Instituto TIM

Observação de peixes e brotos de feijão na escola

21/11/2014

A turma do 4º ano da EMEB Professor Otílio de Oliveira, de São Bernardo do Campo (SP), completou as etapas “Observar”, “Verificar” e “Classificar”, e já está usando essas operações em atividades muito bacanas propostas pela professora Silvana Aparecida Alves de Souza Silva de Paiva! Uma delas foi a plantação de sementinhas de feijão em um canteiro da escola. As crianças tiveram que observar cada etapa do crescimento das plantas e registrar em seus cadernos.

A montagem de um aquário também exigiu bastante atenção dos alunos! Eles pesquisaram em textos e vídeos todos os cuidados que deveriam ter nessa montagem, como a temperatura adequada da água, as bactérias que fazem bem aos peixes e como colocá-los da maneira certa no aquário. “A montagem do aquário foi a atividade mais desafiadora para a turma, que se envolveu e buscou respostas para que a chegada dos peixinhos fosse bem tranquila e acolhedora”, explicou Silvana. Os alunos também criaram hipóteses antes de cada etapa e anotaram tudo o que foi observado.

Em um estudo do meio no Parque Estoril, a criançada observou diversas espécies de animais no minizoológico, além de conversar com a bióloga do parque sobre as plantas e bichos que existem no local e os cuidados que devemos ter com a natureza.

A turma ainda fez muitas pesquisas no laboratório de informática, rodas de conversa, desenhos e textos coletivos durante os percursos. Confira algumas fotos da turma em ação e três textos sobre as atividades que realizaram em TIM Faz Ciência.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code