A professora Glória Maria Silva Hamelak, da EM Antônio Mendes, em Fortaleza (CE), teve uma ideia para que os alunos do 4º e 5º ano registrassem suas descobertas com as atividades de TIM Faz Ciência: um caderno de memórias! Cada aluno leva o caderno para casa e escreve o que aprendeu durante o percurso, além de expectativas, dúvidas e qualquer outro comentário que queira fazer. Olha só como está ficando esse caderno!
Na etapa “Observar”, Glória pediu que a turma definisse essa operação em uma palavra. O aluno Thiago explicou a escolha de algumas dessas palavras no vídeo a seguir.
O pessoal ficou bastante engajado para resolver o Desafio Nível 3 de “Verificar”, com as perguntas sobre as histórias do rocambole de cinco voltas e das mulheres de Viena. E esse percurso também foi usado na aula de artes, onde a turma fez desenhos relacionados às atividades.
Para finalizar as duas etapas, a professora propôs que a sala estudasse um inseto bem pequenininho: a formiga. Primeiro, eles criaram hipóteses de como achavam que era o corpo desse inseto e o desenharam em seus cadernos. Em seguida, cada um explicou seu desenho – tinha desde formiguinhas sozinhas até em grupo, carregando folhas. Para verificar as hipóteses a turma colocou as formigas em lâminas e as observou com uma lupa binocular e um microscópio monocular, comparando com os desenhos. “Dessa forma, colocamos em práticas as operações ‘Observar’ e ‘Verificar’ e percebemos que há uma correlação entre as duas”, explica Glória.
13/10/2014 - 20:40
Amei! O projeto Tim Faz Ciências é show! Professora Glória como seus alunos cresceram! Parabéns! Vamos contar para o mundo esta maravilha, pois o que é bom e belo todos merecem compartilha.
13/10/2014 - 18:41
Muito bom o seu trabalho, colega.
Parabéns a você e seus alunos