Instituto TIM

Aquecimento global explicado em quadrinhos

23/03/2015

O aquecimento global, aquele fenômeno que está aumentando a temperatura na Terra (nós explicamos um pouquinho sobre esse assunto aqui), é cada vez mais discutido por cientistas, ambientalistas e políticos em todo o mundo. É que para melhorar essa situação são necessárias mudanças importantes em todos os países, como a diminuição dos gases que poluem o ar (que estão presentes nas fumaças dos carros e de fábricas, por exemplo) e o combate ao desmatamento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) promove todo ano, desde 1995, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. É um evento que reúne especialistas e representantes de diversos países para debater esse assunto. Eles também criam metas para todos os governos ajudarem a diminuir os efeitos do aquecimento global. Na edição de 2014, no Peru, o cartunista Caco Galhardo aproveitou o evento para criar um jeito de explicar esse fenômeno de uma maneira mais simples: com um gibi!

Em parceria com o site Planeta Sustentável, ele fez uma história em quadrinhos chamada “Heróis do Clima”, que se passa no futuro, em 2072. Muitos humanos fugiram da Terra e foram viver em Marte, por causa dos problemas causados pelas mudanças climáticas. E lá no planeta vermelho, um avô explica para o neto como os cientistas descobriram que a temperatura da Terra estava aumentando rapidamente. Ao longo da história, ele conta quem foram algumas das principais pessoas que pesquisaram e divulgaram os efeitos do aquecimento global, inclusive no Brasil.

O gibi foi distribuído na conferência da ONU em português, inglês e espanhol, mas também foi publicado no site Planeta Sustentável. Porém, quando acessamos, vimos algumas falhas nas páginas. Por isso, sugerimos baixar o gibi na versão em PDF – é só clicar na opção “Versão para download e impressão”, logo acima do gibi.

 

Saiba mais: A revista Ciência Hoje das Crianças também explicou o que é o aquecimento global em um vídeo com os personagens Rex e Diná. Os dinossaurinhos contam com a ajuda de um especialista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para falar como esse fenômeno é causado. Assista a seguir:

 

4 Comentários

  1. Bom dia!

    Por gentileza, como faço para baixar este vídeo?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Ana, boa tarde!

      O vídeo da Ciência Hoje das Crianças está disponível no YouTube, é só clicar no vídeo para assistir. Para conseguir baixá-lo, temos duas sugestões: você pode baixar algum programa que converta os links do YouTube em arquivos de vídeo, como o aTube Catcher, ou podemos baixar o vídeo para você e te enviar por e-mail. De que forma você acha melhor?

      Responder
      • Bom dia!

        Pode enviar o vídeo por email.
        grata

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Oi, Ana, já enviamos o vídeo para seu e-mail. Ele foi enviado via WeTransfer, você conhece esse site? É um site para transferir arquivos mais pesados. Funciona assim: você vai receber um e-mail com o aviso da transferência, junto com um link para você clicar, que direciona para a página do WeTransfer. É só clicar em “Transferir” que o arquivo é baixado no seu computador. Se tiver alguma dúvida conte com a gente!

          Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *