Instituto TIM

O labirinto de túneis e câmaras dos formigueiros

20/08/2015

A formiga é conhecida por ser um bicho que trabalha em equipe. Algumas coletam alimentos, outras cavam os formigueiros, tem aquelas que cuidam dos ovos… Todas têm uma função e vivem de uma maneira bem organizada. E dá para perceber isso ainda mais quando conhecemos um formigueiro por dentro. Claro que não se deve mexer neles para não correr o risco de levar umas picadas! Mas os especialistas que estudam as formigas têm um método especial para estudar onde elas vivem.

O professor de Agronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP) Luiz Carlos Forti pesquisa esses insetos há cerca de 40 anos. Em seus estudos sobre as formigas-cortadeiras, que são aquelas que coletam folhas, ele preencheu alguns formigueiros com água e cimento para saber como era a estrutura deles. Essa mistura passou pelos túneis e endureceu. Depois, a equipe escavou as regiões com o maior cuidado para encontrar todos os cantos do ninho. O resultado é impressionante! Veja o tamanho de um dos formigueiros na reportagem abaixo do programa Repórter Eco, da TV Cultura.

 

 

Você imaginava que animaizinhos desse tamanho poderiam construir ninhos metros abaixo do solo? Isso é possível porque são muitas formigas vivendo e trabalhando juntas na mesma colônia. Os formigueiros das saúvas podem abrigar até 7 milhões de habitantes! Mesmo os ninhos menos populosos ainda são bem lotados, como os da espécie quem-quem, que chegam a 175 mil formigas. As paredes são endurecidas com a saliva das formigas operárias.

Os formigueiros podem ter muitas entradas, que levam aos túneis debaixo da terra. Eles interligam diferentes câmaras ou até podem levar a lugar nenhum, para confundir possíveis invasores. As funções de cada espaço variam entre as espécies, mas há lugares para os “soldados”, que protegem o formigueiro; onde a rainha coloca os ovos; salas que parecem berçários, onde nascem as larvas; outras para cultivar os fungos que nascem nas folhas coletadas e que servem de alimento para as formigas-cortadeiras; e câmaras específicas para depositar o que é considerado lixo.

A maneira que os ninhos são construídos permite que o ar passe pelos túneis e que não entre água da chuva. Todas as tarefas da colônia, exceto a reprodução, são divididas entre as formigas operárias – que são todas fêmeas! A única função das formigas macho é acasalar com as rainhas. É mole?

Conheça mais sobre a vida dentro dos formigueiros nas matérias dos sites Mundo Estranho, Galileu e Ciência Hoje das Crianças.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code