Instituto TIM

Desenhos para explicar, definir e contar histórias

18/12/2014

Uma das atividades mais divertidas de se fazer na escola e nas horas de lazer é desenhar! Dá para soltar a imaginação, criar cenários e personagens e deixar tudo bem colorido. O desenho também é uma forma de nos expressarmos, registrar coisas que aprendemos e até explicar melhor algum assunto. Nos percursos de TIM Faz Ciência, a criançada também é convidada a desenhar em alguns dos desafios. E as professoras usaram bastante esse recurso em suas atividades.

Os alunos do 5º ano da professora Francieli Antônia dos Santos, da EMEB Edson Danillo Dotto, de São Bernardo do Campo (SP), observaram o recreio de todas as turmas da escola. Depois, classificaram as atitudes das crianças nesse intervalo, com categorias como o que era bom, o que precisava melhorar e o que poderia machucar. Eles conversaram bastante e decidiram passar em cada sala para conscientizar os colegas sobre algumas atitudes que poderiam deixar o recreio melhor para todo mundo. Para isso, fizeram cartazes com desenhos bem chamativos dessas dicas, que depois foram expostos no refeitório e no pátio.

Na EEM Oswaldo Cruz, de Duque de Caxias (RJ), a turma do 5º ano da professora Bianca de Lima Maia fez uma grande pesquisa sobre o DNA, aquela molécula que tem todas as informações sobre o nosso organismo. Para definir o que é o DNA, eles fizeram desenhos, textos e poemas, que foram colocados no mural de TIM Faz Ciência da sala. Além disso, usaram as operações “Aplicar” e “Generalizar” para estudar as diferenças entre o DNA de várias espécies na natureza. No final, cada grupo apresentou seu trabalho para a classe.

As histórias de cada etapa de TIM Faz Ciência ganharam ilustrações todas coloridas na EMEF Gabriel Obino, de Porto Alegre (RS)! Os alunos do 5º ano da professora Denise Santos Vieira montaram grandes painéis com alguns dos desenhos e colocaram nas paredes da escola.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code