Instituto TIM

As árvores da escola: relatos sobre observar

31/07/2014

Os alunos dos 5º anos A e C da EMEB Professor Pedro Augusto Gomes Cardim, de São Bernardo do Campo (SP) fizeram um exercício de redação junto com a observação. Orientados pela professora Solange Maria Dornelas e pela professora de Apoio a Programas Educacionais (Informática) Inês dos Santos Valdoski Ramos, os alunos exploraram o espaço onde as crianças brincam na escola. Eles encontraram vários tipos de árvores e fizeram relatos dessa observação. As crianças encontraram inclusive a árvore da Doroteia durante a exploração…

 

foto1“Nossa árvore é grande e podemos subir nela, por isso dá para brincar e há sombra das folhas e flores. As
folhas dela são ovais e compridas, os galhos são largos e o tronco também é largo e áspero.”
Andreia C. do Nascimento, Giovanna B. Silva, Rafaela C. Idelfonso
“Eu observei crianças brincando na hora do brincar e depois árvores. Teve algumas árvores que eu gostei do tipo, por exemplo as pequenas são iguais a mim. Mas as grandes nem tanto. Mas só teve essa que eu gostei mais porque dava para subir e eu subi com minhas amigas e adorei!!”
Laryssa Santos Teodoro da Silva

 

 

foto2“Essa é a árvore da Doroteia, porque ela tem flores vermelhas e mas não tem frutos. Ela é grande e é fácil de subir nela apesar de ter alguns espinhos. Eu gosto de brincar nesse lugar. Na foto eu estou de touca no chão.
Samuel N. Silva
A árvore que eu observei é grande e bonita. Tem um Tronco Muito Áspero e Fino. Essa árvore é muito parecida com a da História do Zé e Dorotéia, porque é grande e tem flores Vermelhas. Suas folhas são ásperas e muito bonitas, os galhos são bonitos ásperos, muito longos e finos. Porém neste momento estava sem folhas porque era fim de Outono. Na foto eu sou de blusa cinza. PARA FALAR A VERDADE A ARVORE É MUITO
GRANDE!!!!”
Carlos Gabriel

 

 

foto3

“A árvore que escolhi é boa para subir, é um bom lugar para brincar, mas tem que tomar cuidado senão você pode cair. É uma árvore áspera e não dá sombra nessa época do ano. Ela é bem grande, com folhas ovais e finas. Na foto estou em cima da árvore.”
Gabriel Baso Souza
“A árvore é grande, as folhas são ovais e finas. Os galhos são finos e grossos. E o tronco dela é áspero. Gosto de brincar porque dá para subir. Na foto sou eu que estou fazendo paz e amor.”
Mauricio Alves de Aquino

 

 

 

foto4“A árvore é grande, dá para subir, as folhas são ovais e finas. Os galhos são finos e grossos. E o tronco dela é áspero de raiz grande e bem espalhada.”
Gustavo dos S. Gomes

 

 

 

foto5

“A árvore é grande, tem tronco liso e grosso. Tem muitas folhas. É um lugar muito bom para brincar e para se divertir.”
Gabriel S. Souza

 

 

 

 

 

foto6

“A ÁRVORE É FINA, SÓ TEM DOIS GALHOS. NÃO TEM MUITAS E NEM POUCAS FOLHAS. AS FOLHAS SÃO MÉDIAS. NÃO DÁ PRA BRINCAR POR ELA SER PEQUENA E FINA, E PORQUE ELA FICA ATRÁS DA DIRETORIA. ESSA FOI A ÁRVORE QUE EU MAIS GOSTEI PORQUE ELA É PEQUENA E MUITO FOFA! NA FOTO SOU A QUE FAZ “PAZ E AMOR” COM OS DEDOS!”
JULIA CAETANO
“Ela é lisa com 3 cores (vinho, verde e marrom claro) e as folhas são bem bonitas num tom de verde escuro, mas não sei descrever a forma dela. Ela ainda está pequena por isso não dá para brincar nela. Ela só faz sombra. Ela é muito pequena (acho que é uma muda). Não sei o porquê gostei dela, mas acho que foi porque quando eu era criança eu tinha visto uma parecida.”
Raisa Maria de Aguiar

