Instituto TIM

Projetos de alunos de todo o país na 21ª Ciência Jovem

08/04/2015

O Espaço Ciência, um lugar em Olinda (PE) com exposições, experimentos e salas todas dedicadas à ciência, organiza anualmente a Ciência Jovem, uma das maiores feiras de ciência do Brasil. Alunos e professores de todo o país podem inscrever trabalhos de qualquer área científica para serem apresentados no evento e concorrerem a um prêmio. E a pré-inscrição para a 21ª edição, que acontecerá nos dias 28 a 30 de outubro, já começou!

Os estudantes que quiserem participar devem realizar seu trabalho em dupla e contar com a ajuda de um professor. São quatro categorias diferentes para a inscrição: uma para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, outra para alunos do Ensino Fundamental II e duas para alunos do Ensino Médio. Cada escola só poderá inscrever um trabalho por categoria.

As equipes contarão com estandes na feira para apresentar seu projeto, que precisa incluir um item muito importante: o diário de bordo, aquele instrumento que os cientistas usam para registrar todos os passos de sua pesquisa. Os estudantes também devem fazer como os cientistas e preencher o caderno com anotações, desenhos, fotos e todos os detalhes do trabalho apresentado. Um time de avaliadores irá escolher um projeto vencedor para cada categoria. No caso da categoria “Iniciação Científica”, que é da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, a equipe será premiada com materiais didáticos.

Os professores também podem participar apresentando um projeto que fizeram com os alunos nas aulas de ciências. Neste caso, o relato do projeto deve ser apresentado em formato de pôster por um ou dois professores durante o evento, e também concorrerá a prêmios: materiais didáticos para o primeiro lugar e certificados para o segundo e o terceiro colocados.

É uma oportunidade muito bacana para apresentar um projeto diferente que você fez na escola e conhecer os trabalhos de alunos de todo o país. Só no ano passado, foram mais de 320 projetos inscritos e 10 mil visitantes na feira. Para realizar a pré-inscrição, é preciso preencher o formulário que está disponível no site, junto com o regulamento completo. Ainda haverá uma outra etapa de inscrição, que ficará aberta de 1 a 31 de agosto. Não é obrigatório fazer a pré-inscrição, mas as equipes que fizerem ganharão 1 ponto na avaliação do projeto.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code