Instituto TIM

Células aqui na terra e estrelas no céu do sertão

23/07/2014

Daniele de Mélo e Sousa, professora da Escola Dom Bosco, de Tabira (PE), conduziu seus alunos na observação de dois extremos durante as aulas de TIM Faz Ciência. Na sala de aula as crianças analisaram a célula, que é a menor unidade estrutural de qualquer ser vivo. E ao ar livre, elas puderam usar um telescópio profissional e tablets com os aplicativos Stellarium (que já falamos aqui) e Star Chart para ver os astros no céu. Veja um trecho do relato da professora sobre a “Observação” em Tabira:

 

Observar é uma das atividades mais importantes que o ser humano pode realizar, pois é a partir dela que podemos dar início às demais etapas no caminho para o conhecimento. Observar tudo ao seu redor faz com que você perceba-se no mundo, que faz parte dele e é responsável por ele, desde as menores coisas até as de tamanho inimaginável.

Observando o Micro: Os alunos foram convidados a perceber a menor unidade organizacional de qualquer ser vivo, a célula. (Utilizamos camadas finas de cebola com tintura de iodo e com o auxílio de uma lupa.) Com esta atividade nossos alunos perceberam o quanto somos perfeitos e que o funcionamento de um todo depende de cada componente, independente do seu tamanho.

Observando o Macro: Ao cair a noite, a proposta foi observar o céu do sertão e detalhar o que todas as noites é dado de presente a nós. Como proposta também da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), os estudantes localizaram constelações e outros astros com ajuda da tecnologia. Utilizando tablets e os aplicativos Stellarium e Star Chart, eles se divertiram ao mesmo tempo em que aprenderam um pouco mais sobre o universo. Por fim, aproveitaram o luar e observaram os detalhes do solo lunar com o auxílio de um telescópio profissional.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code