Instituto TIM

Descobertas na observação do Jardim Botânico

09/09/2014

Na história de Zé e Doroteia, Zé observou os detalhes de cada árvore em sua busca pela árvore de flores vermelhas. Assim como ele, a turma do 4º ano A da EEB Professora Alba Herculano Araújo, em São Gonçalo do Amarante (CE), observou semelhanças e diferenças de plantas encontradas na escola.

Antes da atividade, as crianças conheceram as partes de uma planta em um vídeo mostrado pela professora Maria Jocélia Cosmo. Com essas informações, elas coletaram vários tipos de folhas e cascas para observar seus detalhes. O objetivo era classificar as espécies das plantas e pesquisar mais sobre elas na internet. Veja o plano de aula utilizado pela professora:

 

Plano de aula - Profª Maria Jocélia Cosmo - Observar

 

A tarefa seguinte foi um desafio ainda maior: observar todos os detalhes do Jardim Botânico da cidade! Em meio a tantos tipos de árvores, plantas, flores e até peixinhos que nadavam nos lagos, a criançada descobriu muitas coisas novas sobre a natureza. Os alunos escreveram textos e fizeram cartazes sobre a experiência, que você pode conferir no álbum a seguir.

De acordo com Maria Jocélia, a turma percebeu que muitas coisas do nosso dia a dia são apenas vistas por nós, e não observadas. “O que mais chamou a minha atenção nesta etapa é o quanto pedimos para que nossos alunos sejam atentos e nós mesmos não conseguimos ser dessa forma. A aula ‘Observar’ também serviu muito a mim”, relata.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

1 comentário

  1. Avatar

    Quero parabenizar a professora Jocélia, por proporcionar uma aula de campo tão rica em conhecimento para nossas crianças, onde elenca a importância da observação. Esses momentos que tornam as aulas mais prazerosas.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code