Mais um exemplo de como a arte e a ciência podem se entrelaçar: o trabalho do físico holandês Arie van’t Riet. Misturando fotografia, técnica de raio X e taxidermia, ele monta cenários com plantas, animais e outros objetos e depois tira foto desses cenários com uma máquina de raio-x. O resultado são imagens que mostram com grande delicadeza e beleza todos os detalhes da anatomia e estrutura dos seres fotografados.
Tudo começou em 2000, quando Arie passou a usar imagens em raio X de flores para explicar a seus alunos radiografistas e médicos como funciona a absorção de raios X de baixa energia. Depois, em 2007, ele começou a acrescentar animais mortos às cenas – ele nunca usa animais vivos, que poderiam sair prejudicados das sessões de fotografia.
O processo de trabalho de Arie começa com a construção, em estúdio, de uma cena natural completa, com plantas, flores, animais… Ele então posiciona um filme de raio X em envelope atrás da cena, e o tubo de raio X na frente dela, a um metro de distância. Em uma sessão ele combina raios X de baixa energia para flores e raio X de média energia para animais. O filme é então revelado e digitalizado com um scanner. Por último, Arie colore as imagens parcialmente.
“Espero que essas imagens contribuam para o interesse das crianças por natureza. Espero que algumas delas se tornem cientistas em biologia ou ecologia, ou estudem ciência ambiental. Ou quem sabe se tornem radiologistas”, contou Arie.
Visite também o site oficial de Arie van’t Riet (em inglês).
08/08/2014 - 11:18
Adorei esta matéria !!! E algumas ideias me vieram à cabeça, pois este tema (natureza, animais e plantas) faz parte do nosso trabalho com as crianças neste 2º semestre. E a interdisciplinaridade com Arte é sempre maravilhosa !
Depois que trabalhar com eles posto os resultados.
08/08/2014 - 14:02
Estamos aqui pra ajudar, Selma! 🙂
Você viu no pé da matéria que colocamos o link do site oficial de Arie van’t Riet? Lá você encontra outras imagens feitas por ele com raio X.
Vamos esperar ansiosamente sua postagem com os resultados do trabalho.