Instituto TIM

Professores: uma ponte para novas descobertas

15/10/2014

Quais foram os professores que mais marcaram a sua vida? Muitas pessoas respondem a essa pergunta com um sorriso no rosto. Mesmo quem ainda está na escola deve se lembrar de professores que ajudaram a descobrir coisas novas, entravam na sala com alegria e disposição e até mostraram que uma matéria que parecia chata era superlegal!

O papel do professor de hoje é um pouco diferente daquele de antigamente. Cada vez mais, os professores trabalham junto com os alunos para construir o conhecimento e usam as novas tecnologias para acompanhá-los e ficar ainda mais próximos do mundo deles. Mas uma coisa nunca muda: sua importância na vida dos estudantes.

Uma pesquisa feita no estado do Tennessee (Estados Unidos) mostrou que o desempenho dos alunos tem tudo a ver com o conhecimento do professor e como ele atua na sala de aula. Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) reforçou que valorizar os professores é investir no futuro. “Eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais”, disseram representantes da organização em uma mensagem no Dia Mundial dos Professores, 5 de outubro.

Em uma palestra bem-humorada, a educadora Rita Pierson, dos Estados Unidos, mostra como os professores podem se conectar com os estudantes e fazer a diferença na vida deles, estimulando-os a dar o seu melhor (você pode selecionar a legenda em português clicando na opção “languages” da barra inferior).

 

Aqui no Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Esta data é um marco na história da educação brasileira: em 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, dom Pedro I editou o decreto que criou o ensino elementar no país.

A equipe de TIM Faz Ciência parabeniza todos os professores neste dia tão especial, que é só deles! E fazemos nossas as palavras do pedagogo, poeta e filósofo Rubem Alves: o professor é aquele que convida os alunos a explorar o mundo.

Fontes:

Ciência Hoje – Artigo sobre o papel do professor e da escola no mundo atual
Educar para Crescer – Matéria sobre o impacto dos bons professores na vida dos alunos
ONU BR – Matéria sobre declaração da ONU no Dia Mundial dos Professores

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code