Instituto TIM

TFC para alunos do 4º ao 9º ano em Belo Horizonte

19/06/2015

O material de TIM Faz Ciência foi pensado para atender alunos e professores do 4º e 5º ano, mas as sete operações intelectuais que orientam o percurso são praticadas em qualquer idade por qualquer pessoa! Nos encontros de formação, há professores e coordenadores que relatam que também estão praticando as operações com alunos de outras séries. E na cidade de Belo Horizonte (MG) essa ampliação se tornou oficial: professores do 4º ao 9º ano estão participando do programa.

Esses professores estão inscritos no Laboratório de Aprendizagem da 5ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, que organiza encontros preparatórios para a feira, voltada para escolas municipais. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação teve a ideia de orientar os professores a usar as operações intelectuais nos trabalhos que serão apresentados no evento em setembro. Por isso, todos os inscritos receberam o material e estão participando dos encontros de formação de TIM Faz Ciência.

“No ano passado já tivemos professores no programa e eles gostaram muito do material, a receptividade foi grande. Como a feira é voltada para turmas do 2º e 3º ciclo (4º ao 9º ano), decidimos abrir a participação para que o material seja usado como fio condutor dos trabalhos”, explica Dagmá Brandão, gerente de Política Pedagógica e de Formação da SME. A diferença de idade das turmas não está sendo um problema nas escolas – pelo contrário! “Professores do 3º ciclo já comentaram como o conteúdo do material é pertinente e ajuda na preparação para a feira, independente da idade”, conta Dagmá.

É o caso da professora de ciências Bárbara Abranches, da EM Prefeito Aminthas de Barros, que participa de TIM faz Ciência com a turma do 6º ano. “Os alunos abraçaram a ideia e participam de tudo. Eles começaram a responder às questões com mais rapidez, até antes de eu falar alguma coisa”, diz Bárbara. No começo do ano, ela conversou com a garotada sobre o que é ciência e o que os cientistas fazem. Quando recebeu o material, a professora retomou essas questões para mostrar que todo mundo pode pensar como os cientistas.

Nos desafios do Caderno do Estudante, Bárbara procura acrescentar questões ligadas ao trabalho da turma para a feira, que este ano tem a sustentabilidade como tema. Ela pretende levar a turma para observar como é o tratamento do lixo na escola e pesquisar soluções para a grande quantidade de lixo gerada. Todas as operações serão usadas para fazer o projeto.

 

EM Prefeito Aminthas de Barros - Atividades TFC 1
Alunos da professora Bárbara Abranches durante as atividades de TIM Faz Ciência

2 Comentários

  1. Avatar

    Eu concordo com os colegas que o material seja adequado para aplicação no 3º ciclo. Na EM Presidente Tancredo Neves também estamos aproveitando a ideia apresentada pelo material TFC, sobre a mobilização das operações cognitivas, para o desenvolvimento de atividades investigativas de Ciências no 9º Ano. Em breve postarei os relatos.
    Penso que o material TFC também pode contribuir para a reflexão sobre as escolhas de atividades adequadas para o desenvolvimento das habilidades descritas nas Proposições Curriculares.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Marciana,
      Em que atividades do 9º ano vocês estão inserindo TIM Faz Ciência? Conte mais sobre essa experiência.
      Estaremos esperando seus relatos!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code