Instituto TIM

Passeios para aprender biologia bem de perto

08/09/2014

A biologia é um ramo da ciência que está por todo lugar. É que a palavra “biologia” significa justamente “estudo da vida” – o estudo de tudo que é relacionado aos seres vivos, desde micro-organismos até grandes florestas. Neste mês em que comemoramos o Dia do Biólogo (3 de setembro), listamos alguns lugares pelo Brasil nos quais é possível conhecer de pertinho esse ramo tão importante da ciência.

Instituto Nacional da Mata Atlântica – Santa Teresa (ES)
Chamado anteriormente como Museu de Biologia Professor Mello Leitão, o Instituto foi fundado em 1949 por Augusto Ruschi, considerado o patrono da ecologia no Brasil. Ele fica em uma grande área de preservação da Mata Atlântica. Os visitantes podem conhecer espaços como um grande viveiro de aves, um observatório de beija-flores, um pavilhão com espécies de plantas nativas da Mata Atlântica e até um local com diferentes espécies de cobras.

Estação Biologia – São Paulo (SP)
A Estação Biologia é um projeto para visitação de estudantes ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Os monitores realizam atividades indicadas para diferentes faixas etárias, com temas que incluem biodiversidade, interações entre os seres vivos e conscientização sobre o lixo. O instituto abriga um herbário, um laboratório de abelhas e uma reserva florestal, entre outros espaços.

Museu da Amazônia – Manaus (AM)
O Museu da Amazônia (Musa) foi inaugurado em 2009 e fica dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, área de floresta nativa. O grande atrativo do museu são as trilhas, nas quais os visitantes podem ver um pouco da rica diversidade da floresta amazônica acompanhados por monitores. O Musa também tem exposições, aquários e uma torre de observação de 40 metros de altura.

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Com quase 4 mil hectares de área, o Parque Nacional da Tijuca é o parque nacional mais visitado do país. Quem vai lá pode percorrer trilhas para observar espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica. Também dá para acessar o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca, criado por professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que traz informações sobre o parque e sugestões de atividades para a sala de aula.

Museu Botânico Municipal – Curitiba (PR)
O Museu Botânico Municipal tem um acervo de aproximadamente 400 mil exsicatas (plantas tratadas para coleção) do Brasil e do exterior, além de amostras de madeira e frutos, e promove diversas atividades de educação ambiental. Ele fica no Jardim Botânico de Curitiba, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, com uma grande diversidade de plantas vivas nos jardins e em estufas.

Estes são apenas alguns dos muitos lugares que podem render uma boa aula prática de biologia. Se você conhece outros em sua cidade, indique nos comentários!

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code