Instituto TIM

“Observar” para preservar o meio ambiente

27/05/2014

As professoras Magda Lúcia Pereira, Daniela Alves de Lima Barbosa, Raquel Malamam e Thays Helena de Souza, que dão aula no Centro Unificado de Educação Celso Augusto Daniel, em São Bernardo do Campo (SP), uniram TIM Faz Ciência a um outro projeto da escola sobre sustentabilidade. Elas convidaram seus alunos a aplicar os conhecimentos de “Observar” na preservação do meio ambiente:

 

Em nossa escola, o CEU Celso Daniel (Centro Unificado de Educação Celso Augusto Daniel), em São Bernardo do Campo, é desenvolvido em caráter permanente o Projeto Sustentabilidade, que visa mobilizar a comunidade escolar para as questões de responsabilidade ambiental.

Em 2014, pensando em dar continuidade ao Projeto Sustentabilidade, com o evento da Copa do Mundo no Brasil e segundo pesquisas, pode haver um aumento aproximado de 60% no consumo de bebidas.

Pensando sobre essas questões e discutindo em roda de conversa com as crianças, surgiu a ideia do Projeto Descarte consciente do vidro no lixo doméstico – neste caso em especial, tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar em relação ao descarte seguro do vidro no lixo doméstico, como forma de reduzir os acidentes com os coletores (profissionais que recolhem o lixo doméstico) em nossa comunidade.

Em meio ao processo tomamos conhecimento do TIM Faz Ciência, nos inscrevemos e participamos da formação. Procedemos à leitura do material, como indicado, enxergando a contribuição que “esse novo pensar”, digamos assim, poderia nos ajudar, não só no Projeto Descarte, mas, principalmente no cotidiano da sala de aula, possibilitando uma leitura de mundo mais cuidadosa e crítica.

Cremos que nossas crianças, não só no âmbito escolar, mas para a vida, serão influenciadas pelas sete operações intelectuais.

Síntese do relato dos professores participantes:

“Partimos da história de Zé, Doroteia e as árvores. Vale ressaltar que as crianças adoraram.

Discutimos a história na roda de conversa e focamos no observar. Aproveitamos as falas das crianças como ponte para o projeto que estamos desenvolvendo na escola – Descarte do vidro no lixo doméstico.

Antes, porém, repertoriamos as crianças com imagens de grandes concentrações de lixo e da forma como as pessoas descartam seu lixo.

Posteriormente solicitamos que no caminho para a escola fosse observado como o lixo é descartado em nossa comunidade.

Imediatamente ao chegarem à escola pedimos que construíssem um registro desse observar, por meio de desenho.”

 

As professoras enviaram alguns desenhos feitos pelos alunos da professora Raquel, após a observação:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A professora Magda Lúcia Pereira mandou uma foto das crianças visitando um ecoponto próximo à escola. Além de observar o espaço, sua organização e como funciona a separação dos resíduos sólidos, elas puderam entrevistar um coletor que estava no local.

DSC01479

3 Comentários

  1. Avatar

    Parabéns professoras! Gostei muito. Vou começar a trabalhar com este projeto em minha turma no 2º semestre e vcs me inspiraram bastante! Thaís Helena, nos conhecemos e sei o quanto vc é criativa! Bjs

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Não esqueça de compartilhar suas experiências com TIM Faz Ciência aqui no site quando o semestre começar, Patrícia!

      Responder
    • Avatar

      Olá Patricia!

      Sou uma das parceiras da professora Thays Helena neste projeto e estou muito feliz com o compromisso dela, como também das outras professoras!
      Se precisar de algo estamos prontas a socializar o conhecimento!
      Grande abraço!

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code