Instituto TIM

Em busca de soluções para afastar os pombos

11/01/2016

A grande quantidade de pombos era um problema antigo na EM Francisca de Paula, de Belo Horizonte (MG). É que esses animais podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, e ter pombos em excesso na escola traz riscos para alunos e funcionários. As professoras do 4º e 6º ano Cynthia Maria Alves, Camila Ferreira Gomes e Débora Talita tiveram a ideia de um grande projeto para encontrar soluções para diminuir o número de pombos. E o começo de tudo foi com TIM Faz Ciência!

As etapas do Caderno do Estudante foram o ponto de partida, para que os estudantes conhecessem as operações intelectuais e as utilizassem durante o projeto. O segundo passo foi conhecer o animal, pesquisando sua origem, características, função na natureza, alimentação e reprodução. As crianças também observaram e monitoraram a rotina dos pombos na escola, para entender quando e onde eles aparecem e os locais que usam como abrigo.

Mais uma etapa de observação foi feita – desta vez, para descobrir os motivos pelos quais existem tantos pombos na escola. A garotada percebeu que os bichos são atraídos pelo lixo, em busca de alimentos. E ainda tem mais uma questão bem importante a ser levada em conta antes de chegar a uma solução: há uma lei brasileira que proíbe qualquer ação que possa machucar ou matar os animais. Por isso, a alternativa encontrada deveria apenas afastar os pombos da escola.

As turmas pesquisaram, debateram e assistiram a vídeos e a uma palestra sobre o tema dada por estudantes de medicina, em uma parceria da escola com o Centro de Saúde Professor Amílcar Viana Martins. Eles organizaram uma campanha de conscientização no horário do recreio para explicar a todos da escola sobre a importância de evitar a presença dos pombos mantendo a escola limpa, além de informar as doenças que eles podem transmitir.

A direção da escola se juntou à campanha e afixou cartazes para alertar sobre o problema. Além disso, os locais com maior quantidade de pombos receberam telas de proteção para evitar que eles se abriguem por lá. O número de pombos na escola já começou a diminuir, mas as professoras explicam que o desafio continua! O projeto realizado pelas turmas foi apresentado na 5ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia de Belo Horizonte, que aconteceu no dia 6 de novembro.

O vídeo abaixo tem depoimentos da professora Cynthia e de alguns alunos contando como foi esse projeto. Veja só!

 

 

A turma do 4º ano C da EMEIEF Tarsila do Amaral, de Santo André (SP), também fez um projeto bem bacana para estudar o problema dos pombos na escola em 2014! Confira nesta matéria.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code