Instituto TIM

Invenções que prometem mudar nossas vidas

08/07/2016

Tem tantas coisas incríveis sendo inventadas mundo afora, que fica difícil acompanhar tudo – ou até mesmo ter uma noção de como elas vão mudar nossas vidas nos próximos anos. Mas o Fórum Econômico Mundial (uma organização que reúne líderes do mundo todo) dá uma ajudinha. Todo ano, especialistas do Fórum fazem uma lista das dez melhores tecnologias emergentes, com as inovações tecnológicas que mais têm potencial para melhorar vidas, transformar indústrias e preservar o planeta. Veja só algumas das novidades que fazem parte da lista de 2016.

Internet em escala nanométrica

Está crescendo o número de objetos do dia a dia que estão conectados à internet e que ganharam novas funções e modos de uso. Por exemplo, existem tênis com sensores que calculam informações como a distância da corrida e as calorias que foram gastas e enviam esses dados para um site, para o atleta acompanhar o seu desempenho. Ou aplicativos de celular que permitem que a pessoa acenda e apague as luzes de casa de qualquer lugar que ela estiver. Isso se chama Internet das Coisas – e ela deve revolucionar ainda mais a ciência com a invenção de sensores nanométricos que se conectarão à internet. Eles serão tão pequenos, mas tão pequenos, que poderão circular pelo nosso corpo e enviar informações do nosso organismo para um computador. Isso poderá transformar não só a medicina, mas diversas outras áreas, como a agricultura e a engenharia.

Veículos que não precisam de motorista

Já existem empresas que estão produzindo e testando carros que andam sem precisar de motorista, só que ainda vai levar um tempo para vermos esse tipo de automóvel pelas ruas. É que, para isso acontecer, são necessárias grandes mudanças nas leis de trânsito. Se o carro ultrapassasse o farol vermelho ou cometesse alguma outra infração, como o motorista seria punido se não era ele quem estava dirigindo? Essa é apenas uma das questões que precisam ser debatidas antes desses carros circularem por aí. Eles funcionam por meio de radares, câmeras, GPS e outros equipamentos que captam informações sobre as ruas e o trânsito para que o carro vá aos lugares certos e com segurança. Aliás, se os engenheiros conseguirem criar um sistema bastante preciso, um carro desses pode ser mais seguro do que um com motorista.

Baterias potentes para as fontes de energia renováveis

A luz do Sol e o vento são os principais exemplos de fontes de energia que não poluem o meio ambiente, mas eles só representam 5% da eletricidade utilizada no planeta. Um dos motivos é que nas épocas bem ensolaradas e com muito vento, é gerada mais eletricidade do que a necessária, e esse excesso acaba sendo perdido. E nos dias nublados e sem vento, é gerada pouca energia. Para resolver essa questão, estão sendo produzidas baterias muito potentes que conseguem armazenar o excesso de energia e distribuir eletricidade para as cidades, mesmo quando o tempo estiver ruim. Além de incentivar o uso de fontes renováveis, as baterias podem ser uma solução para levar eletricidade às mais de 1 bilhão de pessoas que ainda não têm acesso a ela.

Confira as outras inovações destacadas pelo Fórum Econômico Mundial na matéria da Agência Brasil e nas reportagens especiais da revista Scientific American (em inglês).

 

Créditos da foto em destaque (carro sem motorista do Google): Michael Shick (CC BY-SA 4.0)

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code