 

foto7

“Esta árvore é grande, de folhas pequenas em forma de pinheiro e os galhos grossos. A árvore é apenas de sombra, e o tronco dela era áspero. Tem apenas uma raiz base, e dois troncos principais. Eu gosto de brincar nela porque dá pra subir, e ela não é uma árvore normal. Eu sou (na foto) aquele que está caindo, de óculos.”
Fabrício Santos Gonçalves
“Eu gostei muito dessas árvores porque elas são siamesas. Elas são altas, bonitas e antigas.”
Lucas Brazão Silva

 

 

foto8

“A árvore é pequena e dá pra subir nela. É boa pra brincar de escalada. Mas você pode cair! O tronco e grosso e áspero, os galhos são grandes longos e finos. As folhas são redondas e pequenas. Na foto nós estamos em cima dela!”
Murilo Gomes de Oliveira e Renan Barraca Merce

 

 

 

 

 

 

foto9

“Escolhi uma muito bonita. Ela é comprida e grossa, tinha vários galhos e tinha poucas folhas. Eu quis
tirar uma foto com ela. O legal é que dá para subir, mas tem vários espinhos que machuca.”
João Vitor Mello Biazan

 

 

 

 

foto10

“A ÁRVORE QUE EU ESCOLHI É PEQUENA E POR ISSO NÃO É BOA PARA SUBIR E TAMBÉM NEM PARA BRINCAR. ELA TAMBÉM TEM FOLHAS PEQUENAS, TEM GALHOS FINOS E TEM SOMBRA.”
RAFAELLA SAMPAIO FONSECA

 

 

 

 

 

 

 

foto11

“A árvore é bonita. Não dá para subir porque ela é pequena. O tronco é fino, as folhas são compridas e os galhos são finos. Com tudo isso é bonita. Não é lugar bom para brincar porque a árvore é delicada.”
GABRIELA EIRI OKUMURA

 

 

 

 

 

foto12

“Nesta árvore não dá para subir. Os galhos são pequenos e têm muitos espinhos. Não dá para brincar mas ela dá frutos. O nome desta árvore é limoeiro.”
Raissa Candido Ril de Souza
“Essa árvore é bem pequena, é uma árvore chamada Limoeiro. Eu achei ela muito bonita, gostei que ela não é tão alta, porém dá frutos.”
Miguel Ramirez Pacco da Silva

 

 

 

foto13

“Gostei do limoeiro, mas preferi outra árvore que vi. É uma árvore fina com muitas folhas grandes e bonitas, parece até um buquê.”
Giovana Corradi

 

 

 

 

foto14

“Esta árvore é pequena, com galhos longos e finos, dá para subir nela e os troncos são grossos e
ásperos. As folhas são verdes, pequenas e redondas, mas por ser fim de outono essa árvore está sem folhas. Na foto sou o mais moreno!”
Renan Muniz F. Silva
“É uma arvore com espinhos, sem folha porque nesta época do ano as folhas caem e também não tem flores. É uma arvore que você consegue subir e ela é pequena, com o tronco grosso. Gostei dela porque pode subir em cima dela e por muitos lados. Na foto, estou em cima da árvore com o pescoço encostado no galho.”
ROGER RIBEIRO OYA

 

 

foto cortada, autorização

“A ÁRVORE QUE NÓS ESCOLHEMOS É GRANDE TEM FOLHAS COMPRIDAS, GALHOS LARGOS E O TRONCO ÁSPERO E FAZ SOMBRAS. NÃO DÁ PARA SUBIR E NEM PARA BRINCAR.”
THAINA PEREIRA SILVA DA CRUZ
Ghiuliam Camilly Ferreira

 

 

 

 

 

foto16

“A árvore é bem grande com folhas finas, grandes e pontudas. Não dá para subir por que o tronco é fino e não há galhos. Não dá flores nem frutas e por ser fina também não tem sombra. Dá para brincar, por ser fina nos penduramos. E, para não cair, nós seguramos nela. Na foto sou a loirinha!”
ISABELLA GONÇALES FLORES

 

 

