Instituto TIM

A vida invisível dos micróbios… em um museu!

14/10/2014

É bem provável que você nunca tenha visto esses seres tão pequeninhos, mas eles estão em todos os lugares e são muito importantes para a vida na Terra. São os micróbios, que só podem ser observados com a ajuda de um microscópio. Agora existe um museu todo dedicado a eles lá em Amsterdã, na Holanda: o Micropia, inaugurado no final de setembro.

Nesse museu todo tecnológico, a gente consegue ver esses organismos quase invisíveis se mexendo, comendo e se reproduzindo por meio de imagens em grandes telões, que estão conectados a microscópios. Uma máquina chamada scanner mostra aos visitantes quantos micróbios existem em seu corpo e onde estão. Dá até para conhecer os lugares onde vivem os micróbios mais resistentes do mundo, chamados extremófilos. Eles podem sobreviver em situações bem difíceis, como ambientes muito quentes ou nos pontos mais fundos do oceano.

 

In the laboratory of Micropia laboratory technicians make cultures of micro-organisms. Photo Micropia, Maarten van der Wal

O Micropia também tem um laboratório. Entre outras atividades, eles cultivam os micro-organismos para estudá-los.

 

Quem visita o Micropia percebe como os micróbios são necessários para a nossa sobrevivência. Ao mesmo tempo que podem causar doenças, também ajudam a manter nosso corpo saudável. Sem eles, o ciclo da vida não estaria completo. É que alguns micróbios transformam as plantas e animais que já morreram em nutrientes que são usados por outros seres vivos. No museu, também dá para ver como os micróbios são usados para produzir muitas coisas diferentes, como remédios, alimentos e adubo para plantações.

Conheça um pouco mais sobre o museu Micropia nesta reportagem da Agence France-Presse (AFP):

 

O museu Micropia tem um site oficial com mais informações, em inglês.

Crédito da foto: Micropia / Maarten van der Wal

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code