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Ciência desde cedo: iniciação científica no EF

29/09/2014

Crianças também são cientistas. Quem afirma isso é Antonio Carlos Pavão, professor de química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele acompanha o ensino de ciências nas escolas há bastante tempo: é coordenador de ciências do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação, membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e diretor do Espaço Ciência, em Olinda (PE).

Antonio acredita que se faz ciência na escola e que, por isso, é muito importante que as escolas incluam a iniciação científica em seu projeto pedagógico desde o ensino fundamental. Ele explica que é possível ensinar ciência fazendo ciência. São estudantes e professores investigando e construindo conhecimento juntos. “O professor não precisa saber tudo de ciência. É preciso ouvir os questionamentos dos alunos e trabalhar com eles para buscar as respostas na prática.”

Até escolas com poucos recursos podem fazer experimentos simples para levar as crianças a novas descobertas. “Coloque uma vareta no chão e faça um relógio de sol, marcando as horas a partir das sombras. Depois, jogue fora a vareta. Vocês vão perceber que o relógio irá se atrasar após alguns dias. Isso mostra que o sol não passa todos os dias no mesmo lugar”, sugere o professor. A observação de insetos, árvores e até do corpo humano pode ser usada para o aprendizado dos alunos. Aí o que interessa não é a resposta certa, e sim o processo que as crianças passaram para chegar às respostas.

“Quando desenvolvemos um espírito investigativo nos alunos, aumentamos seu aspecto crítico como cidadãos, que saberão responder aos questionamentos impostos pela sociedade. E isso se aplica a qualquer aspecto do dia a dia, desde a simples compra de um celular, que exige conhecimentos de tecnologia, até posicionamentos sobre diversos assuntos do cotidiano”, conclui Antonio.

Para saber mais sobre o assunto, indicamos o livro “Quanta ciência há no ensino de ciências?” (editora EdUfscar), organizado pelo professor Antonio Carlos Pavão e por Denise de Freitas, com artigos de 27 autores sobre o ensino de ciências nas escolas.

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