente da história de Zé, Dorotéia e as árvores, achei que esta história se deu muito bem com o tema de observar.

    Responder
  53. nossa estamos comesando a usar o livro agora mais e muito legal o livro!!!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Rayane!
      De que escola você é? Quais exercícios vocês já fizeram?
      Os professores podem enviar os exercícios feitos por suas turmas aqui para o site, que a gente publica no nosso Flickr, você sabia? É só mandar para contato@timfazciencia.com.br.

      Responder
      • Esse Livro E muito Legal, Eu estou no 4º ano com a Professora Iracema Estamo estudando sobre coisas que os cientistas faziam que ajudou o mundo inteiro e nos temos que fazer uma pesquisa sobre isso eu achei muito legal da parte de vcs colocar isso :V mais isso e realmente muito dificil.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Vocês estão descobrindo coisas legais na pesquisa? Que cientistas vocês pesquisaram até agora?

          Responder
  54. é muito legal o caderno do estudante tim faz ciência…

    eu tenho todo dia faço 3 ou mais atividades
    adorei este livro
    asi kamilly vitoria maganha

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Bacana, Kamilly! De que cidade você é, quem é sua professora? Em qual percurso você e a sua turma estão, Observar, Verificar, Classificar?

      Responder
      • esse livro é bom de mais é tim faz ciencias é bom

        Responder
        • Tim faz ciência é muito bom obrigado Tim por fazer isso por nois todos

          Responder
          • Equipe tim faz ciência,Dorotéia significa presente do Senhor.Então,Zé a nomeou de Doroteia como um elogio.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *