Instituto TIM

Conheça jovens que fazem robôs… na escola!

13/08/2014

Você sabe o que é robótica? Robótica é a ciência e a técnica de conceber, construir e utilizar robôs. E robôs todo mundo sabe o que são, não é mesmo? O que talvez você não saiba é que não são só cientistas e engenheiros que sabem fazer robôs. O pessoal da Oficina de Robótica da EMEF José Mariano Beck, de Porto Alegre (RS), também sabe. Orientados pela professora Luciana Tadewald, alunos do 1º ao 9º ano montam e reconhecem peças, constroem robôs de Lego, fazem programação no computador…

As oficinas são abertas para quem quiser participar, só precisa ter interesse no assunto – com exceção de duas turmas de 1º ano e uma de 2º ano que são integralizadas, ou seja, todos os alunos participam da oficina. Há ainda outras 6 turmas abertas e uma que é dedicada aos interessados do 4º e 5º ano. Os alunos participam da Mostra Nacional de Robótica – que a cada edição premia 50 jovens de todo o país com Bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Luciana conta, com orgulho, que na primeira participação da escola, um dos alunos foi escolhido como bolsista e, no ano seguinte, 7 alunos foram selecionados.

Em 2014, o pessoal da oficina está se deparando com uma novidade: TIM Faz Ciência. Luciana explica que o programa mostra aos alunos uma metodologia importante de seguir em robótica. “Em coisas básicas de pegar, montar robô, aprender linguagem de programação, até em campeonatos, tem que enfrentar problema, pensar na solução, pesquisar, testar, ajustar”, diz Luciana.

Um exemplo: os alunos montaram um robô chutador para fazer uma atividade da Copa do Mundo. Programaram certinho, mas o robô não funcionou porque a roda estava mal montada. As crianças tiveram que pensar até entender o que estava dando errado, programar novamente, fazer ajustes. “TIM Faz Ciência tem a ver com esses conceitos, nesse sentido bem básico, bem miudinho da sala de aula, que depois vai para as coisas maiores”, completa Luciana.

Entre as atividades que os alunos da Oficina de Robótica estão fazendo relacionadas ao programa estão jogos pedagógicos muito legais. Conheça-os – e divirta-se – clicando aqui.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code