 

bananeira

“A árvore é áspera, as folhas são grandes e grossas, é pequena por isso não dá pra subir nela. A árvore é frágil. Faz sombra, as folhas são lisas e ela não tem flores. Mas tem bananas!”
João Pedro Demboski

 

 

 

 

 

 

foto18

“Esta é uma árvore muito alta e tem galhos altos e os galhos são grossos e tem casinhas de joão-de-
barro.”
Kammy Silva França

 

 

 

foto19

“Ela é linda e cheia de casas de joão-de-barro, parece uma girafa de tão alta. Os galhos são variados e os galhos são cheios de pinhas, as folhas parecem espinhos, o tronco é grosso, dá para brincar de se esconder, é áspero.”
Gabriel Damázio
“Ela é cheia de casas de joão-de-barro, ela parece uma girafa de tão grande que ela é. Seus galhos são finos e outros são largos, e os frutos são pinhas, seu tronco é muito grosso, parece um casco de tartaruga, suas flores parecem um espeto porque ela é muito fina, ela é áspera, não dá para subir, mas dá para brincar.”
João Vitor Nunes Rodrigues dos Santos
“Ela é bonita, é alta, tem galhos finos, tem pinhas, o tronco é largo, as folhas são espetadas.
Não dá para subir nem para brincar, o tronco é áspero. Nesta árvore nos galhos tem varias casinhas de joão-de-barro.”
Richard Alencar

 

foto20

“ELA É LISA E ESPINHOSA, É BAIXA E NÃO TEM GALHOS. NEM TEM FLORES E NEM FRUTOS. AS FOLHAS SÃO CHEIAS DE ESPINHOS. NÃO TEM TRONCO E NÃO DÁ PARA SUBIR PORQUE É CHEIA DE ESPINHOS. SE DÁ PARA BRINCAR? NÃO, PORQUE
SENÃO A PESSOA PODE SE MACHUCAR COM OS ESPINHOS. ELA PARECE UM PÉ DE ABACAXI. NA FOTO EU ESTOU DE VERDE.”
ADEMIR CAMPOS DA SILVA
“Ela é pequena e ela tem um monte de espinho. Ela não tem galho, as folhas são grudadas no tronco, é verde, ela não tem frutas. E ela não tem flores e não dá pra brincar.”
Jonathas Silva Lisboa
“ELA É PEQUENA E BAIXA, COM ESPINHO E NÃO TEM GALHOS. NÃO TEM FLORES E NEM FRUTOS. AS FOLHAS SÃO LISAS, PONTUDAS E CHEIAS DE ESPINHOS E NÃO TEM TRONCO. NÃO DÁ PRA SUBIR PORQUE SENÃO A PESSOA PODE SE FURAR, MAS
DÁ PARA BRINCAR SÓ EM VOLTA.”
KAIQUE DE MELO MANSSUR

 

foto21

“Ela é fina, seus galhos são grandes, o tronco é liso. O tronco é liso, as folhas são verdes claras. Tem flores vermelhas. Mas não dá para brincar. Na foto estou com os braços cruzados.”
Bruno Felix Galvão
“A árvore é alta. Os galhos são finos. Tem poucas folhas, as flores são roxas e vermelhas. Estou
segurando no tronco.”
Carlos André de Souza Silva
“Ela é fina e também é bastante alta, os galhos são finos e tem flores vermelhas lisas e largas e a
planta é áspera. E não pode subir porque ela é fina e com espinhos e também não pode brincar nela.”
Miguel Sousa Consentino
“O tronco dela é fino, ela é alta, as flores dela são vermelhas, ela é áspera. As folhas dela são lisas e não dá para subir nela porque é bastante fina e também não dá para brincar nela.”
Michael de Oliveira Santos

 

foto22

“Ela é alta com vários galhos retorcidos. Ela não tem flores ou frutas. As folhas são finas e grandes, seu tronco é largo e áspero. Não dá para subir e não dá para brincar.”
Gabrielle Dantas
“É alta com muitos galhos retorcidos e largos, dá para subir e dá pra brincar, não tem frutos e nem flores.”
Isabela Gonçalves de Carvalho
“A árvore que eu escolhi tem os galhos retorcidos, o tronco dela é fino e bem áspero. Não tem frutos, nem flores. Não dá para subir, mas dá para brincar.”
Nicole Mª da Silva
“Esta árvore é alta, com galhos retorcidos. Com folhas finas e grandes. Não dá para subir, o tronco é áspero, mas dá para brincar se amarrar uma corda com um pneu.”
Mariana Albanese

