Instituto TIM

Já imaginou como seria a vida em outros planetas?

20/01/2015

Existem outros planetas habitáveis como a Terra? Ainda estamos longe de saber isso com certeza, mas o telescópio Kepler está dando uma grande ajuda para responder essa pergunta. A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, lançou o telescópio em 2009 para examinar estrelas de uma certa região da Via Láctea e verificar se há ali planetas com condições de abrigar vida.

Não é uma tarefa fácil. Afinal, os candidatos devem ter características bem específicas – eles precisam ter da metade ao dobro do tamanho da Terra e estar posicionados em uma zona onde a temperatura possa permitir a existência de água líquida e de vida. Para isso, Kepler observa os momentos em que a luz das estrelas diminui, o que significa que algo está passando em sua frente. Depois, os pesquisadores comparam com dados de outros telescópios para tentar calcular o tamanho dos planetas e a distância que eles ficam de suas estrelas.

Até agora, o telescópio já descobriu a existência de mais de mil exoplanetas, ou seja, planetas que estão fora do Sistema Solar. Dentre eles, oito foram considerados potencialmente habitáveis! Ainda não há como confirmar essa hipótese, já que esses planetas estão bem distantes de nós e não conseguimos explorá-los. Mas é impossível não imaginar como seria se houvesse vida neles!

A própria NASA fez uma brincadeira divertida com isso, criando três pôsteres de turismo para dois dos planetas identificados pelo Kepler e um terceiro, chamado HD 40307g, descoberto em 2012 por astrônomos das universidades de Hertfordshire, na Inglaterra, e Goettingen, na Alemanha. Os pôsteres mostram que visitar esses planetas seria uma experiência muito curiosa!

 

Kepler_186f

Kepler-186f: onde a grama está sempre mais vermelha do outro lado

 

O Kepler-186f orbita uma estrela mais fraca do que o Sol, de cor vermelha. Por isso, se existissem plantas nesse planeta, elas receberiam uma luz com partículas avermelhadas. Isso as deixaria com cores bem diferentes das plantas verdinhas que existem na Terra!

 

HD_40307g

Experimente a gravidade do HD 40307g, uma Superterra

 

Ainda não se sabe se o HD 40307g poderia mesmo suportar vida, já que ele pode ter uma superfície coberta por camadas de gás e gelo. Esse planeta tem o dobro do volume da Terra e oito vezes mais massa. Dessa forma, sua gravidade é muito mais forte do que a daqui. Imagine só como seria pular de paraquedas nesse planeta, como na figura do pôster?

 

Kepler_16b

Relaxe em Kepler-16b, a terra dos dois Sóis – onde sua sombra sempre tem companhia

 

Na famosa série de filmes “Star Wars”, o personagem Luke Skywalker vem de um planeta chamado Tatooine, onde existem dois Sóis. Na vida real também existem planetas que orbitam em torno de duas estrelas, como o Kepler-16b. Mesmo com esse reforço, ele é um planeta bem gelado, com uma temperatura parecida com a do gelo seco (abaixo de -78 °C).

 

Créditos das imagens:
NASA/JPL-Caltech

Fontes:
Kepler (NASA) (em inglês)
BBC Brasil
HypeScience

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code