Instituto TIM

Belos e perigosos: saiba mais sobre os temidos raios

12/04/2016

Os raios são daqueles fenômenos naturais que conseguem ser ao mesmo tempo belos e assustadores. As linhas que atravessam e iluminam o céu rendem fotos incríveis, mas também podem ser fatais para quem está desprevenido. Esse fenômeno é cercado de dúvidas e mitos populares. O que é perigoso fazer durante uma tempestade e o que não é? Qual é a diferença entre raios, relâmpagos e trovões? E, afinal, o que é um raio?

Um raio nada mais é do que uma descarga elétrica muito intensa que vai das nuvens de tempestade ao solo – ou faz o caminho contrário. Aquele famoso ditado “Os opostos se atraem” se encaixa bem para explicar como eles surgem. Um raio é provocado pela atração entre cargas elétricas negativas e positivas que se acumulam na nuvem e no solo, formando uma descarga elétrica que pode chegar a uma intensidade de 5 mil amperes – isso equivale a cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico!

Essas descargas elétricas não se formam só entre nuvens e solo. Elas também podem acontecer dentro da própria nuvem, entre duas nuvens ou da nuvem para o ar. Tudo isso, incluindo os raios, são tipos de relâmpagos. O ar fica aquecido a uma temperatura tão alta quando os relâmpagos se formam, que provoca aquele clarão no céu. Esse aquecimento também faz com que o ar se expanda muito rápido, e é daí que vem os barulhos dos trovões.

Com um fenômeno tão forte como esse, é preciso tomar alguns cuidados em dias de tempestades. Provavelmente você já deve ter ouvido muitas recomendações sobre isso, não é mesmo? Veja só o que é mito e o que é verdade:

É perigoso ficar debaixo de árvores e guarda-chuvas: VERDADE

As cargas elétricas não se acumulam só no solo, mas também em pontos altos, como postes, topos de prédios e copas de árvores, que podem atrair raios. O guarda-chuva também pode se tornar um pico, dependendo de onde você estiver.

Raios não caem duas vezes em um mesmo lugar: MITO

Se você acha que está protegido em um lugar que já foi atingido por um raio, está engando! Ele pode cair não só duas, mas inúmeras vezes em um mesmo lugar. A estátua do Cristo Redentor, por exemplo, é atingida por raios cerca de seis vezes por ano.

É preciso desligar aparelhos elétricos em caso de relâmpagos: VERDADE

Essa recomendação é bem importante, porque um raio pode atingir a fiação elétrica e queimar os aparelhos. É bom até evitar utilizar telefones com fio e celulares ligados ao carregador nesses momentos – se a fiação for atingida, a corrente elétrica pode chegar até você.

Espelhos podem atrair raios: MITO

Algumas pessoas têm o hábito de cobrir espelhos durante tempestades por receio de que eles possam atrair e refletir um raio. Isso é um mito, já que os espelhos não conduzem eletricidade.

Não fique na praia durante uma tempestade: VERDADE

Não é bom ficar na praia e em nenhum lugar descampado, justamente porque você vira o ponto alto do lugar – e um possível alvo para os raios. Procure sempre se abrigar em construções ou veículos fechados. Enquanto estiver na rua, evite ficar perto de objetos longos ou metálicos e cercas de arame (o metal é um condutor de eletricidade).

 

Saiba mais:
Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)

UOL
G1

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code