Instituto TIM

Observação de aves: crie seu próprio grupo!

18/03/2015

Você já parou para pensar em quantas espécies de aves existem em sua cidade? A gente nem imagina, mas existem 1.901 espécies em todo o país, de acordo com o último registro do Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico (CBRO)! Até uma cidade com menos natureza e muitos prédios, como São Paulo (SP), consegue abrigar uma grande diversidade de pássaros – são 372 espécies catalogadas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. E com tantas aves bonitas e diferentes convivendo conosco, tem pessoas que separam um tempo apenas para observá-las.

Existem diversos clubes de observadores e até uma associação que reúne muitos deles, a Associação Brasileira de Observadores de Aves (ABOA). Os grupos organizam passeios para observar os pássaros e compartilhar informações sobre as espécies avistadas. E não é só coisa de adultos, não! O fundador da ABOA e ornitólogo (especialista em aves) Sandro Von Matter pratica essa atividade desde pequeno. “Cresci em uma casa muito arborizada que era visitada por centenas de aves todos os dias. Mas durante a minha infância eu sequer poderia imaginar que aquilo que eu fazia por curiosidade já era uma atividade reconhecida e praticada por milhares de pessoas”, conta.

Sandro explica que não precisa de equipamentos caros ou ir a lugares específicos para observar aves. Nas cidades, é possível encontrá-las em jardins, quintais, praças e parques. Os observadores mais experientes também frequentam parques nacionais e unidades de proteção ambiental. Caso o grupo não tenha um binóculo, dá para caminhar pelo bairro em busca de árvores com flores e frutos ou construir um comedouro com frutas, ração e água para atrair os pássaros.

Você também pode montar seu próprio grupo de observação com amigos ou com sua turma da escola! Veja só algumas dicas de Sandro para começar essa atividade:

• Reúnam-se periodicamente para conversar sobre o tema em um local calmo e tranquilo. Os membros podem também convidar especialistas para falar com o grupo.
• Combinem passeios para observar as aves na natureza. Se o grupo quiser usar binóculos e câmeras fotográficas, uma alternativa é dividir a compra do equipamento e revezar entre os membros do grupo a cada semana.
• As aves são animais sensíveis. Por isso, a observação tem que ser feita em silêncio para não espantar os pássaros.
• Menores de idade precisam estar acompanhados de um adulto, principalmente em visitas a áreas de mata (para esses locais, é essencial a autorização dos pais ou responsáveis).
• Nas visitas a áreas de mata ou locais com vegetação alta e densa, as crianças devem tomar cuidado com animais peçonhentos (como cobras, aranhas e escorpiões).
• Há livros bem legais para ajudar a identificar as espécies. O “Avifauna Brasileira” tem o registro de todas as espécies do país. O “Guia de aves Mata Atlântica Paulista” reúne as espécies das regiões da Serra do Mar e da Serra de Paranapiacaba, em São Paulo, e pode ser acessado gratuitamente neste link.
• Dá para criar um grupo na internet para troca de informações (como no próprio Facebook).

É possível também oficializar o seu grupo! Crie um nome para ele e cadastre-o gratuitamente no site da ABOA. Os associados recebem informações sobre a atividade e podem agendar palestras com pesquisadores. Sandro também fundou a ONG Passarinhar, que divulga a atividade e conecta observadores, cientistas e interessados. As crianças podem se inscrever gratuitamente no site por meio do programa Passarinhar Jovens, tornando-se representantes mirins em seus bairros ou escolas.

“O objetivo deste programa é compartilhar informação, instrumentos e inspiração para que as crianças possam identificar problemas ambientais locais e sugerir ações para a comunidade”, explica Sandro. Os representantes também podem participar de bate-papos online com cientistas de todo o país sobre observação de aves, conservação do meio ambiente, fotografia da natureza e ciência.

2 Comentários

  1. Avatar

    Ola vc pode indicar algum local em minas gerais preferencia bh, ouro preto, ouro branco, regiao alto paraopeba pra estar indo tirar fotos? Observar admirar aves???aguardo respostas desde ja agradeco…

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Lucia!
      Como o ornitólogo Sandro explicou na matéria, é possível encontrar aves nos mais diversos lugares de qualquer cidade: jardins, quintais, praças, parques…
      Dá para observá-las e fotografá-las em caminhadas pelo bairro ou em passeios a parques públicos e unidades de proteção ambiental. Você escolhe o roteiro!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code