Instituto TIM

Os grandes recordistas do mundo animal

08/09/2015

Muitos humanos fazem de tudo para bater recordes. E por mais que existam marcas impressionantes no Guinness World Records, o livro que registra os recordes mundiais, dificilmente elas são páreo para o mundo animal. Há bichos que atingem velocidades, forças e outras grandezas muito além do que a gente pode imaginar! E não são apenas os grandalhões que fazem parte dessa lista: o animal mais forte do mundo é um minúsculo ácaro! Conheça algumas espécies recordistas a seguir.

 

O mais rápido: falcão-peregrino

falcon-664895_1280

O guepardo pode ser o animal mais veloz em terra, chegando a 98 km/h. O agulhão pode ser o peixe mais rápido do oceano, nadando a 110 km/h. Mas eles não superam o falcão-peregrino! Quando esse pássaro encontra sua presa, ele mergulha a cerca de 320 km/h para capturá-la. Em comparação com esses três bichos, os humanos perdem feio. O recordista de velocidade é o atleta jamaicano Usain Bolt, que já correu a uma velocidade de 43,9 km/h.

 

O mais barulhento: baleia-azul

shutterstock_99015362

A baleia-azul é o maior bicho do mundo: mede até 30 metros de comprimento e pesa 180 toneladas. E ela também bate o recorde de animal mais barulhento: pode emitir sons de 188 decibéis, mais altos que uma turbina de avião, que chega a 140 decibéis. Os sons da baleia-azul se propagam longe pelo oceano, e já foram detectados a 800 km de distância do animal!

 

O maior saltador: cigarrinha-da-espuma

shutterstock_58914841

O salto desse inseto de 6 milímetros atinge a altura de 70 centímetros. Isso é 116 vezes maior que o seu tamanho! Comparado com o tamanho do ser humano, seria como a altura de um prédio de 65 andares. No momento do salto, as cigarrinhas-da-espuma liberam tanta energia para as patas traseiras, que elas funcionam como catapultas.

 

O mais forte: Archegozetes longisetosus

Oribatid mite

Crédito da foto: Scott Justis

Você pode achar esquisito que uma espécie de ácaro com menos de 1 milímetro seja considerada o animal mais forte que existe. É que essa conta é feita comparando o peso do animal com o peso que ele consegue levantar. E o Archegozetes longisetosus pode carregar até 1.180 vezes o seu peso! Para você ter uma ideia, se fosse um homem de 70 quilos isso seria o equivalente a 82 toneladas, ou cerca de 20 elefantes-africanos.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code