Instituto TIM

Construir robôs também é coisa de criança!

11/03/2015

Os robôs já foram coisas que só existiam na ficção científica, em histórias que falavam sobre o futuro. Hoje, eles são realidade – até mesmo nas escolas! Já tem estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país aprendendo a construir robôs, como na Oficina de Robótica da EMEF José Mariano Beck, de Porto Alegre (RS) (saiba mais nesta matéria). Se você já apresentou a robótica aos seus alunos ou quer apresentar, aí vai uma sugestão para trabalhar o assunto neste ano: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

É a maior competição de robótica do país, e existe desde 2007. Só em 2014, foram cerca de 70 mil inscritos na modalidade teórica e aproximadamente 1.800 equipes na prática. “A taxa de crescimento das inscrições cresce de 50% a 60% a cada ano”, diz a coordenadora geral da OBR 2015, Esther Colombini. Participam alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em níveis diferentes.

Na modalidade teórica, os participantes fazem uma prova em sua própria escola com questões relacionadas à robótica, mas usando conceitos das matérias que fazem parte do currículo escolar. “Nessa modalidade, a escola não precisa necessariamente trabalhar a robótica. Mas os problemas da prova estimulam o interesse dos alunos pelo assunto”, explica Esther. Já na modalidade prática, é a hora de construir os robôs! Há etapas estaduais e a nacional. Os vencedores da etapa nacional têm a chance de participar da RoboCupJunior, uma competição mundial de robótica para crianças e adolescentes!

Todos os vencedores das duas modalidades ganham medalhas e certificados, além de um troféu para os vencedores nacionais da modalidade prática. Os professores que quiserem mais orientações sobre como usar os conceitos de robótica em sala de aula e como construir os robôs podem encontrar material gratuito no site da OBR e também entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail organizacao@obr.org.br. “Não é preciso muitos recursos para construir um robô. Dá para usar sucata, motorzinhos de DVD e até palitos de sorvete”, diz a coordenadora da OBR 2015.

Unir a robótica às matérias tradicionais também é possível. Esther conta que já viu alunos que fizeram um modelo do Sistema Solar e montaram um robô para simular a órbita dos planetas. Outros estudaram o sistema digestivo com um robô que conseguia “mastigar” uma bolinha. “Mesmo as crianças menores conseguem assimilar muitos aspectos da construção dos robôs e ficam bastante envolvidas. A robótica exige habilidades muito necessárias nos dias atuais, como o trabalho em grupo e a capacidade de resolver problemas diferentes dos quais estamos acostumados”, afirma.

As inscrições para a OBR 2015 estão abertas e podem ser feitas pelo site até o dia 30 de abril, para a modalidade prática, e até o dia 7 de agosto, para a teórica. Veja mais detalhes sobre as inscrições no vídeo abaixo.

 

 

cartaz-obr-2015-2

2 Comentários

  1. Avatar

    Eu adoro robôs gigantes ao pequenos e espero que eu consiga faser um

    Responder
  2. Avatar

    Espero que seja bom

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code