O material de TIM Faz Ciência foi pensado para atender alunos e professores do 4º e 5º ano, mas as sete operações intelectuais que orientam o percurso são praticadas em qualquer idade por qualquer pessoa! Nos encontros de formação, há professores e coordenadores que relatam que também estão praticando as operações com alunos de outras séries. E na cidade de Belo Horizonte (MG) essa ampliação se tornou oficial: professores do 4º ao 9º ano estão participando do programa.
Esses professores estão inscritos no Laboratório de Aprendizagem da 5ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, que organiza encontros preparatórios para a feira, voltada para escolas municipais. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação teve a ideia de orientar os professores a usar as operações intelectuais nos trabalhos que serão apresentados no evento em setembro. Por isso, todos os inscritos receberam o material e estão participando dos encontros de formação de TIM Faz Ciência.
“No ano passado já tivemos professores no programa e eles gostaram muito do material, a receptividade foi grande. Como a feira é voltada para turmas do 2º e 3º ciclo (4º ao 9º ano), decidimos abrir a participação para que o material seja usado como fio condutor dos trabalhos”, explica Dagmá Brandão, gerente de Política Pedagógica e de Formação da SME. A diferença de idade das turmas não está sendo um problema nas escolas – pelo contrário! “Professores do 3º ciclo já comentaram como o conteúdo do material é pertinente e ajuda na preparação para a feira, independente da idade”, conta Dagmá.
É o caso da professora de ciências Bárbara Abranches, da EM Prefeito Aminthas de Barros, que participa de TIM faz Ciência com a turma do 6º ano. “Os alunos abraçaram a ideia e participam de tudo. Eles começaram a responder às questões com mais rapidez, até antes de eu falar alguma coisa”, diz Bárbara. No começo do ano, ela conversou com a garotada sobre o que é ciência e o que os cientistas fazem. Quando recebeu o material, a professora retomou essas questões para mostrar que todo mundo pode pensar como os cientistas.
Nos desafios do Caderno do Estudante, Bárbara procura acrescentar questões ligadas ao trabalho da turma para a feira, que este ano tem a sustentabilidade como tema. Ela pretende levar a turma para observar como é o tratamento do lixo na escola e pesquisar soluções para a grande quantidade de lixo gerada. Todas as operações serão usadas para fazer o projeto.
Alunos da professora Bárbara Abranches durante as atividades de TIM Faz Ciência
Eu concordo com os colegas que o material seja adequado para aplicação no 3º ciclo. Na EM Presidente Tancredo Neves também estamos aproveitando a ideia apresentada pelo material TFC, sobre a mobilização das operações cognitivas, para o desenvolvimento de atividades investigativas de Ciências no 9º Ano. Em breve postarei os relatos.
Penso que o material TFC também pode contribuir para a reflexão sobre as escolhas de atividades adequadas para o desenvolvimento das habilidades descritas nas Proposições Curriculares.
Olá, Marciana,
Em que atividades do 9º ano vocês estão inserindo TIM Faz Ciência? Conte mais sobre essa experiência.
Estaremos esperando seus relatos!