Instituto TIM

Alunos criam protótipos para suas invenções

07/07/2015

Quase no final do percurso “Observar”, há cinco exemplos de cientistas que ajudaram a resolver problemas com suas invenções. Ao pesquisar outras situações parecidas para incluir no Caderno do Estudante, a turma do 4º ano da EMEB Prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo do Campo (SP), ficou muito interessada pelo assunto. A professora Maria Imaculada de Pádua logo percebeu a curiosidade dos alunos e propôs um desafio: que a turma observasse alguma dificuldade e buscasse uma solução.

Os alunos teriam que prestar atenção no ambiente ao seu redor, nas pessoas que conhecem ou pesquisar em livros, revistas e jornais para pensar o que poderiam criar para solucionar ou diminuir uma dificuldade. As ideias das invenções foram desenhadas, para depois virar protótipos feitos de materiais recicláveis! “As crianças se envolveram tanto, que antes de realizar o projeto elas dividiam suas observações comigo, contando os mínimos detalhes”, relata Maria Imaculada. Teve até um aluno que já começou a pensar em estudar para se tornar um grande engenheiro!

“Como eles já tinham tudo planejado e rascunhado, conseguiram inclusive recusar minhas sugestões com bons argumentos”, diz a professora. Entre as ideias da sala, há uma bota que ajuda cadeirantes a movimentar as pernas, um equipamento para que desenhistas consigam ampliar seus desenhos e um relógio que avisa automaticamente quando um bebê ou pessoa com dificuldade de fala precisa de alguma coisa. Conheça as invenções da garotada no vídeo abaixo.

 

 

O pessoal também fez a observação do recreio. Cada grupo ficou com um horário e uma turma diferente para observar e compartilhar seus relatos com os colegas. Eles perceberam que há brincadeiras que meninos e meninas podem praticar juntos, sem preconceitos. Também acharam importante fazer combinados e regras entre as crianças para evitar conflitos.

A melhoria que os alunos pensaram para o recreio foi organizar brincadeiras diferentes para todo mundo a cada dia da semana. Por exemplo: em um dia tem esconde-esconde e pebolim. No outro, tem leitura e desenho. E assim por diante! Em todos os dias também tem dança e música para a criançada. Maria Imaculada conta que o recreio melhorou muito com todo mundo participando das brincadeiras.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code