Instituto TIM

Lentes para não enxergar: tudo fica invisível!

05/11/2014

Nos livros da série “Harry Potter”, de J.K. Rowling, o famoso bruxinho usa uma capa da invisibilidade em muitas de suas aventuras. Assim que a veste, ninguém consegue vê-lo. Só conseguimos encontrar essa capa nas histórias de ficção, mas cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, construíram um equipamento que faz uma coisa parecida: deixa as coisas invisíveis!

Essa invenção recebeu o nome de “Capa de Rochester”, mas é bastante diferente de uma capa. Eles usaram quatro lentes posicionadas de uma maneira que faz com que a luz não atinja o objeto. Para explicar melhor, tudo que nós enxergamos é por causa da luz, que é uma onda eletromagnética. Quando a luz bate em algum objeto, uma parte é absorvida por ele e a outra parte é refletida, o que faz com que a gente consiga vê-lo.

No caso das lentes, a luz também é refletida, mas cada tipo de lente consegue mudar a trajetória das ondas. E é assim que funciona a Capa de Rochester. As lentes criam alguns pontos específicos onde as ondas de luz não batem no objeto. Por isso, ficam invisíveis para quem olha pelas lentes. Veja só como ficaria uma mão quando vista por esse equipamento:

Capa de Rochester 1_University of Rochester

 

Capa de Rochester 2_University of Rochester

Caminho que a luz faz pelas lentes da Capa de Rochester

 

Fonte – fotos e informações:
Universidade de Rochester (em inglês)

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *