Instituto TIM

TFC para os pequenos da Educação Infantil

02/09/2015

Já mencionamos aqui no site que as operações intelectuais apresentadas no material de TIM Faz Ciência podem ser praticadas por pessoas de todas as idades. Quer ver mais um exemplo? A professora Célia Aparecida Silva adaptou as atividades de “Observar” para seus alunos de 4 e 5 anos da Educação Infantil – e eles se saíram muito bem!

Célia costuma fazer experimentos científicos com os pequenos da EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti, de Santo André (SP). Por isso, quando conheceu o material didático de TIM Faz Ciência, logo imaginou que as operações intelectuais teriam tudo a ver com o trabalho que faz em sala de aula. Afinal, as crianças já usam muitas delas para fazer as experiências. A professora pegou emprestado o material com a diretora da escola e começou pelo percurso “Observar”.

A primeira atividade foi a leitura de “A história de Zé, Doroteia e as Árvores”. Como os alunos ainda não sabem ler e escrever, Célia leu em voz alta e todo mundo ajudou a recontar a história. Alguns dias depois, a professora perguntou o que a turma lembrava do texto. Os pequenos falaram alguns detalhes, como a flor que caiu na cabeça de Zé e que ele só olhava para baixo. Após escutar novamente a história, a discussão ficou mais completa! “Quando perguntei por que Zé não tinha ideias, responderam que era porque ele não saía de casa e não via as coisas do mundo. E, quando saía, ficava de cabeça baixa e também não via nada”, conta a professora. As crianças aproveitaram o momento para falar até das flores que conheciam.

Os Jogos 4 e 5 do Desafio Nível 1 eram parecidos com brincadeiras que os alunos já fazem, então foram tranquilos. Célia ajudou a meninada a entender a diferença entre observar e inferir no Jogo 3. Mas os Jogos 1 e 2 eram um pouco mais difíceis para as crianças. Então, a professora criou atividades mais simples com um tema que está sendo estudado em sala: animais. “Primeiro eles entenderam o processo com os jogos mais fáceis, para depois tentar fazer os do material de TIM Faz Ciência”, explica. Esses dois jogos foram feitos em pequenos grupos com o acompanhamento da professora.

Como a escola não tem recreio, a turma fez a observação da brinquedoteca que tem no pátio. Eles perceberam que todas as crianças brincam, mas as brincadeiras são um pouco diferentes das que tinham imaginado nas hipóteses. As sugestões dos pequenos para melhorar os momentos na brinquedoteca foram que os alunos mais novos possam brincar de amarelinha e na piscina de bolinhas, que a cama elástica seja montada novamente, que as crianças fiquem mais quietinhas para não atrapalhar o lanche, que bonecas e carrinhos quebrados sejam consertados e que novos brinquedos sejam comprados. A criançada vai conversar com a diretora, a assistente pedagógica e o conselho mirim da escola para levar essas propostas.

Além de seguir com os próximos percursos, Célia também vai pensar em uma maneira mais fácil de fazer a avaliação por rubricas, que é complicada para a idade dos alunos. Os experimentos continuaram, e a professora sugeriu alguns bem legais que usam a observação. Um deles chama “Ovo pelado”, e funciona assim: as crianças deixam um ovo de molho em um copo com vinagre branco por três dias para observar o que acontece. A casca do ovo vai se dissolver. Também dá para misturar anilina com o vinagre, o que deixa a clara do ovo colorida.

Outra experiência tem a ver com o Ano Internacional da Luz. Célia colocou um vidro de detergente no parque para que a garotada marcasse a posição da sombra a cada hora do dia. Os alunos perceberam que as mudanças de posição da sombra tinham a ver com o Sol – mas achavam que era o Sol que mudava de lugar. “Para romper essa hipótese, usamos lanternas para fazer uma simulação do movimento de rotação e translação da Terra. Assim, concluíram que o Sol permanece no mesmo lugar, e o que se movimenta é o planeta”, diz a professora.

5 Comentários

  1. Avatar

    A professora Célia é simplesmente maravilhosa!!!
    Tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de presenciar e participar do seu trabalho com seus alunos.
    Todos os dias ela oferece o seu melhor, com uma qualidade que emociona, ela realmente ama o seu trabalho.
    Parabéns Célia!!!!!
    Sou sua fã ??

    Responder
  2. Avatar

    Realmente… ORGULHO é a palavra certa para descrever o maravilhoso trabalho que essa maravilhosa professora exerce todos os dias, trabalha com um comprometimento que emociona quem tem oportunidade de participar….
    Tenho muito orgulho de ter acompanhado a rotina de um trabalho realizado com tanto amor, sou grata a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer esse incrível ser humano que, diariamente, oferece o seu melhor para os seus alunos.
    Parabéns!!! Você é simplesmente MARAVILHOSA!!!!!!

    Responder
  3. Avatar

    A minha filha é aluna desta professora, ela sempre chega em casa motivada contando sobre as experiências que fazem em sala, vejo o quanto isso aguça a sua curiosidade em descobrir coisas novas, no meu ponto de vista, este trabalho está plantando uma sementinha nessas crianças fazendo com que ela sejam cientistas, porque na vida sempre temos que experienciar novas coisas ou situações antes de formarmos uma opinião. Parabéns Célia!!

    Responder
  4. Avatar

    Conheço o trabalho desta professora. É maravilhoso ver como faz com que as crianças se interessem por temas diversos e queiram saber cada vez mais. Está sempre se atualizando e buscando bons matérias para trabalhar. Está de parabéns! Idéias assim precisam ser divulgadas principalmente para mostrar que, com o estímulo certo, os pequenos também produzem muito!

    Responder
  5. Avatar

    Orgulhoooo!!!!
    Você é demais, sempre pensando no que é melhor para as crianças.
    Parabéns!

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code