Instituto TIM

Crianças também podem descobrir dinossauros!

22/05/2015

Um garotinho de sete anos foi o responsável por descobrir um dos dinossauros mais esquisitos que os paleontólogos já viram! Diego Suárez e sua família estavam em uma viagem pela região chilena da Patagônia. Enquanto seus pais, que são geólogos, estudavam as rochas do local, Diego e sua irmã procuravam por algumas pedras. Foi então que ele se deparou com ossos, que seus pais identificaram como sendo de um pequeno dinossauro.

Uma equipe de cientistas chilenos e argentinos, incluindo os pais de Diego, ficaram responsáveis por estudar e coletar mais ossos do animal descoberto pelo garoto – entre os fósseis, estavam quatro esqueletos completos. O dinossauro foi chamado de Chilesaurus diegosuarezi, em homenagem ao menino e ao país em que foi encontrado. Essa descoberta aconteceu em 2004, mas só neste ano foi publicado o primeiro estudo sobre ela. E a conclusão dos cientistas foi a de que estavam investigando um dinossauro enigmático!

É que Chilesaurus diegosuarezi é da mesma família do tiranossauro, a dos terópodes. Ou seja, podemos imaginar que ele era um predador grandalhão, de botar medo, certo? Mas é o contrário: o dinossauro descoberto por Diego se alimentava apenas de plantas e a maior parte dos esqueletos encontrados era do tamanho de um peru. O maior deles chegava a três metros de comprimento. Além disso, suas patas, dentes, cabeça e outras partes do corpo eram parecidas com as de outras espécies de dinossauros.

Esse dinossauro tão diferente pode mudar tudo o que os pesquisadores conhecem sobre a evolução dos terópodes. Também pode levar à descoberta de outras espécies que fizeram parte dessa evolução. E tudo isso só começou com a curiosidade e observação de um menino! Já houve outros casos de fósseis encontrados por crianças, como o da inglesa Daisy Morris que tropeçou em restos de uma espécie de pterossauro quando tinha nove anos, e de Wiley Brys, de quatro anos, que encontrou ossos de um nodossauro enquanto escavava um terreno com seu pai, nos Estados Unidos. Já imaginou como seria fazer uma descoberta dessas?

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code