Instituto TIM

O lugar certo da Via Láctea no universo

16/09/2014

O Planeta Terra pode parecer enorme, mas no fundo ele é um simples grãozinho de areia dentro de grande conjunto de galáxias. E até os cientistas ficam surpresos com toda essa imensidão. Recentemente, astrônomos da Universidade do Havaí (Estados Unidos) descobriram que a Via Láctea – galáxia onde fica o Sistema Solar – faz parte de um grupo gigante de galáxias, um superconglomerado, que é 100 vezes maior do que se pensava.

Figura Laniakea 2 - University of Hawaii

 

Fica até difícil de imaginar isso, não é mesmo? Para dar um exemplo, é como se você descobrisse, subitamente, que existe um conjunto de cidades, estados e países além do seu bairro. Esse superconglomerado recebeu um nome na língua havaiana que tem tudo a ver com o seu tamanho: Laniakea, que significa “imenso céu” em português. Ele tem 100 mil galáxias, todas ligadas entre si. E a Via Láctea está bem na borda desse conjunto.

Os astrônomos da Universidade do Havaí conseguiram medir o tamanho desse grupo usando equipamentos muito avançados chamados radiotelescópios, que são capazes de observar os movimentos e a velocidade de milhares de galáxias dentro da Laniakea. É uma descoberta muito importante para todos os astrônomos, mas representa só uma pontinha de toda a grandiosidade do universo. Além da Laniakea, existem milhões de outros superconglomerados. E agora, consegue imaginar?

Figura Laniakea 1 - University of Hawaii

Fontes:
O Estado de S. Paulo
Universidade do Havaí (em inglês)
Revista Nature (em inglês)

2 Comentários

  1. Avatar

    legal facao mais sobre isso

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code