Instituto TIM

Lançadores de foguetes

26/06/2014

Não é preciso ser astronauta pra lançar um foguete. Aliás, não é nem preciso ser engenheiro para construir um foguete: basta participar da Mostra Brasileira de Foguetes, evento que acontece todo ano junto com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os alunos do 4º ano da EMEF Professora Ana Íris do Amaral, de Porto Alegre, da turma da professora Patrícia Dias Stefanello, estão entre os pequenos lançadores de foguete do Brasil – ainda que os foguetes deles sejam feitos de cartolina.

Eles realizaram as atividades da OBA e da MOBFOG em maio. Teve até evento na praça perto da escola para assistir ao lançamento dos foguetes dos estudantes do 6º ao 9º ano, com a presença de mais de 200 pessoas. “Até os pequenininhos do jardim foram assistir aos foguetes”, explica Patrícia. “É o diferente. Sai daquela coisa da sala de aula, da parte teórica, e a escola se envolve.” Agora é hora de esperar pelas medalhas que serão entregues aos alunos que tiverem o melhor desempenho da escola – os nomes deles serão divulgados no site da OBA em 30 de agosto.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostou da ideia de fazer um foguete você mesmo? Então clique aqui e assista ao vídeo em que o professor João Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, ensina a construir a base de lançamento de um foguete.

2 Comentários

  1. Avatar

    Essa experiencia é muito bacana mesmo. Participar da OBA e da Mostra de foguetes , é encantador para as crianças. Nos dois últimos anos tenho trabalhado com a minha turminha esse projeto e com certeza agregou muito ao conhecimento deles. Até criamos um blog para falarmos de astronomia e astronáutica, mais uma forma de ampliar os horários destinados ao ensino de ciências na sala…..

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Legal, Ana Maria! Qual o endereço do blog de vocês? Deixe aqui nos comentários para que outros professores possam usar essa sua iniciativa como exemplo.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code