Instituto TIM

E agora, Plutão é ou não é um planeta?

19/11/2014

Vocês se lembram de quando falamos que a ciência é dinâmica e pode ser atualizada sempre que surgem novas informações? Na época, mencionamos o exemplo de Plutão, que deixou de ser um planeta para ser considerado um planeta-anão. E agora, alguns astrônomos estão dando mais uma prova de como todas as teorias científicas podem mudar, mesmo que seja para voltar ao que eram antes!

Foi em uma assembleia geral da União Internacional de Astronomia (IAU) em 2006 que centenas de astrônomos decidiram que Plutão não estaria mais na categoria de “planeta”. Isso porque ele não tem uma massa grande o suficiente para afastar outros corpos celestes de sua órbita. Ficou decidido então que ele se tornaria parte de uma nova categoria: a de planetas-anões.

Mas alguns astrônomos não ficaram satisfeitos com isso e querem que Plutão volte a ser um planeta! Uma grande instituição de pesquisa dos Estados Unidos, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, organizou um debate sobre esse tema. Os especialistas defensores do planeta Plutão argumentaram que a definição de “planeta” não é uma certeza absoluta, tendo mudado muito ao longo da história – até o Sol e a Lua já foram considerados planetas. Além disso, não dá para saber exatamente como são outros planetas fora do Sistema Solar. Se levarmos em conta a definição da IAU, muitos outros corpos poderiam deixar de ser planetas.

Por enquanto, Plutão continua sendo um planeta-anão. Mas já dá para saber que essa discussão vai longe, e pode ser reaberta na próxima assembleia geral da IAU, em agosto de 2015.

 

Plutão_shutterstock_190351517

Plutão e uma de suas cinco luas, Caronte

 

Curiosidades: Plutão foi descoberto em 1930. Seu tamanho é menor do que o da Lua e sua temperatura é muito baixa, cerca de -200°C. Além disso, um ano em Plutão (ou seja, o tempo que o planeta leva para dar uma volta inteira ao redor do Sol) é o equivalente a 248 anos na Terra! Por estar muito longe do Sol, Plutão leva bastante tempo para fazer esse movimento, que nós chamamos de translação. Sabe quando esse planeta-anão dará a volta completa em torno do Sol desde sua descoberta? Só em 23 de março de 2178! Bem longe, né?

 

Fontes:
Exame
O Globo

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code