Instituto TIM

Encontro de TFC em São Luiz Gonzaga

23/10/2014

Que tal um evento para mostrar tudo que já foi feito de TIM Faz Ciência, com alunos e professores expondo o resultado das atividades e vendo o que as outras escolas estão fazendo como parte do programa? Pois essa foi a ideia do Encontro Interativo TIM Faz Ciência realizado no dia 26 de setembro em São Luiz Gonzaga (RS), uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Cerca de 1000 pessoas compareceram ao evento, inclusive o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo, e a secretária de Educação, Sonia Prates.

O Encontro Interativo foi uma espécie de feira em que cada escola tinha seu próprio espaço e o organizava com os materiais produzidos em sala de aula. A apresentação no estande era feita por dois alunos acompanhados pelo professor. Assim que chegavam ao local, os visitantes passavam por um percurso montado no chão em forma de tabuleiro, que trazia as operações intelectuais abordadas por TIM Faz Ciência. Ao lado do percurso foram colocadas réplicas dos personagens de cada operação, feitos com o maior capricho.

O prefeito Junaro Figueiredo fez a abertura do encontro. Ele reforçou o papel da ciência em atividades cotidianas e disse que as operações intelectuais propostas em TIM Faz Ciência são, sim, o caminho para o conhecimento científico. A secretária de Educação, Cultura e Esporte de São Luiz Gonzaga, Sonia Prates, aproveitou para dar parabéns às escolas, professores e alunos pelo trabalho, pelo empenho e habilidade em fazer ciência pensando como cientista.

Além de conhecer o que cada turma havia feito em TIM Faz Ciência, quem visitou o Encontro Interativo pode manipular e participar de experimentos científicos na oficina Física para Todos, um museu interativo itinerante de ciência e tecnologia da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí). Crianças e adultos se divertiram manipulando e executando os experimentos, e aprendendo mais sobre os princípios físicos que explicam seu funcionamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem foi ao evento, gostou! “Alunos e professores das escolas da rede municipal vivenciaram momentos de significativa interação”, contou a secretária Sonia Prates. “Impressionou como os professores sentem-se motivados ao trabalhar os conteúdos programáticos com as propostas organizadas pelo programa. E como não pode deixar de ser, o reflexo desse entusiasmo chega ao aluno como forma de motivação quando manipulam, interpretam e realizam as atividades”, completou ela.

Educadoras e estudantes deixaram depoimentos sobre o evento e sobre TIM Faz Ciência, que a gente reproduz aqui com muito orgulho. Parabéns a todo mundo que tornou esse dia possível, especialmente aos alunos e professores que participam de TIM Faz Ciência em São Luiz Gonzaga!

 

Liliane Ribeiro dos Santos e Karina Zborowski, da EMEF General José Leovegildo Alves Paiva

Liliane e Karina escola LEovegildo depoimentofoto 4

 

Ieda e Andressa, alunas do 5º ano da EMEF Santa Rita de Cássia

Alunas Ieda e Andressa Escola Santa Rita - depoimentofoto 3

 

Sandra Welter Ilha, professora da EMEF Centenário

Prof Sandra Ilha - Escola Centenário depoimentofoto 2

 

Liliane Nogueira Pinto, coordenadora pedagógica da EMEF Santa Rita de Cássia

foto 1

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code