Instituto TIM

Atividades criativas com as operações de TFC

17/12/2014

Além dos desafios do Caderno do Estudante, os professores estão organizando atividades muito bacanas e criativas com suas turmas usando as operações de TIM Faz Ciência! A turma do 4º ano da EPG Crispiniano Soares, de Guarulhos (SP), fez um projeto de decomposição de alimentos. Cada aluno escolheu um alimento, que podia ser um legume, uma fruta, uma verdura ou uma carne, e colocou dentro de um vidro transparente. Durante 15 dias, eles observaram e registraram o que aconteceu com os alimentos, que se transformaram com a ação de fungos e bactérias. No final, todos mostraram sua experiência em uma exposição na escola! Veja as fotos enviadas pela professora Renata Calenti Freitas dos Santos.

A professora Anne Karoline Bezerra, da EEF Poetisa Abigail Sampaio, de São Gonçalo do Amarante (CE), perguntou às crianças do 5º ano todas as palavras que poderiam definir ou estar relacionadas aos aparelhos circulatório e respiratório. Em seguida, ela mostrou que há máquinas que nos ajudam a observar diferentes partes de dentro do nosso corpo, como o aparelho de raio X. A turma criou hipóteses sobre como funciona esse aparelho e fez uma pesquisa para verificá-las. Eles também usaram caixas de papelão para construir suas máquinas de raio X.

Além disso, as crianças apresentaram na Feira de Ciências da escola diferentes plantas medicinais que haviam classificado em sala de aula, além de oferecer chás feitos com essas plantas a todos os participantes da feira!

Já os alunos do 4º ano da EM Sônia Parreira Debei, de Londrina (PR), fizeram algumas perguntas à professora Giselle Vieira Barbosa durante um estudo sobre a água. Por que dói quando pulamos de barriga na água? Por que alguns animais conseguem andar sobre a água? E a professora acrescentou: por que quando lavamos algumas coisas apenas com água não sai a sujeira? Todos escreveram suas hipóteses sobre as perguntas.

Para ajudá-los a verificar essas questões, Giselle primeiro passou um vídeo do canal Manual do Mundo com uma experiência que envolve a tensão superficial da água. Depois de aguçar a curiosidade da criançada, ela mesma fez uma experiência com a turma. A professora colocou uma agulha em um aquário com água e pediu para a turma observar o que iria acontecer: a agulha não afundou. E quando colocasse detergente, será que ela iria afundar? Os alunos disseram suas opiniões, para depois observar que a agulha afundou. Eles criaram mais hipóteses para explicar o que aconteceu, e a professora mostrou alguns vídeos que também falam sobre essa experiência. Confira alguns registros que a turma fez dessa atividade.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code