Instituto TIM

Debates animados nas observações em Santo André

25/09/2014

A turma do 4º ano da EMEIEF Professor Paulo Freire, em Santo André (SP), concluiu o percurso “Observar” com muitos debates. A professora Selma Regina dos Santos misturou TIM Faz Ciência e Língua Portuguesa, com a observação da capa do livro “O Cavalo de Troia”, de Jacques Martin, e de algumas imagens sobre o assunto da história.

Com a ajuda da monitora do laboratório de informática, os alunos pesquisaram sobre as invenções humanas e escolheram as que achavam mais úteis para a nossa vida. Cada um pesquisou imagens e informações sobre uma das 24 invenções selecionadas e a sala montou um grande mural.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Os jogos do Desafio Nível 1 geraram muitas discussões na classe, tanto para falar sobre as dificuldades de cada um quanto para compartilhar as estratégias usadas. O que mais chamou a atenção das crianças foi o Jogo 3, “O que você vê?”. A professora pegou todos de surpresa ao sugerir que o homem da foto não estivesse gritando. Depois que alguns alunos tentaram mostrar por que ele estava gritando, Selma explicou a diferença entre observação e inferência.

Para o Desafio Nível 3, a professora optou pela observação dos horários em que as turmas da Educação Infantil brincam no parque. Em grupos, a criançada levantou hipóteses sobre o que acontece nesses horários. Depois da observação, houve mais um debate na sala para ver se as hipóteses estavam certas, quais foram as dificuldades e situações diferentes encontradas e o que cada grupo concluiu. As observações e sugestões de atividades foram enviadas à professora da Educação Infantil.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Selma conta que percebeu ainda mais o envolvimento dos alunos no programa durante a avaliação do percurso. Eles nunca haviam se avaliado antes e fizeram várias perguntas sobre como seria isso. Todo o processo de avaliação foi combinado em conjunto com a classe, que sugeriu muitas ideias para as marcações no mapa. “Os alunos gostaram bastante desta etapa do trabalho, e foi muito prazeroso para mim, como professora, perceber o quanto eles são questionadores em relação à avaliação de si mesmos e ao que realmente fazem”, disse Selma.

2 Comentários

  1. Avatar

    Todo o trabalho com o Projeto “TIM FAZ CIÊNCIA” tem sido muito prazeroso. Parabéns a toda equipe do projeto e aos meus maravilhosos e amados alunos pelo trabalho !!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      E parabéns a você também, Selma, pelo ótimo trabalho desenvolvido!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code