 

foto23

“ESSA ÁRVORE É ALTA, OS GALHOS SÃO GROSSOS E AS FOLHAS TEM CACHOS E UM MONTE DE CORTES QUE PARECEM ESPINHOS, E NELA TEM UM MONTE DE COQUINHOS. O TRONCO É LARGO E ÁSPERO. NÃO DÁ PRA SUBIR, MAS DÁ PRA
BRINCAR COM OS COQUINHOS.”
Gustavo De Rosa Vitor
“ELA É ALTA. TEM GALHOS GROSSOS E AS FOLHAS TÊM CORTES E COQUINHOS. O TRONCO É LARGO E ÁSPERO. NÃO DÁ PRA SUBIR PORQUE ELA MACHUCA MAS DÁ PRA BRINCAR COM OS COQUINHOS.”
Caroline Reis Oliveira

 

 

foto24

“Ela é alta e os galhos são finos, não tem flores mas tem fruta. É um pé de mexerica. As folhas são
amareladas o tronco fino e é áspero. Dá para subir e brincar.”
Vinicius Alexandre de Souza
“Ela é uma árvore média, seus galhos são baixos. Ela é uma arvore de frutos. As flores são pequenas e a cor é verde claro. Seu tronco é fino e dá para subir e dá para brincar.”
Kauan Karlos vieira
“A árvore é baixa. Os galhos são curtos. O fruto da árvore é mexerica. Os troncos são grossos. As flores são verde claro. Dá para subir nela e dá para brincar.”
Matheus Yan dos santos Felix
“Ela é média e também baixa, os galhos são curtos e as folhas são pequenas e o tronco dela é fino. Ela
também tem frutas, dá para subir e dá para brincar, e o tronco é áspero.”
Gabriel Brito

 

foto25

“Ela é Baixa, Fina, Folhas pontudas e ásperas. Folhas lisas e não tem frutos. Tem vários troncos. Não dá para brincar, não dá para subir.”
Julia Fonseca
“Ela é baixa, tem galhos e troncos finos, e folhas pontudas e finas e os tronos são ásperos. Nesta árvore não dá para subir e nem brincar, e não tem frutos.”
Jullia Magalhães
“Ela é baixa e tem folhas finas e pontudas. Tem vários troncos finos e ásperos. Ela não tem frutos e nem flores. Não dá para subir nela, porque os troncos são fracos. Não dá para brincar nela.”
Letícia Balmant

 

 

foto26

“Ela é Baixa, Fina, Folhas pontudas, Áspera. Tem vários troncos e Não da para brincar, Folhas lisas. Não
dá para subir e não tem frutos.”
Mariana Dragunski Garcia

 

 

 

 

foto27

“Ela é alta e é lisa. Ela é um coqueiro que não dá coco. Ela tem galhos finos, as folhas são gigantes e ela não tem frutos nem flores. O tronco dela é fino, não dá pra subir e não dá pra brincar.”
Ana Clara

5 Comentários

  1. Avatar

    Eu estou ai no projeto e gostei muito do tim faz ciência e inclusive meu irmão esta fazendo na escola gomes cardim o tim faz cuencia

    Responder
  2. Avatar

    Um excelente trabalho.
    Ensinar nossas crianças a observar as plantas e conservá-las. e ajuda ao desempenho das crianças

    Responder
  3. Avatar

    eu gosto do projeto tim faz ciencia

    Responder
  4. Avatar

    Um excelente trabalho.
    Ensinar nossas crianças a observar as plantas e conservá-las.

    Responder
  5. Avatar

    Parabéns!!! Um belo trabalho! As vezes não nos damos conta dos detalhes que envolvem nossa própria escola, nossa residencia, nosso bairro, nossa cidade!!!!

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code