Instituto TIM

A natureza em todos os seus mínimos detalhes

07/08/2014

Mais um exemplo de como a arte e a ciência podem se entrelaçar: o trabalho do físico holandês Arie van’t Riet. Misturando fotografia, técnica de raio X e taxidermia, ele monta cenários com plantas, animais e outros objetos e depois tira foto desses cenários com uma máquina de raio-x. O resultado são imagens que mostram com grande delicadeza e beleza todos os detalhes da anatomia e estrutura dos seres fotografados.

Tudo começou em 2000, quando Arie passou a usar imagens em raio X de flores para explicar a seus alunos radiografistas e médicos como funciona a absorção de raios X de baixa energia. Depois, em 2007, ele começou a acrescentar animais mortos às cenas – ele nunca usa animais vivos, que poderiam sair prejudicados das sessões de fotografia.

O processo de trabalho de Arie começa com a construção, em estúdio, de uma cena natural completa, com plantas, flores, animais… Ele então posiciona um filme de raio X em envelope atrás da cena, e o tubo de raio X na frente dela, a um metro de distância. Em uma sessão ele combina raios X de baixa energia para flores e raio X de média energia para animais. O filme é então revelado e digitalizado com um scanner. Por último, Arie colore as imagens parcialmente.

“Espero que essas imagens contribuam para o interesse das crianças por natureza. Espero que algumas delas se tornem cientistas em biologia ou ecologia, ou estudem ciência ambiental. Ou quem sabe se tornem radiologistas”, contou Arie.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visite também o site oficial de Arie van’t Riet (em inglês).

2 Comentários

  1. Avatar

    Adorei esta matéria !!! E algumas ideias me vieram à cabeça, pois este tema (natureza, animais e plantas) faz parte do nosso trabalho com as crianças neste 2º semestre. E a interdisciplinaridade com Arte é sempre maravilhosa !
    Depois que trabalhar com eles posto os resultados.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Estamos aqui pra ajudar, Selma! 🙂
      Você viu no pé da matéria que colocamos o link do site oficial de Arie van’t Riet? Lá você encontra outras imagens feitas por ele com raio X.
      Vamos esperar ansiosamente sua postagem com os resultados do trabalho.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code