Instituto TIM

Meio ambiente de A a Z para crianças

02/02/2016

A preservação do meio ambiente é um assunto cada vez mais discutido em todos os lugares: nas escolas, nas casas, nos noticiários, na política… A gente sabe que é um tema muito importante, mas muitas vezes não sabemos exatamente o que significam os termos usados nessas discussões. Bioma? Sustentabilidade? Ecossistema? Que palavras são essas? O livro “Vocabulário Ambiental Infantojuvenil” foi criado justamente para ajudar crianças e jovens a ficar por dentro desses e de outros termos.

O livro apresenta o significado de 100 palavras relacionadas ao meio ambiente, que estão divididas em quatro temas: biodiversidade, clima, energia e poluição e sustentabilidade. Há dois tipos de significados para cada termo. O de caráter lúdico explica a palavra como se uma pessoa estivesse contando para outra, usando até a ajuda da imaginação. Já o de caráter técnico é um pouco mais parecido com o que vemos nos livros, dicionários e enciclopédias, mas adaptado para o público infantojuvenil.

Veja só como é a explicação de caráter lúdico para “floresta”: “Verde. Muito verde. Tanto que olhando do céu não dá para ver o chão e os animais que lá habitam. E, olhando do chão, quase não se vê o céu, a não ser por algumas frestas. São assim as florestas”. Já a explicação de caráter técnico é: “Grande área de terra coberta com muitas árvores, arbustos e outras plantas menores, onde vivem, também, espécies da fauna e de micro-organismos”.

Para complementar os significados, as palavras são acompanhadas de ilustrações bem coloridas feitas por crianças. O “Vocabulário Ambiental Infantojuvenil” foi criado por Otávio Borges Maia – um dos autores do “Livro Vermelho das Crianças” – e publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O livro pode ser acessado e baixado gratuitamente neste link.

 

Capa Vocabulário Ambiental Infantojuvenil

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *